Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O "RPG fora de mesa" é de fato RPG?

3 participantes

Ir para baixo

O "RPG fora de mesa" é de fato RPG? Empty O "RPG fora de mesa" é de fato RPG?

Mensagem por jackads Ter Set 04, 2012 10:37 pm

Oi galera, por um acaso acabei de refletir sobre um assunto aqui, de uma hora para outra, mas gostaria de compartilhar para saber a opinião de vocês.

Ao abrir o fórum agora li na seção "RPG em foco" essa área "RPG fora de mesa", e imediatamente me veio na cabeça alguns títulos, inclusive um que estava jogando esses dias de SNES, e então pensei que o RPG eletrônico, nada ou muito pouco tem a ver com o RPG propriamente dito, ao menos em minha opinião.

Veja bem, um RPG eletrônico recebe esse rótulo geralmente apenas por alguns atributos como "subir de nível" e "distribuir pontos"... Mas o Role-playing game nada tem a ver com isso, não é verdade?
Desde os primórdios nós somos apresentados a jogos onde se segue uma determinada história, um roteiro, onde se completa uma determinada missão, onde ao se derrotar alguns adversários você adquire experiência de combate e evolui seus níveis e habilidades, mas o que isso tem a ver com a interpretação de personagens?

Talvez o mais próximo que os jogos eletrônicos possam chegar do RPG real, sejam alguns mmorpgs que ao invés dos jogadores seguirem o roteiro, eles fazem o roleplay, mas infelizmente isso é completamente raro de se encontrar, e é até meio tosco para quem não está acostumado, porque você joga com um monte de gente que não faz roleplay passando perto de você toda hora e isso atrapalha o jogo, principalmente quando você está matando algum monstro e vem alguém e mata esse monstro, quebra o teu roleplay na hora. Tem também os muds que são mais próximos do rpg real por ser "livre" para fazer o que quiser, isso abre mais portas para interpretação.

Agora desde os primórdios do "RPG" como Final Fantasy I ou II, até os dias de hoje nos jogos atuais, o gênero "RPG" nada mais é do que jogos de aventura que passam de nível, equipam armas e em alguns casos distribuem pontos, mas a intepretação de personagens não está presente em simplesmente NENHUM dos jogos de RPG, é incrível.

Não estou dizendo que os RPG's eletrônicos não sejam legais, são sim, mas não sei o porque tais jogos merecem esse título.

Só minha opinião, abraço!
jackads
jackads

O "RPG fora de mesa" é de fato RPG? ThMember04

Mensagens : 464
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O "RPG fora de mesa" é de fato RPG? Empty Re: O "RPG fora de mesa" é de fato RPG?

Mensagem por Rotieh Qua Set 05, 2012 4:31 am

O RPG eletrônico é meramente RPG-based, ou seja, um jogo de aventura com elementos do RPG de mesa.

Após algum tempo o termo RPG eletrônico remetia a jogos com um enredo mais complexo, além dos elementos que já foram citados.

Mas este modelo já está ficando obsoleto.

Atualmente somente os Adventures-RPGs se mantém vivos, raramente vemos um RPG com base em turnos. Uma pena.

Ótimo tópico Jacks ;)

Compartilho de sua opinião ;)
Rotieh
Rotieh

O "RPG fora de mesa" é de fato RPG? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O "RPG fora de mesa" é de fato RPG? Empty Re: O "RPG fora de mesa" é de fato RPG?

Mensagem por Elendil2 Qui Set 13, 2012 3:00 pm

Bom compartilho em partes com a opinião dos dois, e realmente hoje em dia está bem complicado classificar jogos como RPG, porque antes eram os jogos mais "nerds" dentre esse universo de games (que já é nerd).

Não sei se vão concordar comigo, mas os games se popularizaram com jogos de ação e plataforma lá nos primórdios, depois esportes, tiro etc... Na minha lembrança os games classificados como RPG eram uma minoria e jogados também por uma parcela menores de jogadores!!! Era em turnos e tinha muitas características de RPG mas uma história linear!!! Não era atrativo a todos...

Depois da geração PS1 e Diablo, o estilo foi ficando mais popular e também acabou sendo dividido em dois: JRPGs (estilo japones) e RPG ocidental (filhos de diablo xDD), mas isso é uma discussão a parte: Ponto de Alerta [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ponto de Alerta [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ponto de Alerta [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ponto de Alerta [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Hoje já tem mais possibilidades de escolha e caminhos diferentes para seguir o que gera conclusões diferentes para a trama, vide uma recente obra de arte: The Elder Scrolls V Skyrim!!! Bom para não alongar mais, a minha opinião é a de que há muitos bons RPGs eletrônicos e eu me divirto muito com eles (com exceção de MMORPGs, que não curto muito...) e hoje em dia eles podem ser uma porta de entrada para o universo RPG de mesa! xD
Elendil2
Elendil2

O "RPG fora de mesa" é de fato RPG? ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

O "RPG fora de mesa" é de fato RPG? Empty Re: O "RPG fora de mesa" é de fato RPG?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos