Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação

5 participantes

Ir para baixo

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação Empty Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação

Mensagem por Rotieh Sáb Ago 27, 2011 5:03 pm


Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação


Olá amigos do Dados Limpos. Não é a primeira vez que trago este tema à pauta de discussões do fórum, como devem saber ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]), mas desta vez não trago o tema apenas para discussões utópicas acerca do RPG na Educação, e sim para trazer o resultado de muito esforço do Psicólogo Matheus Vieira, o Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação!







Mas que bela conquista! Com sinceridade acompanho os artigos postados pelo Mestre Matheus na [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], além dos artigos (monografias, artigos científicos, teses e dissertações) do blog [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], e para mim foi extremamente gratificante receber esta notícia!


Quase iniciei minha monografia na área da Educação por conta do RPG. Cheguei concluir 3 capítulos, mas o Dark conhece a velha história da Monografia não-aceita/destruída (e parti para Teoria da Evolução de Alfred Russel Wallace), para verem o quanto sou favorável ao RPG nas escolas. Os parágrafos abaixo são de autoria do próprio Matheus Vieira:


O curso leva o nome de “Introdução ao uso do RPG como tecnologia educacional”. Esse projeto tem como objetivo iniciar o professor ou o jogador nas possibilidades do uso do jogo de interpretação de papéis como ferramenta na sala de aula e na escola de maneira em geral.

Nele trataremos temas como a concepção do jogo em geral, a história e diversidade dos RPGs, questões sobre escola e sociedade, a importância de inovar a prática docente, possibilidades de didática e avaliação por meio do RPG, entre outras assuntos.


Ainda é um curso modesto (40h), mas dependendo de como for a aceitação dele, temos planos de transformá-lo em uma pós-graduação latu sensu (especialização). Serão 5 sábados, o dia todo. Mas confesso que será difícil algum participante considerar as aulas cansativas ou enfadonhas! Jogar o RPG fará parte das aulas! Buscamos um preço bem acessível para que não seja um impeditivo na hora de se inscrever.




Parabéns. Realmente parabéns. Uma conquista épica! Rolou um 20 em Diplomacia e Conhecimento!
Aproveitemos este tópico para entrar na discussão novamente do Benefício do RPG inserido na Educação! Comentem!




O curso será na FAMEC – Faculdade Metropolitana de Curitiba ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] em outubro. Em breve voltaremos com mais detalhes.

Para maiores informações, basta me escreverem: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Muito sucesso decisivo a todos vocês. Espero encontrá-los aqui no curso em breve!

MANIFESTEM-SE!

Postagem completa: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Rotieh
Rotieh

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação Empty Re: Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação

Mensagem por Lestath Seg Ago 29, 2011 4:09 pm

Muito bacana!

Parabéns ao Matheus Vieira!

Achei os valores meio salgados, mas a notícia é ótima!

O RPG só tem a contribuir quando inserido na educação, incentivando e trazendo o aluno para o meio escolar, pois geralmente é no turno oposto ao da aula.

Sincero!

Eu não sou professor, mas usaria se fosse. A escola deveria incentivar o professor também (afinal, é um divertimento, mas ainda é trabalho, e o professor deveria receber para trabalhar em um horário fora de seu expediente)!

Quando comecei no RPG, meu nível de leitura quadriplicou, e eu passei a ler muito mais que gibis do homem-aranha!

RPG é tudo de bom!!!

Que pena que sua Monografia não deu certo. São poucos trabalhos na área, talvez seja mesmo complicado aos ouvidos de um orientador apostar nesta área!

Belo tópico!

Lestath
Lestath

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação Empty Re: Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação

Mensagem por Dark Seg Ago 29, 2011 4:39 pm

Maravilha!

Que excelente trabalho! Posso dizer que é, no mínimo, insentivador. Seria um curso extra muito legal de se ter no currículo, mas infelizmente teria que gastar uma bela nota indo para Curitiba. xD

Mas poderiam tentar um curso a distância com tal temática, mas não sei se fugiria um pouco da intensão original de prática em sala de aula, afinal ficaríamos presos ao computador.

Vou ver com minha coordenadora se não podemos convidar o cara para uma palestra na próxima semana de história do curso. =x

Um colega de minha faculdade formou tendo justamente este tema em sua monografia (que aliás peguei emprestada e preciso devolver xDD). Realmente interessante, inovador e inspirador. Deu até vontade de fazer um trabalho envolvendo RPG, mas não sei se sou capaz disso. xDDD Vou falar de economia e política mesmo... =__=
Dark
Dark

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação Empty Re: Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação

Mensagem por Boromir Sex Mar 23, 2012 2:10 am

UP!

“Depois de experiências com RPG no ensino fundamental e no Ensino Médio o RPG chegou no Ensino Superior com força total!!!!

Como já colocamos em outro post, a FAMEC agora oferta curso de RPG na Educação no formato presencial (http://www.famecpr.edu.br/FreeComponent16661content147243.shtml) e recentemente lançou um curso de RPG e Educação em EaD....

SIM... um curso de RPG e Educação à distância! Agora você pode ter um certificado por uma faculdade de RPG e Educação sem sair de sua casa!!! Isso sem falar no preço!!!

Por trás dos bastidores do curso estão os pesquisadores, professores e RPGistas Wagner Schmit, Matheus Vieira e Ederson Hammes!

Vale conferir!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Achei que muitos aqui gostariam de saber disso;

O valor é R$95,00, achei bem acessível.

Uma lida:

Carga horária: 4 horas
Tempo máximo para conclusão: 30 dias após a confirmação da matrícula

Objetivo: Ao final do curso, o aluno deve estar apto a explicar de que forma as mudanças na sociedade implicam em uma necessidade de mudança nas práticas educativas, conceituar o RPG, relatar sua história e seus diversos tipos e discutir, com base em uma perspectiva crítica, como o RPG tem sido utilizado e seu potencial em uma proposta educativa inovadora.


Ementa:

- Apresentação.
- História do RPG e suas origens.
- Sociedade e Educação.
- RPG e educação.
- O jogo de RPG.
- Os vários tipos de RPG.
- RPG nas escolas.




Acho que esta foi uma ótima notícia!
Boromir
Boromir

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação ThMod

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação 1LugarTrofeu - Torneio de Justa
Mensagens : 429

Ir para o topo Ir para baixo

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação Empty Re: Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação

Mensagem por Lestath Qua Mar 28, 2012 3:39 am

A notícia é mesmo ótima... mas o preço não é tão gostoso, ao comparar as cargas horárias do curso presencial com o distanciado.

Mesmo assim é superbacana!

Quem mais é professor aqui no fórum?
Lestath
Lestath

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação Empty Re: Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação

Mensagem por Braga Qui Mar 29, 2012 3:01 pm

Dando uma passadinha por aqui para dar um oi, e para perguntar, esse EAD é pra todo o Brasil?
Braga
Braga

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação ThMember03

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação 8LugarTrofeu - Torneio de Justa
Mensagens : 188
Localização : Santa Cruz do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação Empty Re: Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação

Mensagem por Lestath Qui Mar 29, 2012 10:34 pm

SIM... um curso de RPG e Educação à distância! Agora você pode ter um certificado por uma faculdade de RPG e Educação sem sair de sua casa!!! Isso sem falar no preço!!!

Yes.
Lestath
Lestath

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação Empty Re: Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação

Mensagem por Lestath Sex Abr 13, 2012 1:40 am

Up.

Legal, estava lendo mais sobre o uso do RPG nas escolas. Sei que aqui no fórum, além do Rotieh-Pai-Admin, há mais professores.

Link direto para o portal do professor, do MEC.

Notem: 8 tópicos interessantes mostrando que o MEC está incentivando o RPG ;)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Vale a espiadela.
Lestath
Lestath

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação Empty Re: Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação

Mensagem por Dark Sex Abr 13, 2012 4:43 am

Eu pensei até em fazer minha monografia com este tema, como o uso de rpg no ensino de história.

Mas aí desencanei. xD

Já tinham trabalhado isso. u.u
Dark
Dark

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação Empty Re: Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação

Mensagem por Boromir Sex Abr 13, 2012 10:03 pm

Não pode trabalhar algo já trabalhado?

Podemos ajudar!
Boromir
Boromir

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação ThMod

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação 1LugarTrofeu - Torneio de Justa
Mensagens : 429

Ir para o topo Ir para baixo

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação Empty Re: Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação

Mensagem por Braga Sex Abr 13, 2012 11:31 pm

Nessa eu ajudo,m não tenho tanta experiência em sala de aula efetivamente, somente na área de aplicativos (informática) mas acho que dá pra dar uma mãozinha se a ideia seguir a diante é claro. (E se meu tempo permitir também).
Braga
Braga

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação ThMember03

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação 8LugarTrofeu - Torneio de Justa
Mensagens : 188
Localização : Santa Cruz do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação Empty Re: Iº curso de extensão universitária de RPG e Educação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos