Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Cenário) Os Reinos Esquecidos de Faerûn

Ir para baixo

(Cenário) Os Reinos Esquecidos de Faerûn Empty (Cenário) Os Reinos Esquecidos de Faerûn

Mensagem por Elendil2 Qui maio 19, 2011 9:05 am

(Cenário) Os Reinos Esquecidos de Faerûn Forgotten-realms

Bem vindos a Faerûn, uma terra de magia e intriga, violência bruta e compaixão divina, onde deuses ascenderam e morreram, e poderosos guerreiros se ergueram para lutar contra monstros aterrorizantes. Aqui, milênios de guerra e conquista moldaram dezenas de culturas únicas, ergueram tanto reinos brilhantes como impérios tirânicos, e deixaram, há muito esquecidas, ruínas infestadas de horror em seus caminhos.

(Cenário) Os Reinos Esquecidos de Faerûn Magia-azul-blue-spell2
UMA TERRA DE MAGIA
Quando a deusa da magia foi assassinada, uma praga de magia de fogo azul – a Spellplague – varreu a face de Faerûn, matando alguns, mutilando muitos, e imbuindo muito poucos com incríveis habilidades sobrenaturais. A Spellplague mudou para sempre a natureza da própria magia, e semeou a terra com maravilhas escondidas e monstruosidades descomunais.

(Cenário) Os Reinos Esquecidos de Faerûn Elfa-negra
UMA TERRA DE ESCURIDÃO
Faerûn enfrenta uma legião de ameaças. Exércitos de mortos-vivos em Thay sob o comando do brilhante, porém louco rei lich Szass Tam. Traiçoeiros elfos negros tramam no Underdark a serviço de sua cruel e instável deusa, Lolth. A Soberania Abolethic, uma aterrorizante colmeia de senhores de escravos desumanos, flutua acima do Mar das Estrelas Caídas, espalhando caos e destruição. E o Império de Netheril, armado com magia de poder inimaginável, perambula Faerûn em fortes voadores, semeando discórdia para seus próprios fins incalculáveis.

(Cenário) Os Reinos Esquecidos de Faerûn Heroi-rpg-paladino
UMA TERRA DE HERÓIS
Mas Faerûn não está sem esperança. Heróis emergiram para lutar contra a crescente onda de escuridão. Rangers carregando cicatrizes de batalhas trazem suas lâminas entalhadas para suster hordas de saqueadores orcs. Humildes ratos de rua combinam forças com demônios para decidir o destino de cidades*. Inescrutáveis warlocks tieflings se juntam a ferozes elfos guerreiros para chover ferro e fogo em inimigos monstruosos. E valentes servos de deuses misericordiosos eternamente combatem a escuridão.

UMA TERRA DE AVENTURAS INCONTÁVEIS!
(Cenário) Os Reinos Esquecidos de Faerûn Forgotten-realms-logo


O MUNDO


Toril é um mundo que abriga o célebre continente de Faêrun. Ventos fustigantes varrem as estepes das Vastidões Infindáveis e ondas de maremotos castigam os penhascos da Costa da Espada e, no meio disso tudo, jazem terras repletas de reinos brilhantes e ermos primitivos. Os mistérios, segredos e histórias de Faêrun são virtualmente ilimitados.

Abeir é um reino esquecido. Um gêmeo de Toril que já fez parte dele. Abeir seguiu seu próprio caminho no alvorecer do mundo. Enquanto os deuses e seus seguidores povoaram Faêrun, os lordes de Abeir foram primordiais grandiosos e dragões anciões, que governavam com selvageria. Agora, depois de longos períodos de separação, Abeir se uniu a Toril mais uma vez, num retorno tão violento quanto imprevisto.

(Cenário) Os Reinos Esquecidos de Faerûn FRCGMAPreduzido
LINK PARA O MAPA ORIGINAL: http://newtonrocha.files.wordpress.com/2009/11/forgotten-realms-mapa-4c2aa-edicao.jpg


DEZ FATOS IMPORTANTES


Os pontos a seguir descrevem as maiores mudanças no mundo de Toril desde a edição anterior do cenário de Forgotten Realms. Se você não está familiarizado com o cenário, procure os livros de referência ou resumos da história de Faêrun na internet. Esse texto resumirá os maiores eventos do mundo desde 1374 CV, o Ano das Tempestades Elétricas. Essas informações lhe apresentarão o prelúdio básico que todos os habitantes desse cenário já conhecem.

1.Cerca de 100 anos se passaram no mundo, desde a edição anterior do cenário de campanha. O ano atual é 1479 CV, o Ano do Eterno.

2.A praga mégica alterou drasticamente todo os cosmos. Ela surgiu em 1385 CV (o Ano da Chama Azulada), resultado direto da magia selvagem incontrolável causada pela morte da deusa Mystra. Países inteiros se foram, especialmente nas regiões ao sul do Mar das Estrelas Cadentes. Até mesmo áreas familiares se tornaram mágicas e de aparência fantástica. Ilhas de rochas flutuantes chamadas Topo de Terra singram no céu. Torres estranahs e picos de pedra brotaram na paisagem. Abismos e cataratas espetaculares estão em toda parte.

Tudo que havia serviu de alimento para a fome insaciável da Praga Mágica - ela atacou a carna, pedra, magia, espaço e muralhas dimensionais, transformando tudo em seu caminho. Até mesmo o cosmos além de Toril foi afetado. Alguns reinos antigos, que muitos pensaram estar desaparecidos para sempre (como Agrestia das Fadas), retornaram e planos inteiros (como o Abismo) tiveram sua estrutura cósmica alterada para algo inteiramente novo.

3.Partes de Abeir se fundiram com Toril. A Praga Mégica foi além das fronteiras planetárias e o mundo gêmeo, esquecido há muito tempo e exilado por dezenas de milênios, também foi afetado pela voragem. Grandes partes de Faêrun tracaram de lugar com porções equivalentes de Abeir, trazendo consigo suas populações. Ao longo do Mar Sem Rastros, todo o continente desse reino esquecido ressurgiu, agora chamado Abeir Regresso.

4.O número de divindades caiu drasticamente. Durante o último século, até mesmo os deuses sucumbiram diante de conspirações diabólicas, divinas e o caos da praga mágica. Daqueles que estão ausentes, pouco se sabe, mas acredita-se que muitos morreram, alguns sumiram e outros se revelaram como aspectos de divindades existentes. Também houve aqueles que perderam tanto poder que se tornaram exarcas, divindades menores que servem a outros deuses.

5.A Praga Mágica deixou sua marca nas criaturas. Alguns efeitos da Praga Mágica persistem até hoje, especialmente nas chamadas Terras da Praga onde a magia selvagem ainda reina desenfreada. Depois de visitarem essas regiões, algumas criaturas exibem marcas físicas chamadas de marca primordial. Os indivíduos, agora chamados Estigmas Arcanos, desenvolvem habilidades únicas - mas não sem antes pagarem um preço alto por isso.

As vítimas da praga mágica original foram terrivelmente alteradas, não apenas deformadas; sua carne se desfigurou de forma inimaginável. As habilidades dos estigmas arcanos, embora únicas, nunca chegam a ser monstruosas e poderosas quanto às das criaturas praga-alteradas. Felizmente, esses mosntros são poucos e apenas alguns constituem ameaças com livre arbítrio e se deslocam pelo continente.

6.Cataclismas titânicos no Subterrâneo alteraram a superfície de Faêrun. Conforme a terra sucumbiu, o nível e a posição do Mar das Estrelas Cadentes mudaram drasticamente. Uma enorme abertura no Subterrâneo se formou ao sul da Floresta de Chondal. Além desse buraco no solo, do tamanho de um reino, as mudanças subterrâneas tornaram o Underdark muito mais acessível ao mundo da superfície e vice-versa.

7.Os mortos-vivos de Thay se tornaram uma ameaça. As antigas terras dos Magos Vermelhos agora estão sob o controle de um único regente insano: Szass Tam. Ele quase conseguiu executar um ritual que o tornaria um entidade imortal, mas fracassou. Ainda assim, seus experimentos transformaram Thay em uma terra de pesadelo e morte. Agora, o regente pretende expandir as fronteiras do reino para que possatentar executar o ritual novamente.

8.O antigo Império de Ntheril foi restaurado. Os Doze Príncipes de Obscura governam em sua cidade-capital, o Enclave de Obscura, em uma terra recuperada recentemente no Deserto Anauroch. Netheril voltou a ser uma potência e uma ameaça a todos os reinos do norte.

9.As linhagens ancestrais dos elfos retornaram a Faêrun. Com o ressurgimento da Agrestia das Fadas, seus nativos voltaram a explorar o mundo. Esse povo fada se intitula coletivamente como os eladrin ee muitos elfos faerûnianos também adotaram essa designação por conta de sua linhagem, embora eles não tenham esquecido suas distinções e nomes tradicionais e cultura. Na boca do povo, os "elfos" contituem coletivamento dois ramos: elfos e eladrin.

10.A maioria dos postais não funciona mais. O rompimento da Trama (Mágica) destruiu a maior parte dos portais que cruzavam Toril, ao mesmo tempo em que acabou como conhecimento duramente adquirido pelos conjuradores arcanos. Embora os arcanistas tenham readquirido sies ofícios desde a epidemia da Praga Mégica, a maioria dos portais pemanece inativo ou funcionando precariamente, como relíquias corrompidas de um passado lendário.


(Cenário) Os Reinos Esquecidos de Faerûn Forgotten+Realms

Resumo:

Os Reinos de 1479 CV

Há noventa e quatro anos atrás, Mystra morria e o mundo enlouquecia por completo. Sem nada que o detesse, o poder bruto da magia selvagem serpenteou pelo mundo, causando total destruição. Cidades queimavam, reinos caíam, pessoas desafortunadas foram transformadas em monstros e magos perdiam o controle. Esta foi a Praga Mágica, uma onda de centenas, talvez milhares, de catátrofes mágicas que atingiram todos os cantos de Faerûn. Por quase dez anos novos focos apareceram esporadicamente, atingindo sem sentido e sem avisos aparentes. Onde assolavam, o caos reinava.

Durante o Ano da Chama Azulada e os anos terríveis que se seguiram, heróis por toda Toril combateram tal praga. Houve sucesso em alguns locais; em outros, falha completa e mortes horríveis. Locais protegidos por magias persistentes foram relativamente poupados; a Praga Mágica fluía tranqüilamente através dos mythais e outros encantos poderosos. Mas, mesmo assim, alguns locais protegidos pelos mythais se tornaram presas de invasões de monstros criados pela tal praga ou pelas magias enlouquecidas dos arquimagos.Ninguém estava verdadeiramente seguro.

Em muitos locais, a Praga Mágica causou mudanças extremas na própria forma do mundo. O vasto sistema do Subterrâneo sob o Shaar ocidental sofreu um imenso colapso que resultou em um abismo do tamanho de um país onde outrora havia planícies. Os platôs proibitivos de Thay foram erguidos centenas de metros, deixando apenas cidades arruinadas. O Priador e a parte oriental de Thesk agora são verdadeiros labirintos de colinas assoladas por monstros, logo abaixo da catátrofe que é Thay hoje. Pináculos de vidro ondulado, placas tectônicas flutuantes cobertas por florestas aéreas, planaltos gigantescos... por toda parte, paisagens mágicas foram criadas em meio as rochas e raízes comuns que existiam. Mesmo em países sobreviventes à Praga, estas "terras-mórficas" aparecem como novos pontos de referência que já guardam monstros nunca vistos em Faerûn.

Como o tempo, a fúria da Praga Mágica se extinguiu. Novos acontecimentos ficaram mais raros e por fim, cessaram por completo. Bolsões de Praga Mágica "viva" ainda existem em alguns locais conhecidos como terras adoecidas; uma das maiores é uma vastidão chamada de Terras Alteradas, onde havia Sespech e Chondath. Poucos se atrevem a entrar em tais locais, mas de tempos em tempos terríveis monstros são avistados atormentando cidades próximas. Nenhuma terra adoecida aparece há decadas e algumas parecem enfraquecer ao longo dos anos. Mas o pior já aconteceu.

Ninguém jamais conseguirá criar uma cronologia compreensiva de onde e quando aconteceram as calamidades, ou o bem estar de cada vila e cidade durante o caos dos Anos da Praga. Milhares de pessoas fugiam de cada crise, migrando por todo o continente. Guerras, rebeliões e a bandidagem reinaram pelo mundo. Profetas loucos andavam pelo mundo, pregando que a Praga Mágica era a fúria deste ou daquele deus e exigindo arrependimento, sacrifícios ou guerras santas em troca. A anarquia governava os reinos e essa situação durou mais de uma geração antes que uma tênue chama de autoridade tivesse sido estabelecida. O mundo resultante dos Anos da Praga não era o mesmo.

A Costa da Espada

A Praga Mágica deixou as cidades da Costa da Espada quase ilesas. Talvez tenha sido atenuada pelo resquício de alta magia da antiga Ilefarn, talvez tenha sido refletida pelos esforços de heróis poderosos, ou talvez tenha sido pura sorte que desviou o contágio mágico para longe do Mar das Espadas; a Costa da Espada ainda tem a mesma aparência.

Em Águas Profundas, as grandes estátuas vivas escondidas sob a cidade ergueram-se em um único dia e destruiram vários distritos, só para ficarem imóveis novamente quando a influência da Praga recuou.
Até hoje, os enormes colossos permanecem em pé exatamente onde estavam, enquanto a cidade foi reconstruída ao redor de seus quadris. Águas Profundas ainda é governada pelos Lordes, aconselhada pela Cajado Negro — o mago mais poderoso da Torre do Cajado Negro, herdeira do conhecimento do poderoso Khelben. A cidade ainda é o centro do comércio em geral; todas as estradas levam à Águas Profundas, como dizem.

Ao sul, a cidade de Portal de Baldur se tornou refúgio de milhares de imigrantes da Praga Mágica, vindos das terras ao sul do Mar das Estrelas Cadentes. Diferente das outras cidades que os expulsavam, Baldur os aceitou e agora, quase um século mais tarde, é a maior cidade de Faerûn, espalhando-se por quilômetros ao longo das margens do Chionthat. Cada grupo de refugiados criou sua própria vizinhança atrás das muralhas dos antigos distritos e a cidade é hoje um pesadelo truncado de bairros lotados, cada um controlado por uma única raça como os anões, gnomos ou etnias humanas como os turmicos ou shaaranos.

Além dos Mar das Espadas, as ilhas Moonshaes se dividiram em pequenos reinos. Caer Calidyyr ainda existe como o reino chefe dos moonshavianos nativos (os Ppovo), mas durante o último século, o reino poderoso de Amn dirige seus olhos belicosos à esta nação. Lordes-mercantes de Amn controlam a maior parte da ilha de Gwynneth, enquanto os nortistas guerreiros dominam Oman e Norland. O reino das fadas, A Agrestia das Fadas, está mais próximo de Faerûn nessa região e oculto em sombras, representa uma nova ameaça ao reunir terríveis fomorianos, ameaçando varrer os reinos humanos da existência e subjulgar as ilhas com seu poder.

O Império de Netheril

Entre o Norte e as Terras do Mar da Lua existe uma terra dominada pelas sombras. O Império renascido de Netherel agora se localiza onde outrora havia o Anauroch. A Nova Netheril clama toda a terra ao redor da antiga para si e tenta dominar Faerûn do mesmo modo conseguido pelo seu antigo império séculos atrás. Muitas das grandes áreas do Anauroch ainda estão desoladas, mas os lordes do Império passaram décadas conjurando magias poderosas para conjurar água e chuva sobre as terras ressecadas. Lentamente, prados verdejantes cresceram sobre as dunas e jovens florestas cobrem o antigo deserto. Netheril não passa de um governo mágico e tirano, controlada por uma casta nobre de magos humanos/vultos e lordes que trocaram sua essência mortal pela das sombras. Abaixo dos lordes estão os cidadãos de Obscura, a antiga cidade-estato que fugiu para o Plano das Sombras quando o antigo império caiu, sobrevivendo muitos séculos em exílio. Eles formam uma raça ambiciosa e engenhosa de humanos que buscam sempre aumentar o poder do reino, na esperança de garantir a recompensa da transformação em vultos. Quando as pessoas de outras terras mencionam "os netherenses", eles se referem ao povo de Obscura, sejam eles humanos ou vultos.

Décadas atrás, os netherese subjulgaram os nômades do Anauroch e muitas das tribos selvagens que habitavam o deserto. E ainda tomaram o controle da rica nação de Sembia durante a Guerra do Crepúsculo logo antes do advento da Praga Mágica e assim é até hoje. Sembia é a menina dos olhos do Império de Netheril e lhe fornece toda a riqueza e soldados que precisam para dominar o restante de Faerûn. Somente a frágil aliança de Myth Drannor, Cormyr, Evereska e Luruar desafia sua supremacia e os diplomatas do Império trabalham arduamente para destruí-los.

Apesar de Netheril clamar para si todo o Anauroch e as terras vizinhas, eles ainda são poucos e grandes parte dessas terras desoladas ainda estão repletas de monstros e escombros. Pelas cidades arruinadas da antiga Netheril e cavernas dos monstruosos phaerimm no Subterrâeno (agora extintos dos Reinos) os vultos ainda guardam muitos de seus segredos e buscam tesouros antigos desesperadamente.

Cormyr Imperial

Cormyr é um reino forte e estável, que se beneficia da união total de monarcas capazes. Azoun V, nascido durante os dias conturbados da morte de seu avô, se tornou um governante justo, sábio e de vida longa. Sob seu comando Cormyr se recuperou do caos dos Anos da Praga. Ele conseguiu resistir aos esforços de Netheril de dominar Cormyr e travou batalhas contra a Sembia netherese até o impasse na guerra há 40 anos atrás, impedindo que o destino de Sembia caísse sobre seu lar. Mais tarde durante seu reinado, Azoun V criou um novo código de leis que restringia o poder da nobreza de Cormyr e estabelecia direitos ao povo comum, outrora oprimido. Seu filho Foril é o atual rei de Cormyr.

Foril já governa há 30 anos e embora não seja um guerreiro lendário como seu bisavô, nem um legislador brilhante como sem pai, é um ótimo administrador e chefe-de-estado. Continuou as reformas de seu pai e é o autor de várias alianças poderosas que afastam Netheril. Dividindo o reino entre Sembia e Netheril, a melhor idéia de segurança de Cormyr é sua aliança forte com Myth Drannor e as Terras do Vale. Hoje ela é mais rica e mais poderosa do que nunca, em grande parte, graças a visão e determinação dos Obasrkyrs.

Hoje Cormyr controla Daerlun e Urmlaspyr, antigas cidades sembianas libertas desse reino antes do domínio netherese. Durante o caos da Praga Mágica e dos anos seguintes, as pequenas cidades na fronteira ao sul da Orla dos Dragões voltarem-se para Cormyr por segurança. Somente há de anos atrás, a nação-guilda de Proskur tornou-se um obstáculo tão grande para o comércio e prosperidade do Reino da Floresta que o Rei Foril decidiu controlá-la por completo. Mas nem todos os territórios aceitam ser governados por Cormyr.

Aventureiros a serviço da Coroa encontram muitas emoções nas Terras de Pedra, nas Tunlands e em Chifre da Tempestade, onde vários monstros e tribos selvagens (algumas patrocinadas em segredo por Netheril) causam grandes problemas.

Tymanther, Lar dos Dragões-Guerreiros

Ao longo das margens do Mar Alamber, a antiga Unther foi varrida pelo contágio catastrófico da Praga Mágica. E onde outrora havia a antiga Unther, hoje temos uma terra árida e elevada, habitada
por humanóides draconianos que se auto-denominam filhos dos dragões. Este é o reino de Tymanther. Os filhos dos drações já provaram ser uma raça bélica e orgulhosa e, nas décadas que seguiram o Ano da Chama Azul, lentamente domaram as terras selvagens e alteradas desde a Cavaleiros Celestes até a Planície das Cinzas Negras.

Alguns afirmam que os filhos dos dragões são uma criação de Tiamat, chocados em enormes incubadoras sob os templos da deusa-dragão nas cidades de Unther. Outros acreditam que eles são descendentes da população humana do império, alterados pelo toque da Praga Mágica em algo além do humano. Mas a verdade é ainda mais estranha: assim como aconteceu em outras áreas de Faerûn, a Praga Mágica abriu as portas para novos reinos inteiros, sequestrando ninhos e castelos dessa raça, de onde quer que possa ter vindo, apenas para arremessá-los no caos da Unther devastada.

Esses filhos dos dragões de Tymanther são militarizados e os "lordes" da terra são aqueles que provaram ser capazes de liderar seus irmãos. É uma meritocracia dura e sem perdão e cada clâ do grande reino é organizado de maneira mais militar do que nobre. No mundo de onde vieram, travaram muitas guerras horríveis contra os verdadeiros dragões e ainda são dotados do ódio ancestral pelos grandes monstros alados.

Tymanther se localiza sobre os escombros da antiga Unther e suas ruínas podem ser vista por toda a região. Mesmo em seu declínio, Unther era rica e próspera e muitos palácios e tesouros favoritos do Deus-Rei ainda aguardam sua descoberta. Em outros locais, cidades alquebradas arrastadas para Faerûn por causa do surgimento de Tymanther também escondem suas gemas, ouro e seus artefatos mágicos. Infelismente, muitos monstros poderosos clamaram para si as ruínas de Unther e Tymanther durante os Anos da Praga e ainda são ameaças aos desavisados.


(Cenário) Os Reinos Esquecidos de Faerûn Forgotten-realms-logo(Cenário) Os Reinos Esquecidos de Faerûn Dnd-logoreduzida
Elendil2
Elendil2

(Cenário) Os Reinos Esquecidos de Faerûn ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos