Guia para Aventuras - EQUIPAMENTO!
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Guia para Aventuras - EQUIPAMENTO!
Ser um aventureiro não é fácil. Se fosse, pouquíssimas pessoas continuariam com suas pacatas vidas de camponeses, ferreiros, taverneiros e nobres. Ser um explorador de masmorras, matador de monstros, desvendador de mistérios pode trazer muitas recompensas como ouro, fama, glória, poder, mulheres e várias outras coisas. Mas os perigos associados a essa vida são muitos, e em cada 10 aventureiros que colocam o pé para fora de suas comunidades, apenas 1 retorna com vida, e nem sempre trazendo essas recompensas.
É assim que inicia o maravilhoso artigo de Diogo Nogueira no blog Pontos de Experiência!
Para visualizar a postagem completa, clique aqui.
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Um guia muito bacana para aventureiros conhecerem os itens que irão levar para suas jornadas, ensinando como estar preparado para muitas situações, e o mais incrível é que dá grandes dicas de como utilizar estes itens de maneira não óbvia!
INDISPENSÁVEL para jogadores aventureiros de campanhas medievais! Dark, obrigatório para minha campanha online!
Para completar a aventura, não se esqueça de comentar aqui e agradecer lá no blog Pontos de Experiência!
Tochas e Lanternas!
- Spoiler:
- É bem provável que as masmorras, ruínas, castelos, cavernas, ou mesmo florestas fechadas, que os aventureiros irão explorar estarão completamente no escuro e não possuirão qualquer tipo de iluminação. Se eles quiserem ver alguma coisa, eles vão precisar desses itens. Além disso, fogo pode ser muito útil até mesmo como uma arma contra criaturas que são vulneráveis a ele (alguém falou troll?), para se manterem aquecidos em ambientes gelados, para queimar aquelas gigantescas teias de aranha que se acumularam por décadas ou séculos, para espantar monstros que tem medo do fogo, e qualquer outra coisa que você consiga imaginar.
Óleo!
- Spoiler:
- Óleo geralmente é utilizado para manter a lanterna acesa e a luz segura, mas ele tem outras utilidades, sem dúvida. Primeiramente, a mais óbvia, é usar o frasco de óleo como uma granada, colocando-se um pedaço de pano aceso com fogo em sua boca e arremessando-o contra inimigos. Outras formas de usá-lo como arma, é espalhar seu conteúdo no chão e atear fogo nele, bloqueando passagens, corredores e portas com labaredas ardentes. Ainda, outra possibilidade, é usar o óleo como lubrificante. Quando alguém precisar se espremer para passar em algum lugar pequeno, como uma passagem para kobolds ou mesmo para colocar no chão e esperar que seu inimigo escorregue nele.
Cavalos e Mulas!
- Spoiler:
- Além de ajudá-los a chegar no seu destino mais fácil e confortavelmente, esses animais podem te salvar em certas ocasiões em que uma escapada mais rápida faça a diferença. E acredite, haverá horas que sair de onde você está vai ser sua primeira preocupação. Além disso, para quem está atrás de tesouros e outras relíquias eles ajudam você a carregar muito mais do que sua mochila aguentaria. Por fim, na infeliz probabilidade de você ficar preso em alguma região inóspita, eles ainda podem servir como comida. No entanto, muitas criaturas gostam da carne desses animais, e elas não se importariam em comer você junto, tome cuidado, ou use-os como iscas para pegar esses monstros.
Corda e Gancho!
- Spoiler:
- Esses dois itens são essenciais como equipamento de escalada, mas sua utilidade vai muito mais além. O Gancho, em si, pode ser usado como uma arma improvisada, se você for pego de surpresa quando estiver terminando de escalar a torre. Além disso, suas pontas podem ser usadas para travar portas e outras passagens, impedindo que inimigos as abram. A corda, por outro lado, tem quase infinitas possibilidades, não é difícil ver aventureiros encontrando novas utilizações para ela em aventuras. Ela serve para ajudar a travessia de rios, amarrar prisioneiros, abrir coisas com várias pessoas puxando de um lado, medir a profundidade de um buraco, se segurar enquanto desce uma escada, caso ela vire uma rampa (armadilha). Enfim, eu já cordas salvarem mais vidas de aventureiros do que muitas outras coisas.
Mochilas e Sacolas!
- Spoiler:
- Acessório essencial para qualquer aventureiro atrás de ouro e tesouros, esses receptáculos podem ajudar você a carregar muitas riquezas esquecidas. É importante notar que é mais vantajoso ter vários compartimentos menores e dividir as posses entre eles do que um único e grande, onde se coloque tudo o que se quer carregar. Dessa forma, você pode pegar mais facilmente os itens que desejar, sem precisar vasculhar mochilas lotadas. Além disso, na hora de fugir de um monstro faminto no seu encalço ou alguma criatura, jogar parte de suas posses para distraí-la é mais fácil dessa forma, e você perde menos tesouros. A desvantagem acontece quando você quer se livrar de todo o peso rapidamente, como quando cair em um rio caudaloso por exemplo.
Espelho!
- Spoiler:
- Não é questão de vaidade carregar um espelho para uma masmorra, mas sim de sobrevivência. Não são raros os rumores sobre criaturas capazes de transformar homens em pedra com um simples olhar. Assim, ao usar um espelho um aventureiro diminui as chances de virar uma estátua ao lidar com esses monstros. Além disso, colocar um espelho por debaixo de uma porta para averiguar o que há dentro de um aposento é um velho truque que é bastante eficiente. Da mesma fora, o espelho é usado para ver o que há em um corredor, e outros lugares. Por fim, uma fonte de luz e um espelho podem ser usados para sinalizar mensagens a longas distâncias em silêncio.
Comida e Bebida!
- Spoiler:
- É bem provável que os aventureiros passarão alguns dias enfurnados em locais selvagens, hostis, e desprovidos de fácil acesso à comida. Dessa forma, é de suma importância a aquisição de comida e bebida de fácil conservação para levar nessas expedições. Para bebida, água seria o padrão e o mais "saudável", mas o risco da água não estar boa para o consumo é muito grande em mundos medievais. Por isso, o mais comum é os aventureiros carregarem odres de vinho e cerveja, que se mantem consumíveis por mais tempo e o processo de fabricação mata bactérias e outras coisas nocivas. Além disso, bebidas alcoólicas dependendo de sua pureza, podem servir como combustíveis para fogo. Como alimento, é comum carregarem rações de carne seca, pães e frutas secas. A carne, principalmente, pode ser muito útil na hora de fugir de uma criatura faminta no seu encalço, distraindo-a.
Vara de Três Metros!
- Spoiler:
- Talvez o objeto mais icônico do aventureiro bem preparado. Esses bastões cumpridos são usados por exploradores para testar a segurança de pisos, a existência de armadilhas em paredes e outros objetos, ou simplesmente cutucar algo de longe. Quando você está em um ambiente em que as coisas podem explodir, liberar gases tóxicos e ácido simplesmente ao serem tocadas, esse objeto se torna extremamente útil. Além disso, essa vara pode ser usada para ajudar a se equilibrar em passagens estreitas sobre abismos, alavanca para abrir caixas, e apoio para saltar distâncias maiores. Em último caso, essas varas podem ser usadas como armas improvisadas também.
Pé de Cabra!
- Spoiler:
- Um item que todo caçador de tesouros e explorador de tumbas deve possuir. Nessas aventuras, o que não vai faltar são baús para serem arrombados, portas emperradas, tumbas antigas e seladas, enfim, uma infinidade de objetos que precisarão de força bruta para serem abertos (se um ladrão estiver com você, talvez não chegue a usar tanto, mas mesmo assim é bom levar uma). Além disso, na hora do desespero esses objetos funcionam como uma arma e podem causar um estrago considerável.
Bandagens, Pomadas e Antídotos!
- Spoiler:
- Aventurar-se significa botar a sua própria vida em risco a todo momento. Sendo assim, um aventureiro precavido deve andar munido de bandagens para cobri ferimentos e parar sangramentos, unguentos e pomadas contra infecções e doenças e, se tiver ouro o suficiente, alguns antídotos para venenos mais comuns, como de aranhas e cobras. Em algumas situações esses itens podem até virar moeda de troca se encontrar um habitante da masmorra precisando deles.
Roupas Adequadas!
- Spoiler:
- É bem provável que as viagens de um grupo de aventureiros os leve para ambientes hostis, perigosos e exóticos e a vestimenta e proteção pode ajudar muito a evitar problemas. Roupas para frio, botas de couro para cruzar pântanos, roupas largas para se isolar do calor e outras coisas. Uma boa bota pode fazer a diferença quando se esta cruzando um lago cheio de sanguessugas.
Armas e Armaduras!
- Spoiler:
- Tenha certeza que você está armado para todas as situações. Combate corpo a corpo, à distância, em ambientes fechados, em cercos e etc. Armas nunca são demais, só cuidado para não tentar carregar mais do que você consegue. Quanto a armaduras, isso vai depender do quanto você quer de proteção e o quanto vai querer sacrificar de sua mobilidade. Lembre-se que algumas batalhas não devem ser lutadas, e é difícil correr com uma armadura de batalha completa. Sem contar que se você estiver no mar, vai afundar como uma pedra dependendo do que estiver vestindo.
Pinos de Ferro!
- Spoiler:
- Outro equipamento tipicamente usado para escaladas, os pinos de ferro ainda podem ser usados para bloquear portas, abri-las quando bloqueadas, e para prender coisas nas paredes de pedra, se você tiver um martelo.
Destaque para o comentário de D.Darkangellus:
E lembrem-se dos corpos dos inimigos derrotados, são sempre úteis jogá-los em corredores, em possíveis armadilhas e, porque não, em outros inimigos.
Re: Guia para Aventuras - EQUIPAMENTO!
Muito bacana o texto, e dá para tirar um exemplo de pensamento old school!!! Puxa nunca pensei em tantas possibilidades com esses itens!!!
Elendil2- Mensagens : 1878
Re: Guia para Aventuras - EQUIPAMENTO!
Powww cavalos de isca é mancada, cara!
AIUHwiauHIWAHAUAHAW
Também dá pra falar da utilização de alguns itens mágicos relativamente comuns, como as pedras solares!
E dicas de utilizaçaão de outros mais difíceis, como o anel dos desejos!!!
Mestres sempre sabem te trolar com estas coisas!
AIUWhIAHDIAUHDIAUHDIAUDH
AIUHwiauHIWAHAUAHAW
Também dá pra falar da utilização de alguns itens mágicos relativamente comuns, como as pedras solares!
E dicas de utilizaçaão de outros mais difíceis, como o anel dos desejos!!!
Mestres sempre sabem te trolar com estas coisas!
AIUWhIAHDIAUHDIAUHDIAUDH
Lestath- Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!
Re: Guia para Aventuras - EQUIPAMENTO!
Cara, nunca utilizei bastões solares de forma diferente. A melhor vantagem deles é iluminar embaixo d'água! Fora isso, pode-se utilizar como distração da mesma forma que tochas comuns!
Mais dois itens que costumo ter em minhas campanhas:
Bolsa Enredapé: É incrivelmente barata de fazer e prende um adversário no lugar por um turno. É ótima contra aquele cavaleiro full plate que tem um ataque devastador proximal! Prenda-o e ataques à distância causarão um belo estrago! Se houverem druidas no grupo, constripar também ajuda! Sem contar que a bolsa carrega uma substância pegajosa, o que serve para colar diversos itens em diversas superfícies! Combos de bolsa enredapé + bombas de pólvora = perfect win!
Bolsa Dimensional: não sei exatamente o nome em português, mas deve ser algo assim. Bolsa de viagem que cria uma fenda dimensional, cabe MUITA coisa e não muda de peso. O bacana é que você pode se esconder nela por até 10 minutos, ou esconder seu time inteiro!!! Existe ar lá dentro por apenas 10 minutos! Esconda reféns, o Rei, estátuas, orbes sinistras, tudo! Coloque seu grupo dentro dela, chame a atenção dos adversários e quando eles vierem, seu grupo sai! Ataque surpresa! Coisas assim ;)
Mais dois itens que costumo ter em minhas campanhas:
Bolsa Enredapé: É incrivelmente barata de fazer e prende um adversário no lugar por um turno. É ótima contra aquele cavaleiro full plate que tem um ataque devastador proximal! Prenda-o e ataques à distância causarão um belo estrago! Se houverem druidas no grupo, constripar também ajuda! Sem contar que a bolsa carrega uma substância pegajosa, o que serve para colar diversos itens em diversas superfícies! Combos de bolsa enredapé + bombas de pólvora = perfect win!
Bolsa Dimensional: não sei exatamente o nome em português, mas deve ser algo assim. Bolsa de viagem que cria uma fenda dimensional, cabe MUITA coisa e não muda de peso. O bacana é que você pode se esconder nela por até 10 minutos, ou esconder seu time inteiro!!! Existe ar lá dentro por apenas 10 minutos! Esconda reféns, o Rei, estátuas, orbes sinistras, tudo! Coloque seu grupo dentro dela, chame a atenção dos adversários e quando eles vierem, seu grupo sai! Ataque surpresa! Coisas assim ;)
Re: Guia para Aventuras - EQUIPAMENTO!
Bolsa enredapé?
É D&D 4e?
É D&D 4e?
Lestath- Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!
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