Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

4 participantes

Ir para baixo

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários Empty Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

Mensagem por jackads Dom Jun 16, 2013 5:56 am

Olá pessoal,

Me senti com uma necessidade de organizar as ideias e controlar a criação dos cenários e das campanhas que eu narro, há pouco tempo eu dei o primeiro passo que foi iniciar a criação de um "diário de campanha",  mas estava tudo muito complicado para guardar, eu não consegui encontrar ferramentas apropriadas que ajudassem a organizar as coisas, e simplesmente deixar um monte de textos soltos em vários arquivos sobre o decorrer da campanha e do cenário me pareceu desorganizado e uma péssima ideia.

Eu já estou atrás de boas ferramentas para mestres há um bom tempo, as vezes encontro algo útil, inclusive encontrei há um tempo atrás uma ótima ferramenta que ajudava a organizar tudo, mas ela foi feita especialmente para D&D e é impossível utiliza-la apropriadamente para outros sistemas.

Com uma imensa preguiça de desenvolver uma ferramenta para isto (pois é, eu poderia fazer já que não tem...), hoje eu decidi criar e manter uma wiki privada, onde eu vou tentar organizar melhor e desenvolver um cenário para ser usado e reutilizado em minhas campanhas e aventuras (eu simplesmente não consigo gostar dos cenários famosos existentes).

Estou começando agora então ainda não adicionei quase nada, mas até o momento acredito que vai ser a forma mais organizada de manter o diário de campanha e de trabalhar na expansão do cenário.

Este tópico é um tópico de dica ao mesmo tempo que de pedido, se vocês conhecerem algum software legal para criação de campanhas e aventuras como uma "ferramenta de mestre" eu ficarei grato de conhecer mais uma, talvez sirva para mim.

Caso contrário, caso também enfrentem o mesmo problema, fica a dica da Wiki, é bem fácil de instalar e de usar.



Existem várias e várias "engines" de wiki, entre elas eu escolhi uma chamada PmWiki, foi a mais fácil de instalar (eu estava com pressa, como se eu tivesse alguma outra coisa para fazer), e muito fácil de mexer.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ela não precisa de banco de dados pois usa um sistema de armazenamento por arquivos, mas você pode optar por armazenar tudo em um banco caso queira, no entanto o fato de não precisar de banco de dados a destaca entre as demais engines e deixa tudo ainda mais fácil visto que nem isso você vai precisar instalar e mexer para manter no seu computador uma wiki privada.

Caso vocês queiram colocar uma wiki online para trabalhar alguma coisa do dados limpos, falem comigo, eu tenho um servidor privado onde hospedo meus trabalhos para meus clientes, o servidor é meu, então se vocês quiserem colocar lá não vai me atrapalhar em nada, principalmente que nem usa banco de dados, o tráfego (só para uso de vocês) seria mínimo, então se quiserem eu faço e deixo na mão de vocês para administrarem, a minha por enquanto eu estou mantendo no computador mesmo, mas depois eu devo colocar online também para acessar de qualquer lugar, até porque vivo formatando o computador, se eu deixar aqui vou acabar perdendo tudo o que já escrevi nela. rs

Abraço seus lindos! :)
jackads
jackads

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários ThMember04

Mensagens : 464
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários Empty Re: Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

Mensagem por Rotieh Dom Jun 16, 2013 7:38 pm

Muito maneiro, cara!

Realmente eu não conheço softwares que trabalhem desta forma, sempre organizei tudo no cadernão mesmo xDDDD

Mas a dica é ótima!

Valeu a iniciativa, cara, vou dar uma olhada e comentar melhor ;)
Rotieh
Rotieh

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários Empty Re: Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

Mensagem por Lestath Dom Jun 16, 2013 8:40 pm

Maneiro!

Como funciona isso de servidor, cara?

Tipo, daria para hospedar arquivos do fórum sem precisar de links externos (tipo rapidshare)??

Se sim, o fórum poderia bancar um! Há muitos links que quebram no acervo, resolveria!
Lestath
Lestath

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários Empty Re: Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

Mensagem por jackads Dom Jun 16, 2013 9:42 pm

Dá para hospedar arquivos sim.
É só configurar um servidor FTP para hospedar os arquivos e compartilhar os links. Se quiserem posso dar uma olhada e ver se crio algo aqui para vocês, já que o tráfego não é intenso (só fazem download de alguma coisa vez ou outra) não teria problema hospedar aqui de graça para vocês.
Mas caso queiram bancar um o plano mais barato custa 5 dólares por mês, tem alguns que oferecem até mais barato mas aí eu não sei quanto a estabilidade dos servidores.
jackads
jackads

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários ThMember04

Mensagens : 464
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários Empty Re: Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

Mensagem por jackads Seg Jun 17, 2013 4:53 am

Bom, depois que o Lestath deu a ideia eu resolvi brincar aqui e criar alguma coisa, então configurei um ftp daemon e criei um script de download para possibilitar fazer download dos arquivos.

No caso, bastaria colocar o link da seguinte forma:
dadoslimpos.tk/?file=teste.txt
ou
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Sendo dadoslimpos.tk o dominio que criei para o ftp (pensei em dadosfiles, mas deixei dadoslimpos para ficar fácil de lembrar) e o /?file= é para especificar o download do arquivo, no caso se eu quisesse fazer o download de uma foto chamada mesa1.jpeg era só acessar [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se você não fornecer o parâmetro "/?file=nomeDoArquivo" eu redireciono para a raiz do ftp que contém todos os arquivos para você navegar e fazer o download do que quiser.

Caso o arquivo seja passado errado no parâmetro ou não exista eu exibo uma mensagenzinha para alertá-los disso.

Vou deixar no ar o teste para vocês verem como funciona, se acharem legal e quiserem usar para guardar os arquivos do fórum eu deixo online e explico para alguém que vai cuidar dos uploads (provavelmente seria o Rotieh) como acessa para postar os arquivos e tal. Aí deixo na mão de vocês.

Acessem [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ou [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para testarem e verem como é, se o Rotieh achar que é viável e quiser, eu deixo no ar.
jackads
jackads

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários ThMember04

Mensagens : 464
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários Empty Re: Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

Mensagem por Boromir Ter Jun 18, 2013 2:11 am

Aqui nesta internet ruim eu não consegui acessar o servidor, mas se houvesse uma votação para o membro mais prestativo do fórum eu não teria dúvidas de quem seria.

Muito maneira a iniciativa!

Poderíamos começar com o Acervo "Produto da Casa"!

Nada mais justo que hospedar em nosso servidor o que já é nosso!

Abraços!
Boromir
Boromir

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários ThMod

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários 1LugarTrofeu - Torneio de Justa
Mensagens : 429

Ir para o topo Ir para baixo

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários Empty Re: Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

Mensagem por jackads Ter Jun 18, 2013 2:46 am

Opa Boromir, muito bom você relatar o problema, aqui no meu pc estava funcionando tudo normalmente, mas depois que você falou fui perguntar para uns amigos e alguns relataram que não conseguiam abrir também, então acertei um probleminha aqui e eles conseguiram.

Aliás, um deles conseguiu acessar a raiz ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]), mas não conseguiu baixar o arquivo ainda não sei o por que.

Todos os outros conseguiram tanto acessar a raiz ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]) quanto baixar o arquivo ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]).

Espero que funcione aí e que a ideia seja útil.
Se gostarem, podemos colocar no ar, espaço no servidor tem bastante. ;)
jackads
jackads

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários ThMember04

Mensagens : 464
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários Empty Re: Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

Mensagem por Boromir Ter Jun 18, 2013 4:48 am

texto de teste, fórum dados limpos

Acesso perfeito! Arquivo baixado!

Muito bom, Jackads!

Parabéns!

Agora é produzir material do fórum!
Boromir
Boromir

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários ThMod

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários 1LugarTrofeu - Torneio de Justa
Mensagens : 429

Ir para o topo Ir para baixo

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários Empty Re: Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

Mensagem por Lestath Ter Jun 18, 2013 8:18 pm

Funcionando perfeitamente!

Será que serve para fotos também?

O Boroma puxa-saco tem razão, Jacka!

Você é 10!
Lestath
Lestath

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários Empty Re: Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

Mensagem por jackads Ter Jun 18, 2013 8:28 pm

Que nada gente, é vocês que tem as ideias.
Serve para foto sim, para qualquer tipo de arquivo, zip, tudo, coloquei txt como exemplo.
O script que fiz serve tanto para exibir o arquivo (caso seja possível) quanto para fazer o download.

Hospedei uma imagem lá para dar exemplo, você por exemplo poderia baixa-la aqui http://dadoslimpos.tk/?file=Ff8-blue-dragon.gif

Ou exibi-la no fórum (usando o mesmo link):
jackads
jackads

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários ThMember04

Mensagens : 464
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários Empty Re: Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

Mensagem por Rotieh Qua Jun 19, 2013 6:26 am

Maravilha, Jackads!

Realmente você tem sempre ótimas surpresas!

Mas me diga, isto não te atrapalharia mesmo?

Talvez eu possa ajudar a manter o servidor então ;)
Rotieh
Rotieh

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários Empty Re: Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

Mensagem por jackads Qua Jun 19, 2013 7:54 am

Não me atrapalha não, eu tenho 20GB de espaço, dificilmente eu usaria mais do que 2GB desse servidor.

E o tráfego que vocês usariam seria mínimo, aqui não é um grande centro de downloads, só de vez em quando que o pessoal baixa alguma coisa, nem teria problema nenhum.

Não precisa ajudar com nada não, esse servidor já é mantido por outros trabalhos hospedados nele, usá-lo ou não para isso não influencia ou encarece em nada, está com espaço e banda de tráfego disponível e sem uso, então sem problemas. ^^
jackads
jackads

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários ThMember04

Mensagens : 464
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Wiki e ferramentas para Criação de Cenários Empty Re: Wiki e ferramentas para Criação de Cenários

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos