Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS)

+2
Lestath
Dark
6 participantes

Ir para baixo

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS) Empty [AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS)

Mensagem por Dark Ter Out 23, 2012 8:03 pm

Os índios da aldeia Guarani-Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, pedem há vários anos a demarcação das suas terras tradicionais, hoje ocupadas por fazendeiros e guardadas por pistoleiros. Estes índios sabem que não tem chance de sobreviver longe do rio Hovy, no município de Naviraí, de onde tiram o seu sustento, e hoje estão cercados pelos pistoleiros que trabalham para os ruralistas que os expulsaram de lá. Alguns já foram sequestrados, torturados e assassinados. Desesperados, os líderes indígenas da aldeia Guarani-Kaiowá remeteram ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI), uma carta que anuncia o SUICÍDIO COLETIVO de 170 homens, mulheres e crianças se a Justiça Federal mandar retirar o grupo da Fazenda Cambará, onde estão acampados provisoriamente
às margens do rio Hovy.


Precisamos pressionar a Justiça Federal para que restitua a terra aos índios Guarani-Kaiowá, impedindo que sejam despejados da margem do rio onde sempre viveram. A nossa mobilização pode ser a única chance de impedir esta tragédia e salvar a vida e a cultura desse povo.

Leia a íntegra da carta dos índios aqui:

http://blogapib.blogspot.com.br/2012/10/carta-da-comunidade-guarani-kaiowa-de.html

Link: https://secure.avaaz.org/po/petition/VAMOS_IMPEDIR_O_SUICIDIO_COLETIVO_DOS_INDIOS_GuaraniKaiowa
Dark
Dark

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS) ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS) Empty Re: [AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS)

Mensagem por Lestath Qui Out 25, 2012 12:34 am

É.

Tem gente (donos de terras) que devem ter estourado uma champagne quando ouviu a notícia.

Uma merda que índios tenham que apelar para este recurso. Pelo que vi por aí eles costumam tomar mil atitudes antes disso.

Lestath
Lestath

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS) ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS) Empty Re: [AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS)

Mensagem por Elendil2 Qui Out 25, 2012 3:11 am

Não sei não... moro no MS e as coisas são mais complicadas do que parecem!!! Tentar recuperar terras desses coronéis é uma coisa, mas já aconteceu de eles terem invadido e escpussado muitos "gleberos" e "chacreros" que possui pequenas terras de onde tiram o sustento!

Muitos indíos tem dinheiro... carros, motos, bois... é meio complicado, muito complicado mesmo, e pelo que vi eles anunciaram que vão se suicidar, mas dúvido muito que cheguem a esse ponto. Pelo menos os daqui de aquidauana não fariam, são muito sem ver... xD
Elendil2
Elendil2

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS) ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS) Empty Re: [AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS)

Mensagem por Maka Albarn Qui Out 25, 2012 9:41 pm

Realmente.
Meu pai é diretor de uma escola indígena daqui de Anastário, a Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva, e lá só entra quem tem a carteirinha da Funai, e etc.
Meu pai sempre diz que índios são muito complicados, que adoram apelar para "a terra é minha, chegamos primeiro".
Eu não acho também que vão chegar tão longe assim. Pelo menos os daqui.
Maka Albarn
Maka Albarn

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS) ThMember05

Mensagens : 1140
Localização : Aquidauana

Ir para o topo Ir para baixo

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS) Empty Re: [AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS)

Mensagem por Razar Seg Out 29, 2012 3:12 am

Eu acho antes deles serem índios (termo correto né?), eles são humanos. E não é tão simples assim se matar. Acho pouco provável que eles cheguem a esse ponto. Creio eu que eles estão fazendo "apenas" pressão mesmo.

E outro, pode ser que 90% deles não aderiram a esse suicídio coletivo. É como qualquer outra sociedade, os radicais sempre tem mais voz que o povão (a greve na federal é um exemplo).

Bem, claro que estou comentando localmente. Aquidauana tem um grande numero de índios e creio que nenhum seja (não sei que palavra usar aqui, corajosos talvez, vou usar esta) corajoso o suficiente para tirar a própria vida.
Razar
Razar

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS) ThMember06

Mensagens : 1501
Localização : CG

Ir para o topo Ir para baixo

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS) Empty Re: [AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS)

Mensagem por Rotieh Qua Out 31, 2012 9:26 pm

Vamos tomar cuidado para não cometer novamente um erro comum, o da generalização.

Na última revista Carta Fundamental (Outubro 2012) trouxe o número incrível de 896,9 mil pessoas que se auto declaram indígenas em termos de cor e raça e outras 78,9 mil que se dizem indígenas por aspectos como "tradição, costume, cultura ou aprendizado", divididas em 305 etnias que falam 274 línguas.

A revista destaca que parte deste número são de idígenas que não mantém contato com a sociedade a qual estamos inseridos, e mantém a certeza do levantamento devido a um embaixador que a tribo envia ao senso, e claro, há indígenas que não sabemos da existência, mas não é o caso.

Ocorre que é relatado que a etnia que mais conhecemos em MS, os Terenas, são urbanizados e perderam 98% dos costumes de seu povo, e hoje recebem tanto incentivo do governo e auxílios por dependente em suas casas que a sociedade os ensinou a tirar proveito disso. Não são todos, mas são muitos. Conhecemos esta realidade.

O povo indígena tem a face manchada aqui em MS, eu mesmo sou muito preconceituoso com alguns povos, infelizmente (pé ante pé vamos mudando isso), mas de longe não conheço nenhum Kaiowa.

Em MS, só na região de Aquidauana são 17 etnias.

Não podemos pensar que são numerosos, longe disso. Para se ter uma idéia, o número de Terenas urbanizados chega a 9,6 mil divididos pelo estado todo. A impressão que temos é que são todos (28,8 mil), formando nosso povo MAIS NUMEROSO.

A etnia em questão é muito menos numerosa (a evidência de 44 mil índios Guarani-Kaiowá é ilusória e sensacionalista). Eu não conheço o número real, mas com certeza colocaram esta casa para diminuir o impacto de menos de duas centenas marcando suicídio coletivo. Eles só existem nesta região, não devem passar dos 5 mil.

São também um dos povos mais agressivos e menos complacentes com a "política branca", há homicídios aos montes em suas terras, mas ninguém levanta as fronteiras destas terras!

É complicado...

Estas são as informações que tenho para apimentar a discussão!

Manifestem-se!
Rotieh
Rotieh

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS) ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS) Empty Re: [AVAAZ] Suicídio coletivo dos índios Guarani-Kaiowá (MS)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos