Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Magias “Old School”

4 participantes

Ir para baixo

Magias “Old School” Empty Magias “Old School”

Mensagem por Elendil2 Sáb maio 07, 2011 3:20 pm

Magias “Old School”

FONTE: Dungeon Compendium, por Igor Sartorato. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Em minha última postagem, o Pablo do Blog do Falcão Branco fez uma pergunta bem interessante nos comentários:

“Magia é sempre a pior parte, você nunca pensou em alterar/simplificar ou mudar o estilo não, sempre vejo um sistema old school me pergunto pq as magias não o são, acho que magia old school seria as do ars magika...”

Como eu tenho muitas considerações a fazer sobre o assunto, achei que merecia uma postagem, e não uma simples resposta nos comentários. Então, vamos lá.

Primeiro de tudo, eu concordo que as magias são a pior parte do processo de criar/adaptar um sistema. Sempre dá muito trabalho, e é onde há mais chance de furos e brechas para combos e as famosas “apelações” dos jogadores. Não que seja possível evitá-las completamente, mas tem de se ter em mente até onde você quer permitir esse tipo de coisa no seu jogo. Um bom exemplo é a magia “Haste” do D&D 3.0, que permitia a um mago conjurar duas magias por rodada, ou três magias caso ele utilizasse o talento “acelerar magia”. Uma magia de 3º nível bem poderosa que acabou gerando um combo “obrigatório” para todo mago, tanto que foi alterada no D&D 3.5.

Magias “Old School” Web%20-purple%20death%20ray%20copy_thumb%5B10%5D

Desde que decidi escrever o AD&D 3.5 nunca pensei em alterar ou mudar o estilo do sistema de magias do Dungeons & Dragons. Em primeiro lugar, porque isso aumenta a compatibilidade do sistema com o material já existente para D&D. Em segundo, porque com meus quase 19 anos jogando RPG com os mais variados sistemas, eu cheguei à conclusão de que não há sistema mais simples, prático e equilibrado de magias do que o do D&D.

Ainda que dê trabalho para o autor escrever e definir cada uma das magias, para os jogadores, e principalmente para o mestre, nada consegue ser mais simples e fácil do que uma lista de fórmulas prontas, onde é apenas escolher uma e aplicar seu resultado. Mesmo sabendo que os resultados em questão podem ser influenciados pela situação e pela forma de uso que cada um dá à magia, ainda é o sistema que dá menos trabalho e dor de cabeça para o mestre e para os jogadores.

Na maioria das vezes, quando vejo críticas ao sistema de magias do D&D (o dito sistema Vanciano), não é porque seja realmente complicado, mas sim por ser um pouco limitado. Limitado no sentido de não deixar o jogador fazer (ou tentar fazer) o efeito que quiser à vontade, que fique bem claro. Eu, sinceramente, não vejo problemas com isso. Acho o sistema adequado, tanto em relação ao clima do jogo quanto em relação à mecânica.

Magias “Old School” Magia

E não há como dizer que o sistema Vanciano não é old school. Considerando que esse é o sistema de magias original do OD&D, não há sistema mais old school que ele. Além disso, este sistema de magias tem outros aspectos clássicos de jogos old school: possui uma origem literária como influência básica, e corresponde muito bem à forma como a magia é normalmente apresentada no gênero sword & sorcery. Em geral, nos contos e romances sword & sorcery a magia não é uma forma de manipular a realidade ao bel prazer, mas sim praticada através de fórmulas e rituais rígidos e em geral criados ou descobertos previamente por civilizações antigas ou entidades poderosas, registrados em pergaminhos e tomos antigos, e apenas raras vezes novas fórmulas conseguem ser pesquisadas arduamente por magos e feiticeiros modernos.

Um sistema de magias como o do Ars Magica, que permite quase que um controle sobre a realidade, ainda que com limitações, não é um conceito old school de sistema de magia, mas sim um conceito até bastante moderno. Não que não seja um sistema interessante, ou que também não apresente suas vantagens, longe disso, apenas não considero que seja old school.

Comentem!!!


OBS: Este artigo não expressa totalmente a opinião de Elendil2.
Elendil2
Elendil2

Magias “Old School” ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

Magias “Old School” Empty Re: Magias “Old School”

Mensagem por Rotieh Sáb maio 07, 2011 4:15 pm

O que vou responder pode fugir um pouco do tema...

Quando antes, muito antes, eu não tinha dinheiro para comprar livros, nem conhecia a internet, eu escrevi um caderno imenso com regras de um sistema próprio.

Na ficha deste sistema, espero que o Moreira se recorde, havia uma caixa chamada "Ocultismo".

Nela, o personagem ganhava uma quantidade de pontos para distribuir, dependendo de sua classe. O Guerreiro ganhava 2, eu acho, enquanto o mago recebia 5.

Nesta caixa haviam 6 elementos: Fogo, Água, Ar, Terra, Luz e Sombra. O personagem poderia então distribuir pontos nestes elementos, sempre obedecendo o limite de seu lvl (no lvl 1, o máximo de pontos era 2 por elemento).

Ao escolher estes elementos, o Mago, por exemplo, tinha o direito de criar magias que abordassem aquele elemento em questão, desde que ela obedecesse aos parâmetros de seu lvl.

Por exemplo: As magias de lvl 1 causavam de 1 a 2 dados de dano (só tinhamos d6).

Dependendo dos elementos utilizados na criação da magia, o mago poderia inventar sua utilidade.

O mago também tinha 3 pontos para gastar com magias.

Ele poderia criar 3 magias inferiores, ou uma magia de 3 pontos poderosa, ou uma mediana e uma menor, etc.

Por exemplo: Eu poderia criar uma magia usando meus 2 pontos em Água e meu 1 ponto em Ar, e descrever como um elegante pássaro feito de água, que é capaz de voar até encontrar seu destino, no peito adversário, transformando-se em gelo pouco antes do impacto.

O mestre estuda a magia e decide os danos.

Após isso, eu posso usá-la para diversos fins, como apagar a fogueira enorme que irá queimar um aliado, que está amarrado em um tronco para sacrifícios.

Saca?

Era muuuuuuuuuuito ffalho, mas era muito mais divertido que o gigante da Wizards.

QUando subíamos de lvl, no entanto, ganhávamos mais 3 pontos para magias. Poderiamos investir em aumentar o lvl de uma magia existente, até modificando sua descrição (podem surgir até 5 pássaros simultâneos, abrindo um leque em seu vôo antes de romper com o adversário, por exemplo), ou criando magias novas.

Eu amava o sistema.

Lembro que o Elendil2 tinha que desenhar círculos de magia (quem tivesse pontos em arte desenhava em menos turnos os círculos complicados) na mesa da escola, até formar gotículas de água onde ele passou o carvão, que passavam a flutuar e juntavam-se em lanças de gelo.

Que tempo divertido.

Tudo era tão novo... Era tão maravilhoso.

Hoje em dia é só números. Argh.

Números.

Por que os jogadores atuais só pensam números? Pf..
Rotieh
Rotieh

Magias “Old School” ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Magias “Old School” Empty Re: Magias “Old School”

Mensagem por Elendil2 Sáb maio 07, 2011 5:40 pm

Como poderia me esquecer, eu era um Mago do elemento água... fazia algumas magias de gelo que eu adorava descrever de forma ponposa. E ainda era de uma estranha raça de humanóides aquáticos!!! Bons tempos!!!

Os jogadores atuais só pensam em números e em fazer um personagem apelativo e ser melhor que os outros da mesa. Esquecem-se que o jogo é para ser jogando em conjunto e RPG trata-se de um NARRATIVA compartilhada, todos estarão escrevendo o própria história daquele mundo ao seu jeito. Algo que nem um videogame conseguiria!!!

Vamos tentar restaurar o bom e velho verdadeiro RPG neste fórum pessoal!?
Elendil2
Elendil2

Magias “Old School” ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

Magias “Old School” Empty Re: Magias “Old School”

Mensagem por Rotieh Dom maio 08, 2011 10:16 pm

A raça que você era é Urodelo =P

--------

Para trazermos um sistema de magias coerentes e Old School, que tipo de trabalho teríamos?? Seria outro projeto, além do atual Pokémon e do congelado Fallen Kingdoms... OOOOOOU o novo grimório de magias Old School poderia ser PARA O FALLEN. ;)
Rotieh
Rotieh

Magias “Old School” ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Magias “Old School” Empty Re: Magias “Old School”

Mensagem por Elendil2 Seg maio 09, 2011 5:50 am

Boa idéia poderiamos implementar um sistema coerente e não apelativo de magia no ProjetoFallen Kingdows... algo mais interpreteativo e dinâmico.

Pois acho que magia deve ser algo pessoal, cada magotem seu própriio toque... como no lance de combinar elementos... e também ter um número bem limitado de "escolas" de magia a saber...

Bom seria muito legal mesmo... eu sempre quis jogar de mago!!!
Elendil2
Elendil2

Magias “Old School” ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

Magias “Old School” Empty Re: Magias “Old School”

Mensagem por Razar Seg maio 09, 2011 6:37 am

Sabe, nunca joguei de mago por achar a classe mais apelativa de todas. De certo por ter apenas conhecimento do sistema de magias do D&D.

Não sou contra magia, apenas aquelas muito over powers.

Não sei muito sobre as magias old school, apenas a que estou presenciando no first.

Na verdade só vim aqui porque lembro de um sistema que o Rotieh mestrava anos atrás. Não sei se é o mesmo que estão comentando... Mas lembro do meu primeiro contado com esse mundo. Rotieh tinha um pequeno projeto no colégio onde eu estudava, certo dia reuniram um galera em cima do anfiteatro para jogar RPG. Lembro que foi divertido.

Não lembro ao certo se era esse sistema mesmo. Mas lembro dessa raça "urodelos" em algum lugar xD

"E agora Axel, o que voce vai fazer?" "eu peido"
"oque? voce vai peidar?!" "é poh"
"PWUAHUAHUAHUA. ta, nasce uma flor na arvore"

Não sei se o Rotieh lembra, mas lembro que foi bem engraçado.

Fugi do tema. XD

Seria legal uma criação de sistema de magias para o Fallen =)
Seria algo diferencial. Apóio idéia. Agora que parece que o projeto pokémon está "quase" pronto, daqui um tempo já podemos retonar o Fallen Kingdoms :]
Razar
Razar

Magias “Old School” ThMember06

Mensagens : 1501
Localização : CG

Ir para o topo Ir para baixo

Magias “Old School” Empty Re: Magias “Old School”

Mensagem por Elendil2 Seg maio 09, 2011 9:27 pm

Um sistema legal de magia seria, ao meu ver, algo que envolve-se vários aspectos, como material para executar tal magia ou qualquer outra coisa que para usar o meio a sua volta.

Um exemplo é quando a Sociedade do Anel esta cercada por lobos e wargs nas ruínas de um círculo de pedra no topo de uma colina na região de Azevin. Era madrugada quando os montros atacaram e os guerreiros do grupo usaram suas espadas, arcos, machados etc... mas eram muitos. Foi quando Gandalf pega uma das toras de madeira que estava perto da fogueira, ascende-a na própria fogueira como uma tocha, e atira-a com toda a força para cima pronuciando palavras na língua antiga de além-mar. Naquele instante o pedaço de madeira queimando explode em chamas, que como se fosse um raio de fogo azul atinde uma árvore partindo-a e incendeia todas ao árvores a toda a volta do círculo onde a comitiva estava, matando muitos wargs e lobos e afugentando o restante. Os que sobraram no círculo foram mortos por Aragorn, Boromir, Gimli e Legolas.
Ao amanhecer viram que das árvores do topo da colina só restava o carvão...

De forma semelhante deveria ser nosso sistema... O mago deve ter a magia criar fogo por exemplo e um combustível como madeira ou outro material inflamável. Só depois de ter feito essa magia, ele poderá executar outro encanto de domínio de fogo, pode ser algo mais interpretativo que uma simples bola de fogo, mas já deixaria algo mais atraente e interpretativo.

Bom de qualquer forma deve ser discutido para ver se é agradável esse tipo de sistema de magia!!!
Elendil2
Elendil2

Magias “Old School” ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

Magias “Old School” Empty Re: Magias “Old School”

Mensagem por Moriph Ter maio 10, 2011 4:33 am

eu ja fiz uma classe mágica no D&D.
Um druida. O meu primeiro personagem.

O D&D tem uma tradução específica de cada magia.
Bola de fogo cria bolas de fogo.

Mas claro, dá pra mudar muita coisa.
Eu poderia usar a magia bola de fogo como uma onda e fogo
seria o mesmo dano, o mesmo elemento, só mudaria sua forma
Isso pode ser feito, pois o importante são os efeitos da magia, não o nome.

A magia armadura arcana.
Não precisa ser uma armadura invisível em volta do personagem.
Pode ser um campo magnético, que pode repelir alguns ataques.

Tudo depende da paciência e da inteligência do jogador no momento do jogo.
Eu não sei pensar direito como um mago, então uso o guerreiro, mais fácil.

Sobre umas magias novas pro Fallen, seria incrível.
Esse sistema que vocês mencionaram me lembra muito os antigos MMORPG's que eu jogava. Eram bons temos xD
Até RPG do naruto eu joguei assim xD
Moriph
Moriph

Magias “Old School” ThMember06

Mensagens : 1603

Ir para o topo Ir para baixo

Magias “Old School” Empty Re: Magias “Old School”

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos