Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Natures - Só interpretação ou Status modificados?

+3
Mcdowell
Dark
Rotieh
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Rotieh Sex Mar 04, 2011 5:56 pm

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Pokes

Ash Natures!

Mais um tópico de discussão, agora acerca de Natures, ou Personalidades, comportamento, a natureza de seu pokémon.

É fato que a Nature influenciará na interpretação, mas ela deveria influenciar nos atributos, status e poderes dos mesmos?

Segue uma lista de Natures traduzida por Edu:

  • Adamant: Duro, inflexível;
  • Bashful: Acanhado, tímido;
  • Bold: Corajoso, valente, audaz (eu diria mais como vigoroso);
  • Brave: Bravo, Valente;
  • Calm: Calmo;
  • Careful: Cuidadoso, atento;
  • Docile: Dócil, obediente;
  • Gentle: Suave, Bondoso;
  • Hardy: Resistente, forte;
  • Hasty: Apressado, impaciente;
  • Impish: Travesso, Brincalhão;
  • Jolly: Alegre, Divertido;
  • Lax: Relaxado, preguiçoso;
  • Lonely: Solitário;
  • Mild: Meigo, Suave;
  • Modest: Modesto, humilde;
  • Naive: Ingênuo;
  • Naughty: Malcriado, Desobediente;
  • Quiet: Quieto;
  • Quirky: Estranho;
  • Rash: Impulsivo, ansioso;
  • Relaxed: Relaxado;
  • Sassy: Insolente, Atrevido;
  • Serious: Sério;
  • Timid: Tímido.


Ocorre que, para mera interpretação, há Natures que se assemelham muito, ficando até mesmo repetitivo.

No tópico irmão, temos o comentário de Edu:

Pela questão de diversificar as características de pokemon para pokemon entende. No caso eu usei o exemplo do bulbasaur, usarei a carta dele tbm pra ilustrar a você, usei o exemplo da nature bold(corajoso) que diminui um do Attack e aumenta um de Defense, isso tornaria um bulbasaur diferente de outro o que torna o jogo mais interessante.

E, a seguir, o comentário de Mcdowell:

Eu entendi isso, Só que no jogo a nature modifica 10% pra mais ou pra menos num stat. E 1 "bolinha" qnd vc tem no maximo 6 é uma mudança enorme nao?

A idéia é legal, mas acho q a nature pode interferir em certas atitudes do pokemon que o mestre pode determinar

Eu digo que realmente 1 ponto modifica MUITO um poké.

Muito mais que 10%.

Mas como sou leigo em pokémon ainda, não posso dizer o que é melhor.

Mas pensei que as natures poderiam influenciar na interpretação e em algo menos impactante, como um ganho a mais de Experiência ou Felicidade na realização de determinadas tarefas, ou diminuição do tempo de aprendizado de determinados poderes, ou até mesmo recuperação de danos diários ou coisa assim.

Sem mecher nos Status.

Este tópico empenha-se em encontrar solução para este caso.

E se ficar que Natures servirão apenas para interpretação, devemos bolar uma lista mais "palpável" ao mestre e jogador, baseada em alguma numeração de dados (para criar um efeito aleatório quando desejado).

Eis uma tabela do que ocorre no game virtual sobre as Natures:

Natures - Só interpretação ou Status modificados? 092707_pokemusing_obs1--screenshot_large

Comentem.
Rotieh
Rotieh

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Dark Sex Mar 04, 2011 6:23 pm

Concordo com McDowell. Uma bolinha pra cá ou pra lá pode tornar o pokémon único, mas é coisa pra caramba! Perder um ponto em defesa ou velocidade pode fazer toda a diferença na batalha. Sem falar nos problemas que isso pode causar, como confusões com cards ou simplesmente alguém esquecer de trocar os pontos, fazendo as contas serem diferentes.

Acho que o temperamento do Pokémon pode ser meramente interpretativo. Uma boa interpretação pode significar um menor tempo de aprendizagem e mais felicidade ao pokémon (ou exp, quem sabe?).
Dark
Dark

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Mcdowell Sex Mar 04, 2011 6:36 pm

wow curti essa tabela! Resumiu legal! xD

Mas enfim, a nature é sim, mais uma forma que a nintendo achou para diferenciar cada pokemon, já que nao temos indivíduos iguais na mesma espécie e isso dá uma sensação que akele pokemon é seu, é único. Mas essa mudança é tímida, é para faze-los diferentes, mas sem perder a identidade da espécie. Um bulbasaur sempre vai ser um bulbasaur.

Mas se aplicar essa regra ao pé da letra no RPG, esse pokemon pode perder a identidade. Imagine um Venusaur tímido... Venusaurs são típicamente lentos, mesmo com uma nature que beneficia a speed, ele nao vai ser mais veloz que pokemons naturalmente velozes pq essa é a identidade da espécie. Só q esse 1 ponto a mais na velocidade do Venusaur no RPG iria descaracterizar ele. Ele talvez ficasse mais veloz que muito pokemon

E vamos concordar, seria bizarro ver um Venusaur correndo mais que um Flareon...
Mcdowell
Mcdowell

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember04

Mensagens : 584

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Moriph Sex Mar 04, 2011 7:08 pm

seria realmente bizarro


eu apoio que a personalidade de um poké seja interpretativa tbm
Veja desse lado:
Meu cyndaquil é tímido
Seria uma característica dele
e se ele evoluir, ia continuar sendo
pq é o mesmo poké
mas um Thyphlosion tímido é... impossível
Moriph
Moriph

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember06

Mensagens : 1603

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Rotieh Sex Mar 04, 2011 8:08 pm

Seguindo as três opiniões acima, poderíamos criar uma tabela somente interpretativa, evitando repetições.

--

No mais, atendendo ao Moriph, acham necessário que esta Nature se altere com o passar das evoluções?

Eu consigo imaginar um Thyphlosion tímido sim, mas que é decidido em batalha.

O que pensam?

Esta nature seria mutável?
Rotieh
Rotieh

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Mcdowell Sex Mar 04, 2011 9:33 pm

Pra deixar mais interessante o RPG eu acho q sim. É legal ver sua magikarp insegura se tornando num confiante Gyarados
Mcdowell
Mcdowell

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember04

Mensagens : 584

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Razar Sáb Mar 05, 2011 2:54 am

Não sei... Muitos terem temperamentos parecidos. Acho que eu vejo um Typhlosion tímido e na hora da batalha se mostra um confiante pokemon! [2]

Pontos a mais são fora de questão eu acho... Mudaria muito!

Agora temperamentos... Até que dá! Alguns e tals, mas acho que seria legal ter uns que não seguem essa regra, apenas para ficar mais divertido.
:D
Razar
Razar

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember06

Mensagens : 1501
Localização : CG

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Anji Sáb Mar 05, 2011 4:41 am

Tbm acho que uma bolinha pode fazer muita diferença, acho que isso todo mundo concordando.

Quanto a manter o nature, não sei como isso funcionaria para o mestre, mas é totalmente possível. Um exemplo claro foi o charmander do Ash no desenho quando evoluiu.

Tbm tinha o primape, que mudou de temperamento quando o Ash ganhou a confiança dele. E tinha o pidgeoto que sempre foi fiel com o Ash e não mudou seu comportamento mesmo depois de evoluir.

Ou seja, acho que um pokemon pode mudar sua nature tranquilamente, assim como pode ser o mesmo de sempre xD.
Anji
Anji

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember04





Mensagens : 507

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Razar Sáb Mar 05, 2011 4:54 am

Sim sim! Mas tipo... não ficar com cliches do tipo: bulbasaur valente, charmeleon teimoso... Sabe... ter coisas como bulbasaur covarde, charmeleon fiel... Mas sim... Temperamentos para os pokemons ia ficar legal!

Óbvio que voce nao vai pegar um slowpoke e ser o cão chupando manga xD
Acho que tem uns que o temperamento já ta embutido... olha a cara do slowpoke mano! hauahuahua

É oq eu acho né...
Razar
Razar

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember06

Mensagens : 1501
Localização : CG

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Anji Sáb Mar 05, 2011 4:57 am

slowpoke - hiperativo

Wait...WHAT?
Anji
Anji

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember04





Mensagens : 507

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Dark Sáb Mar 05, 2011 3:39 pm

Eu acho que o temperamento do pokémon não muda, não...

Sobre o Charmander/Charmeleon/Charizard, não é algo específico do pokémon do Ash, mas sim as características da espécie. Se você olhar na pokedex, Charmeleon e Charizard são naturalmente daquela forma. Eles desprezam adversários mais fracos e se recusam a lutar (terei problemas xD).
Dark
Dark

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Rotieh Sáb Mar 05, 2011 5:28 pm

Um Slowpoke hiperativo seria um Slowpoke um pouco menos preguiçoso.

Acho que estas natures influenciam em naunces de cada espécie.

Um bulbasaur covarde ainda poderia ser mais corajoso que alguns parasects.

Foi só um exemplo. xD

----------

QUanto à mudança de caráter, será que é bom montar uma tabela na qual a felicidade influencia?

Ou não?

Ou uma tabela por experiência? Afinal, a experiência pode trazer confiança, sei lá...

Que pensam?
Rotieh
Rotieh

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Anji Sáb Mar 05, 2011 5:35 pm

eu acho que nesse sentido já está complicando d+

acho que a personalidade deveria ser fixa e ter a possibilidade de mudar caso o pokemon evolua ou aconteça algum evento muito importante que influencie a mudar
Anji
Anji

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember04





Mensagens : 507

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Moriph Sáb Mar 05, 2011 6:59 pm

Felicidade influenciando o ataque seria uma maravilha

mas alterar o status já seria muito
Moriph
Moriph

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember06

Mensagens : 1603

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Razar Sáb Mar 05, 2011 7:11 pm

Ah, acho que o temperamento, se mudar, tem que ser quando evoluir. Porque pelo tópico lá sobre experiencias, o pokemon só evoluiu quando tem um numero "x" de felicidade. Mas imagina um charmander que tem a experiencia para evoluir e nao a felicidade... o temperamento mudar para um charmeleon chato? Sei la...

PS: entendi certo sua idéia Rotieh? xD
Razar
Razar

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember06

Mensagens : 1501
Localização : CG

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Rotieh Dom Mar 06, 2011 4:52 am

Olá!

Estive pensando em natures interpretativas, e cheguei a um número considerável delas...

Mas para que coubessem na numeração de um dado, tive dificuldades.

Ao todo, pensei em 16, mas os dados mais próximos são o d12 ou o d20.

Não fui capaz de pensar em natures novas que não fossem repetitivas, então exclui algumas para ficar com o d12.

O mestre sorteia o novo caráter do pokémon:

01- Confiante
02- Covarde
03- Carismático
04- Tímido
05- Brincalhão
06- Sério
07- Explosivo
08- Carrancudo
09- Hiperativo
10- Preguiçoso
11- Altivo
12- Ingênuo

A alteração da personalidade pode ser instituida pelo mestre, dependendo da dedicação do treinador para com seu pokémon.

COmo fora dito, um treinador que se empenha em demonstrar confiança a um Cindaquil medroso, pode vir a vê-lo confiante em suas evoluções.

Caberá ao mestre decidir se é viável e merecida a mudança.

Mudanças contrárias também são válidas.

---

A felicidade influencia muito no comportamento do pokémon, mas não em sua personalidade.

Um pokémon solitário, arredio, ainda poderá confiar plenamente em um treinador, embora permaneça afastado do resto do grupo. Isto não é falta de companheirismo, é somente sua personalidade expressando-se por ele.

A felicidade do pokémon influencia no modo com o qual ele olha para seu treinador.

Eu bolei um "termômetro" da felicidade, que possui vários níveis!

Quando capturamos um pokémon, geralmente ele vem com 10 de felicidade, então pensei que 10 seria a pontuação básica para "Desconfiado", uma vez que ele não conhece ainda seu treinador.

Números abaixo de zero existem sim. Para treinadores que, mesmo chegando à desobediência, utilize de maus tratos com seu poké (talvez por ele estar desobediente), chegando a um nível onde o pokémon se altera e pode atacar seu treinador.

Segue a lista:

-1 - Agressão
00 - Desobediência
10 - Desconfiança
20 - Confiança
30 - Amizade
40 - Dedicação
50 - Amor

Lembrando que pokémons iniciais possuem um laço afetivo muito mais forte com seu treinador, então eu diria que com 20 pontos já teriamos "Amizade".

Talvez isto não seja lá uma boa idéia, mas estou a apresentando.

Comentem!
Rotieh
Rotieh

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Moriph Dom Mar 06, 2011 2:10 pm

Idéia perfeita!
Os gráfico que vc fez merecem nota 10, eu concordo com tudo Visto


EU apóio esse post do Rotieh sobre natures.
Moriph
Moriph

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember06

Mensagens : 1603

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Dark Dom Mar 06, 2011 4:52 pm

Excelente lista das natures. 12 parece realmente boa, caso seja só interpretativo. Parece que os temperamentos essenciais estão ali.

Quanto a lista da felicidade, nada mais que perfeito! Realmente ótimo. Eu só inverteria amizade com confiança. Acho que primeiro o pokémon viraria amigo do treinador, para aí então confiar plenamente nele.
Dark
Dark

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Razar Dom Mar 06, 2011 6:47 pm

Acho a lista boa.

Deixaria do jeito que ta... Porque para você ser amigo, você tem que confiar. Eu acho né xD
Razar
Razar

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember06

Mensagens : 1501
Localização : CG

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por EduMReis Dom Mar 06, 2011 9:43 pm

Poxa eu ia curtir o status mudando...
Natures - Só interpretação ou Status modificados? 766358
Bem, ainda assim eu uso em mesa, e ficou legal, como aqui é uma votação tenho apenas de me conformar.

Quanto a questão de interpretação conforme a nature, eu penso que a nature nunca deverá mudar, a nature é o foco central do caráter do pokémon, não é a única característica que ele tem, mas é o que RESUME o caráter e o jeito dele de ser, não quer dizer que um pokemon covarde será cpvarde o tempo todo, e cá entre nós, até onde sei ninguém muda drsticamente de caráter em um minuto, então o que explicaría mudar a natureza dele se ele evoluir???
:s

Um typhlosion timido pode surgir sim, com certeza, mas não quer dizer que seja para batalhar por exemplo, ele pode ser tímido com femeas, com outras pessoas, enfim, o jeito dele é mais fechado e não tímido pra tudo, é o foco do caráter dele.
Quanto a fazer tabelas de natures eu particularmente acho que sería desnessessário, muita coisa a ser vista pelo mestre, além de ser muito complicado e irregular de criar. Acho que nature não deve ter a ver com felicidade e nem xp.

Uma proposta para que os status sejam mudados poderia ser em questão de desempate (é só uma idéia não me crucifiquem), como por exemplo na luta de meu irmão e o Dark, os dois garchomps tiveram iniciativas iguais, eles poderiam desempatar se um deles tivesse uma nature que aumentasse a velocidade.(Tudo bem teriam problemas e nem eu to muito confiante nessa idéia, mas deixa assim).

Acho que neste caso as natures deveria ser uma característica meramente interpretativa, e em relação as mudadnças de status deve ser uma decisão a se colocar como facultativa de cada mestre, não descartando a possibilidade mas também não deixando como regra titular do sistema.
EduMReis
EduMReis

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThDesigner-1

Mensagens : 907
Localização : Canoas

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Rotieh Sáb Mar 12, 2011 3:41 pm

No caso do Dark e Flávio, só não jogamos a iniciativa novamente para ganharmos tempo.

Em um jogo normal, era só relançar a iniciativa para desempate.

Mas sou favorável à idéia de Natures que mudam status ser uma regra opcional.

A podemos descrever em um quadro específico, demonstrando que é facultativa.

Alguns mestres porventura a utilizarão, assim como o Edu, então é muito válida sim.

Mas teremos que prostrar alterações de atributos dentro da nova lista, que obedece a variável do d12.

Tenho algumas dicas, mas não sei se estará de bom grado:

01- Confiante

02- Covarde +1 Speed, -1 Attack - Seu medo os ensinou a correr muito dos perigos, e que o ataque nem sempre é a melhor defesa!

03- Carismático
04- Tímido
05- Brincalhão
06- Sério

07- Explosivo +1 Attack, -1 Defense - Como são explosivos, não se preocupam em defender, só são obsecados por sua ira momentânea.

08- Carrancudo
09- Hiperativo

10- Preguiçoso +1 HP, -1 Speed - Preguiçosos não costumam correr muito, -1 na speed. E Sua preguiça ao menos lhe concede vigor (ele é gordo mesmo), o que aumenta sua resistência.

11- Altivo
12- Ingênuo
Rotieh
Rotieh

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Anji Sáb Mar 12, 2011 4:50 pm

Também creio que essas 12 natures estão boas, mas poderia ser aberto ao mestre dar uma outra nature ao pokemon se assim desejar, uma que esteja fora da lista.
Anji
Anji

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember04





Mensagens : 507

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Moriph Sáb Mar 12, 2011 6:19 pm

aí fica boa

pokémon perde em um mas ganha em outro
fica mais balanceado '-'

ficou muito bom
Moriph
Moriph

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThMember06

Mensagens : 1603

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Rotieh Sáb Mar 12, 2011 6:47 pm

A lista passada pelo Edu também perdia e ganhava.

O problema é que muitos (como eu) pensam que ganhar ou perder 1 ponto em um jogo onde 6 pontos é o limite, é muita coisa.

Mas faremos a lista, pois a diversidade de pokémons mesmo sendo da mesma espécie deve prevalescer.

----

Anji, se o mestre resolver utilizar a tabela, ele poderá dar uma personalidade aleatória, mas esta tabela é apenas um auxílio ao mestre, uma facilidade de acesso, até mesmo para pokés selvagens.

É comum isto, como no D&D e suas tabelas de comportamento PDM no livro do mestre.

Mas caso ele queira adotar a regra opcional de alteração de atributos por nature, recomendamos que ele não tente inventar alguma, poderá desbalancear.

Estaremos de olho para que isto não ocorra;
Rotieh
Rotieh

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Dark Dom Mar 13, 2011 4:10 pm

Bom, assim ica legal. A regra das naturezas pode ser opcional. Se o mestre acha exagero mudar 1 ponto numa ficha em que o máximo é 6, ele não usa. Mas se o mestre gosta de que cada pokémon tenha sua particularidade e etc, poderá utilizar a regra em sua mesa. =]
Dark
Dark

Natures - Só interpretação ou Status modificados? ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

Natures - Só interpretação ou Status modificados? Empty Re: Natures - Só interpretação ou Status modificados?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos