Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma palavra sobre a interpretação.

2 participantes

Ir para baixo

Uma palavra sobre a interpretação. Empty Uma palavra sobre a interpretação.

Mensagem por Rotieh Ter Nov 30, 2010 9:32 pm

Uma palavra sobre a interpretação. Div-01

Sobre o Old School e o que há por trás do sistema:

Há uma discussão bastante longa entre os amantes old school e a galera do new school a respeito de sistemas de regras.

Muitos mestres, no entanto, defendem que Old School não é só um amontoado de regras, e muitos sistemas atuais nos permitem um jogo Old School, sem problemas para a mecânica. Isto porque o Old School concentra-se na interpretação, e não nos números.

Tá, tá, necessitamos do números, e tal, mas concordem que é totalmente interpretativo.

--

Minha noção de Old School pode ser completamente distorcida, mas eu acredito que não está havendo coerência na interpretação.

"Mas Rotieh, não é ditado que 'não existe forma errada de jogar'?" - sim, mas não posso interpretar como um magnata europeu em uma campanha no japão feudal.

"Mas você não nos propôs formas de interpretar! A culpa é sua!" - nunca neguei isto! Realmente não acreditei que a interpretação necessitaria de rédeas, mas como estamos em um RPG de forum, e não em mesa, estes atrasos custam muito para o desenrolar da trama, e podem esfriar ânimos.

--

Isto NÃO É privá-los da interpretação, mas guiá-los para uma linha interpretativa que vá auxiliar no andamento da aventura. Espero que me entendam.

Cerveja O básico da interpretação:

Estamos em outro mundo, totalmente baseado na Europa Medieval (praticamente todo RPG medieval é baseado nisso)... eu sempre imaginei o RPG old school como o bom "Herói de Capa e Espada", ou seja, os heróis clássicos, salvando donzelas, matando dragões, com a diferença que as donzelas são ótimas aventureiras também.

Então eu gostaria de dar "dicas" para que a interpretação flua de modo a auxiliar na campanha:

Respeito: Deve haver respeito. Não se pode chegar dentro da casa de alguém e não cumprimentar. Ainda mais na casa de um Mago, pesquisador e que está tentando resgatar alguém!

Todos gostam de respeito. À medida que aventura fluir, os NPCs irão interagir de acordo com o modo que vocês se dirigem a eles.

Cumprimentem. Não chamem meramente de "você"... escolham atributos! Ressaltem!

- Anão: Grosseria não é para os anões! Nos acostumamos a interpretar anões carrancudos! Está certo! Mas anões são exemplos natos de nobreza e educação na hora de tratar com as pessoas. E não se negocia com sarcasmo nesta época, pode-se utilizar outros argumentos mais sólidos e educados. A hora de sentir raiva é quando verem algum ser goblinóide andando nas ruas, não como um convidado, dentro da biblioteca de um mago!

- Mago: Magos são sábios. Os sábios evitam discussões inúteis. Não as provoque, muito menos as incite. Se foram rudes, contorne, releve. Dê uma punhalada sarcástica, daquela que somente outro mago entenderia. Ao tratar Nethril, um colega de profissão, expressões no superlativo são sempre marcantes! Magos são famosos por seu palavriado envolvente, acaricie o ego dos outros com tratamentos como "caríssimo", "ilustríssimo", "digníssimo", "soberano mestre", coisas assim. Magos não perdem a cabeça facilmente, eles deixam isso para os bárbaros.

- Clérigo: Clérigos não são homens afobados, eles possuem a paz de sua divinidade canalizada em seus corpos! Cumprimentam sempre, são educados, devem passar sempre a melhor impressão. Curve-se, em reverência. Não toque no assunto "dinheiro", você vive de sua fé, não do dinheiro sujo dos homens! MAs não diga isso a eles, é feio. Narre mais suas ações, recheando-as com atos clericais, como por exemplo: "Ao sair da torre de Nethril, Lordan olha para trás e faz uma longa reverência, e ergue seus braços logo após, abençoando aquele local em nome de sua divinidade". Eu não cobro pontos por isso, só enriquece o jogo!

- Ladino: Ladinos são ardilosos, tudo bem. São silenciosos, preferem observar que interagir, pode ser. Não são os mais educados, é verdade. Até o momento, nenhuma reclamação, mas ainda pode melhorar bastante! Ladinos podem não notar os rótulos dos livros, mas notam muito bem a qualidade do ouro do castiçal sobre a mesa! Indague mais! Faça leves reverências, sempre evite dizer seu nome, mas isto não evita um bom cumprimento: "Um belo dia, mestre arcano. Acredito que posso cumprir com todas suas expectativas, me aguarde ao fim de 5 dias. Belo castiçal, o senhor tem bom gosto!" - interpretação! =D

--

Respeito: Está faltando respeito entre vocês mesmos. São uma equipe, e já viveram aventuras juntos! Sabe-se lá quantas vezes um já salvou a pele do outro, então possuem uma espécie de "Pacto de gratidão".

Não se dirige um ao outro com insultos, não importa a intensidade dos mesmos.

Poxa, galera, tentem ser mais "nobres", como os bons e velhos "heróis de capa e espada".

Arquétipos para personagens:

O anão é um nobre guerreiro, se orgulha de seu machado, o alisa, todas as manhãs a sua lâmina é polida, assim como sua armadura. Ele pode gostar de um bom fumo do sul, e beberricar vinho. Sinceramente, ele não precisa de grana para aceitar esta missão.

O mago é um sábio detentor de um conhecimento explêndido, pode gostar de observar belas paisagens enquanto medita sobre as nuances da magia. Ele pode preferir um vinho mais suave, aliado a uma boa leitura. Sinceramente, ele não tem pavio curto, não é bárbaro.

O clérigo é um religioso fiel e justo, bondoso e caridoso! Ele pode gostar de organização, e evita beber desnecessáriamente, mas não precisa se privar. Ele pode também manter sempre impecável seu símbolo sagrado, e ora três vezes ao dia. Ele não precisa de dinheiro, e geralmente doa sua parcela para entidades necessitadas.

O ladrão não precisa ser gatuno, mas conhece que o dinheiro lhe traz satisfação e regalias, então ele é quem deveria estorquir o mago, sempre com ótimos argumentos. Ele pode preferir cerveja à vinho, e não deve fumar, para que seu cheiro seja menos detectável no escuro.

--

Vocês conseguem agir em um grupo que se goste como amigos! Não existe "caótico" nesta mesa, nem mesmo o ladino! Ele se preocupa com a integridade de seus amigos. É isso que são.

Obrigado =)

--

Comentários aqui sobre interpretação.
Rotieh
Rotieh

Uma palavra sobre a interpretação. ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma palavra sobre a interpretação. Empty Re: Uma palavra sobre a interpretação.

Mensagem por Sasquatch Ter Nov 30, 2010 11:52 pm

Rotieh escreveu:Sinceramente, ele não tem pavio curto, não é bárbaro.

Ok.
Vou tentar =/
Sasquatch
Sasquatch

Uma palavra sobre a interpretação. ThMember04

Mensagens : 471
Localização : Vastos Campos do Norte

http://twitter.com/ipsiloncampos

Ir para o topo Ir para baixo

Uma palavra sobre a interpretação. Empty Re: Uma palavra sobre a interpretação.

Mensagem por Rotieh Qua Dez 01, 2010 2:17 pm

Obrigado cara =)

Tenho certeza que tentar novas personalidades irá ampliar e muito sua experiência de jogo!

Também deixo a certeza de diversão =)
Rotieh
Rotieh

Uma palavra sobre a interpretação. ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma palavra sobre a interpretação. Empty Re: Uma palavra sobre a interpretação.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos