Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

+3
Maka Albarn
Dark
Rotieh
7 participantes

Ir para baixo

Qual estilo se encaixa melhor em sua criatividade?

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados I_vote_lcap0%[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados I_vote_rcap 0% 
[ 0 ]
[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados I_vote_lcap8%[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados I_vote_rcap 8% 
[ 1 ]
[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados I_vote_lcap33%[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados I_vote_rcap 33% 
[ 4 ]
[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados I_vote_lcap58%[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados I_vote_rcap 58% 
[ 7 ]
[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados I_vote_lcap0%[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados I_vote_rcap 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 12
 
 

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Rotieh Qua Jan 26, 2011 11:06 pm

Olá.

Estou aqui para pesquisar sobre Traços, e não Técnicas. QUero saber qual o tipo de traço lhes interessa, para direcionarmos nossos estudos.

Técnicas compõem um conjunto de maneiras a trabalhar a ilustração, como a técnica dos pontos de fuga para perspectiva.

Traços são resultantes de um conjunto de técnicas utilizadas em uma ilustração.

Sim, cada autor tem seu próprio traço, mas eles ainda podem ser divididos em "estilos", listados segundo as apostilas que trabalhei durante minha juventude (me sinto tão velho xD).

Por favor votem na enquete, e, se desejarem, justifiquem aqui.

Seguem as divisões básicas, segundo a Japan Sunset (atual Area3):

Mais Desenho realista:

Uma das práticas que, ao contrário que todos pensam, não exige mais habilidade que outra área da ilustração, mas que exige uma paciência infinitamente maior.

Técnicas de desenho ôco (reverso, ou cavado), haxuras mínimas detalhadas, degradês por haxuras e paciência de Buda serão abordados.

Observação Pessoal: Nunca me aprofundei nesta área, mas tenho um mínimo de conhecimento, que podemos desenvolver juntos, afinal, a proposta é esta.

Exemplo de traço:

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados 001-12

Mais Desenho Americano (HQ):

Uma das práticas mais exigentes em conhecimento anatômico, para seu futuro exagero. Sombras fortes, ausência de degradês em traço, abuso de haxuras e prioridades prismáticas.

Um traço bastante vigoroso, no estilo HQ (DC, Marvel, Image, etc), valorizando porte físico nos homens e sensualidade nas mulheres.

Observação Pessoal: Área de desenho que passei durante alguns meses, mas a qual tornou-se para mim a mais difícil no quesito "conhecimento". A abandonei devido minha dedicação à outra área.

Exemplo de traço:

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados 002-11

Mais Desenho Europeu:

Uma das práticas mais simplistas, abusando de traços firmes e poucos detalhes, muito adotada atualmente por industrias de animação. Não sei o porquê do nome, deve ser de sua origem.

As técnicas mais abordadas são simples, contendo o básico do desenho ilustrativo em cada arte. Pode-se até explorar haxuras, mas passa longe de degradês, ignora a anatomia e foge a muitas das regras de ilustração.

Observação Pessoal: Fora rabiscos em cadernos no meio das aulas, nunca explorei esta área. Mas como sempre. podemos aprender juntos.

Exemplo de traço:

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados 003-11

Mais Desenho Japonês:

Uma das práticas mais conhecidas do meio ilustrativo, devido a grande febre que lotou nossas bancas e TVs. Utilizam um traço bem mais suave, valorizando a leveza e exigindo precisão.

As técnicas abordadas são praticamente todas, enfatizando muito a anatomia e texturas naturais, e como elas agem em nosso corpo.

Observação Pessoal: Sempre foi minha área principal de estudo, mesmo que meio clichê. Sempre gostei, e dediquei-me muito a esta área durante alguns anos.

Exemplo de traço:

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados 004-7

Mais Outros estilos:

Ainda há estilos menos abordados, como o Manhwa (traço coreano) e o Cartoon (traço de desenhos animados à lá Tiny Toon).

Cartoons geralmente não possuem estudo por não manterem uma linha lógica de padrão, e Manhwas são bastante semelhantes a mangá, mas o diferencial encontra-se na arte-final, nos fortes falores dos contornos e sombras.

Quem vier aqui e votar "Outros" e explicar "Mapas de Geografia pra escola" será ignorado. Favor argumentar sobre um estilo existente, e que desejas realmente estudar.
Rotieh
Rotieh

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Dark Qui Jan 27, 2011 12:27 am

O estilo do Oda é qual? =x

Eu gosto mais dos traços firmes e smples. =]
Dark
Dark

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Maka Albarn Qui Jan 27, 2011 1:34 am

Eu gosto mais dos traços firmes e smples. =] [2]

Acho que pra quem nao sabe desenhar, tem que ser o mais simples
Maka Albarn
Maka Albarn

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThMember05

Mensagens : 1140
Localização : Aquidauana

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Rotieh Qui Jan 27, 2011 1:56 pm

O estilo Oda é Mangá.

Todos os estilos abrangem desde o básico até o avançado, então não se preocupem com esta dificuldade no início.

É uma surpresa para mim terem escolhido o europeu ;)

Vamos lá! Ainda há pessoas a votar!
Rotieh
Rotieh

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Dark Qui Jan 27, 2011 5:02 pm

E eu vou começar a tomar algumas lições com a Mirie! Ela tem um livro que chama "desenhando com o lado direito do cérebro", em que um boneco de palitinhos virou desenho com treino! Acho que vou tentar. xD
Dark
Dark

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Rotieh Qui Jan 27, 2011 5:04 pm

Sempre quis ler este livro!!

Aproveite e poste as lições deste livro para nós! Os conceitos, sei lá!

Sempre quis colocar as mãos nele!

E quem mais votou em Japonês e não postou aqui, se identificando? LOL
Rotieh
Rotieh

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Dark Qui Jan 27, 2011 5:07 pm

Outra coisa:
sempre gostei de mangás, mas não tenho interesse em traços estilo clamp ou mais trabalhados. Sempre gostei mais dos estilo do Oda e Akira Toryama, que são simples e firmes, mas extremamente expressivos. Os detalhes ficam por conta do cenário e maquinários super bem trabalhados. Eu gostaria muito desse estilo. Menos riscos e mais olhos arregalados!
Dark
Dark

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Rotieh Qui Jan 27, 2011 5:10 pm

Outra coisa:
sempre gostei de mangás, mas não tenho interesse em traços estilo clamp ou mais trabalhados. Sempre gostei mais dos estilo do Oda e Akira Toryama, que são simples e firmes, mas extremamente expressivos. Os detalhes ficam por conta do cenário e maquinários super bem trabalhados. Eu gostaria muito desse estilo. Menos riscos e mais olhos arregalados!

Mesmo os dois traços citados exigem um conhecimento razoável!

Nas aulas, desenharemos de tudo, mas fora dos exercícios cada um tem sua preferência!

Trabalhar outros estilos dentro do mangá o auxilia a desenvolver sua técnica, mas não quer dizer que irá modificar sua identidade!

;)
Rotieh
Rotieh

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Razar Qui Jan 27, 2011 5:24 pm

Votei em japonês também. Gostei dos traços. Acho que é meio dificil... mas com um pouco de dedicação acho que conseguirei desenhar um pouco!
Razar
Razar

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThMember06

Mensagens : 1501
Localização : CG

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Sasquatch Qui Jan 27, 2011 5:40 pm

Eu desenho mangá desde pequeno, aperfeiçoando com o tempo e alguns toques do Rotieh. Mas ultimamente eu tenho desenhado mais no estilo europeu. Isso seria relaxo ou o que?
Sasquatch
Sasquatch

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThMember04

Mensagens : 471
Localização : Vastos Campos do Norte

http://twitter.com/ipsiloncampos

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Mirie Qui Jan 27, 2011 7:32 pm

Hehe, o "Desenhando com o Lado Direito do Cérebro" eu surrupiei do meu tio. xD Sem data de devolução, por enquanto. Conforme eu for lendo e vendo coisas legais, posto pra todo mundo aqui!

Quando eu era pequena, desenhos da Disney, Dragon Ball, Pokémon e Sailor Moon foram minhas maiores inspirações. Ah, claro, não posso me esquecer da Turma da Mônica!
Mas meu sonho de consumo mesmo era o Realismo. Eu ficava simplesmente maravilhada com aqueles desenhos que pareciam gente de verdade! Infelizmente, nunca tive muita paciência pra isso. >_> E até hoje não tenho. Gosto de desenhar rápido.

O que eu admiro mesmo é estilo cartoon: Calvin & Hobbes, Mafalda, Niquel Nausea, Peanuts, por ai vai. Não sei se caberia exatamente no estilo europeu, mas é basicamente algo simples e bem expressivo. (:
Votei no europeu, mas ter dicas pra mangá também seria legal.
Mirie
Mirie

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThMember04

Mensagens : 341

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Maka Albarn Qui Jan 27, 2011 8:24 pm

Acho que se eu tivesse paciência e menos priguiça eu seria uma boa desenhista :D
Bom, não sei . Além de rabiscos no final do caderno, Não desenho mais nada xD
Quem sabe um dia (:

--
Sempre achei legal, tbm, os mangás .. Quando era criança, e assistia desenhos ficava besta pelo fato de um desenho pudesse ser tão expressivo .. Aqueles olhos grandes sempre me surpreendiam :D
Maka Albarn
Maka Albarn

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThMember05

Mensagens : 1140
Localização : Aquidauana

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Sasquatch Sex Jan 28, 2011 12:11 am

Hoje eu desenhei a Miley Cyrus xD
Posto aqui depois que scannear UAEHEAUH
Sasquatch
Sasquatch

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThMember04

Mensagens : 471
Localização : Vastos Campos do Norte

http://twitter.com/ipsiloncampos

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Mauth Ter Fev 08, 2011 8:01 pm

Poxa, só eu votei no americano ç_ç
Mauth
Mauth

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThMember04

Mensagens : 387

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Rotieh Ter Fev 08, 2011 10:32 pm

É porque o Edu não votou. Ele desenha neste estilo.

Até!
Rotieh
Rotieh

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados Empty Re: [Ilustração Manual]Estilos de traço a serem estudados

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos