Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Dicas do Nitro] Criando campanhas

4 participantes

Ir para baixo

[Dicas do Nitro] Criando campanhas Empty [Dicas do Nitro] Criando campanhas

Mensagem por Boromir Qui Jul 05, 2012 11:40 pm

Tio Nitro nos brinda com um ótimo texto de como criar campanhas bacanas, inspirando-nos em momentos difíceis onde nossa criatividade falha!

Veja alguns trexos do texto:

A primeira coisa que faço quando crio uma campanha para meus jogadores é selecionar ou criar um cenário para as aventuras. No caso do Space Chtulhu, eu escolhi o cenário de Cthulhu Rising, uma publicação da Chaosium para aventuras de Call of Cthulhu no século 23. O suplemento tem um site oficial, o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que também possui muito material gratuito e suplementar do cenário para baixar. Até mesmo a aventura que irei mestrar será uma adaptação da campanha Spaced Marines [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] mas com muitas modificações que pretendo colocar.

A vantagem de se usar um cenário já pronto é que reduz o meu tempo de preparação, que já é muito pequeno!

Depois de selecionar o cenário, li o Cthulhu Rising e já comecei a anotar o que achei legal e que posso usar na minha campanha. Cthulhu Rising descreve um universo muito parecido com a ambientação dos filmes Alien e Aliens, com megacorporações assumindo o comando da exploração espacial e com guerras entre o governo terrestre (que controla o Sistema Solar) e as Colônias de sistemas estelares vizinhos. O cenário possui viagem interestelar, andróides, naves gigantescas, engenharia genética e inteligência artificial bem avançadas. E é claro, os deuses e monstros dos mundos de Lovecraft (Cthulhu e cia.).

Em seguida, li todas as aventuras da campanha Spaced Marines e comecei a esboçar como seriam as aventuras, já alterando de acordo com o estilo de jogo dos meus jogadores. Como as aventuras originais tinham o horror um pouco controlado, aumentei mais as cenas de horror tremendo e de pancadaria, para seguir a proposta do Space Cthulhu em um esquema mais parecido com o filme Aliens 2. Nessa hora eu começo a imaginar que tipo de personagens os jogadores poderiam fazer e que encaixaria bem nesse tipo de campanha.

Gosto de passar uma estrutura básica de tipos de personagens, principalmente em campanhas de horror, pois isso ajuda muito na condução da aventura e no maior dilema que os mestre de rpgs de horror contemporâneo possuem: como juntar todos os PdJs (Personagens dos Jogadores) e fazer com que eles trabalhem juntos! No caso do Space Cthulhu, decidi que todos os personagens, além de suas especializações (médico, cientista, hacker, etc.) seriam Colonial Mariners, os Fuzileiros Espaciais do Governo Espacial Terrestre que são enviados para resolver encrencas nas colonias espaciais. Assim, além de serem treinados em áreas técnicas, eles também são treinados na pancadaria, e tem seus corpos alterados genéticamente para a porrada! :D

Apesar de o exemplo básico ser Space Ctchulhu, dá para ter uma ótima noção.

Recomendo muito a leitura!

Ajuda mesmo, galera!

Comentem!

Tópico completo aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Boromir
Boromir

[Dicas do Nitro] Criando campanhas ThMod

[Dicas do Nitro] Criando campanhas 1LugarTrofeu - Torneio de Justa
Mensagens : 429

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] Criando campanhas Empty Re: [Dicas do Nitro] Criando campanhas

Mensagem por Lestath Seg Jul 09, 2012 6:37 am

O texto é ótimo mesmo!

Criar campanhas é sempre maneiro, talvez a melhor parte dfe mestrar!

Mas acho que já tinha um tópico sobre isso...
Lestath
Lestath

[Dicas do Nitro] Criando campanhas ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] Criando campanhas Empty Re: [Dicas do Nitro] Criando campanhas

Mensagem por Notion Seg Jul 09, 2012 2:52 pm

Otimo Topico.
Eu Geralmente vejo Hora de Aventura, Caverna do Dragão, e Alguns filmes medievais, mais a hora que eu mais me inspiro e lendo livros.
Com certeza a imaginação voa e as historias ficam cada veis Melhores!!


As medievais sem Duvidas são as mais iradas Feliz
Notion
Notion

[Dicas do Nitro] Criando campanhas ThMember01

Mensagens : 6

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] Criando campanhas Empty Re: [Dicas do Nitro] Criando campanhas

Mensagem por Rotieh Seg Jul 09, 2012 3:22 pm

Semrpe!

Que livros costuma ler, Notion?
Rotieh
Rotieh

[Dicas do Nitro] Criando campanhas ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] Criando campanhas Empty Re: [Dicas do Nitro] Criando campanhas

Mensagem por Notion Seg Jul 09, 2012 3:26 pm

Guerra dos Tronos, Senhor dos Aneis, Eragon, Contos Nordicos, Até Harry Potter eu ja coloquei algumas coisas! hahaha
Notion
Notion

[Dicas do Nitro] Criando campanhas ThMember01

Mensagens : 6

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] Criando campanhas Empty Re: [Dicas do Nitro] Criando campanhas

Mensagem por Boromir Seg Jul 09, 2012 7:30 pm

Inspiração sempre vem de livros e filmes, claro, mas eu sou do tipo que lê só o que todos estão lendo, logo, se eu utilizar a inspiração daquele livro em questão, na hora o pessoal desvenda e perde um pouco a graça.

Recomendo ler também as crônicas do Rei do Inverno e os outros livros de Tolkien (O Hobbit, Silmarillion, Filhos de Húrin...)

Muito bons!
Boromir
Boromir

[Dicas do Nitro] Criando campanhas ThMod

[Dicas do Nitro] Criando campanhas 1LugarTrofeu - Torneio de Justa
Mensagens : 429

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] Criando campanhas Empty Re: [Dicas do Nitro] Criando campanhas

Mensagem por Lestath Qua Jul 11, 2012 5:32 pm

Boromir, mesmo assim acho válida a inspiração.

O clichê nem sempre é ruim! E tenho certeza que, se a obra é boa, quem se ligar na inspiração vai se animar, e não o contrário!
Lestath
Lestath

[Dicas do Nitro] Criando campanhas ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] Criando campanhas Empty Re: [Dicas do Nitro] Criando campanhas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos