Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis

4 participantes

Ir para baixo

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis Empty [Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis

Mensagem por Boromir Seg Jun 04, 2012 5:11 pm

Olá dadoslimpenses!

O Tio Nitro tem postado em seu blog (NitroDungeon - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] alguns posts com dicas para Mestres e Jogadores!

Vamos comentá-los por cá (e por lá também, somos educados), e migrar para um novo patamar RPGístico!

Vamos ler e ganhar XP galera!

Vamos subir de level como mestres e jogadores!

Dicas de RPG do Tio Nitro: Dicas para Representar Personagens de Mestre Memoráveis!

Um jogo de rpg é bem sucedido a medida que os PdMs (Personagens do Mestre) são marcantes para os jogadores. Muitas vezes o problema de uma aventura é a falta de PdMs interessantes para os PdJs (Personagens dos Jogadores) interagirem. Nas minhas aventuras, alguns dos momentos mais relembrados pelos jogadores são aqueles que envolvem PdMs que chamaram a atenção ou que roubaram a cena. E o segredo de criar e interpretar PdMs memoráveis é entrar de cabeça na história, usar o momento para atuar e supreender os jogadores.

Uma das partes mais importantes de um PdM que interagem com os Pdjs é sua fala. A voz é um dos instrumentos mais importantes de um Mestre de RPG, e com um pouco de esforço e desinibição, você pode criar novas vozes para seus PdMs. Uma empostação de voz, uma fala diferente, um vocabulário peculiar podem ajudar a criar um PdM memorável. Se os PdJs encontram com um mendigo, o mestre pode fazer uma voz rouca pontilhada com tosses para marcar bem o personagem. Atuar é sempre melhor do que descrever, quando se trata das reações de um PdM. Ao invés de dizer, “o capitão da guarda olhou irado para vocês, e falou entre dentes cerrados”, se o mestre atuar dessa forma, falando com os dentes cerrados e franzindo o rosto, o impacto será muito maior e você ganha em imersão, ou seja, os jogadores entrarão mais no que está acontecendo no momento.

- Boromir diz: não é tão complicado. Meu mestre anotava em uma folha o nome dos PdMs e colocava na frente algumas dicas de personalidade e atual condição (acho que no livro do mestre do D&D 3 tem uma tabela com personalidades, é só rolar 1d100)...

Bom, outra coisa maneira é colocar alguma doença (dosar... não coloque isso em todos, perde o encanto do detalhe), como um acesso de tosse, manchas na pele, varíola em um estágio inicial ou mesmo uma inquietação por querer ir ao banheiro (risos).

Continuando...

Um fator que atrapalha é a inibição, muitas vezes o mestre pode se sentir intimidado em entrar na pele de um PdJ. Para combater essa inibição o importante é ter um bom relacionamento com os jogadores, e um respeito mútuo dentro da mesa de jogo. Com a prática, tanto os jogadores quanto o mestre ficam mais a vontade de representar seus personagens. Muitos mestres reclamam que seus jogadores não interpretam seus personagens, quando eles mesmos tem que passar o exemplo. Eu percebo que quando eu interpreto mais teatralmente meus personagens de mestres, meus jogadores se sentem mais a vontade de interpretarem seus personagens de maneira mais teatral também. Quando eu estou mais desanimado e descrevo mais do que interpreto as ações dos meus PdMs, os jogadores tendem a descrever mais do que interpretar as ações dos seus PdJs. Por isso foco tantos posts em dicas para os mestres, primeiro para eu mesmo procurar sempre melhorar a minha atuação como mestre e em segundo porque acredito que os mestres são os principais responsáveis pela preservação, continuação e expansão do nosso hobby.

Bravo!

ótima colocação!!

Segue...

A linguagem corporal na representação de PdMs também é fundamental. Eu costumo me levantar pra caramba quando estou mestrando, e o impacto da linguagem corporal ao representar um PdM é considerável. Experimente representar um Dragão de pé, tansformando suas mãos em garras e vá caminhando por trás dos jogadores vagarosamente, enquanto você fala a famosa ladainha do Dragão-que-foi-invadido, dizendo que vai fazer picadinho assado dos PdJs! isso dá um efeito muito maior do que simplesmente ficar sentado e descrever que o dragão fez isso e isso, e falou isso e isso, etc. Em jogos de horror, como Call of Cthulhu por exemplo, a linguagem corporal ajuda muito a dar os famosos “sustos” nos jogadores (lembrando, o principal alvo de um RPG de horror é o medo dos Jogadores, mais do que dos PdJs!). Use a linguagem corporal para expressar o tipo de personagem, por exemplo se curve todo para representar um velho cacético, mire do alto de maneira bem metida para representar um lorde metido a besta, faça caretas, sorrisos malévolos, etc. Quando eu assisto filmes ou peças de teatro, por exemplo, presto muita atenção nos atores, em como eles usam da linguagem corporal para mostrar o tipo de personalidade e status social do seu personagem.

Entrar na mente do PdJ é também essencial para interpretá-lo bem. Sempre que estou representando um PdM penso qual é a principal motivação do personagem. O que ele quer? O que ele quer com os PdJs? Quais segredos ele possui? Imaginar um passado para o PdJ ajuda muito a dar mais vida para ele. Imagine o que ele estava fazendo antes que os PdJs o encontrassem. Se ele tem algum trauma, imagine como esse trauma afetou sua personalidade. Ele é alegre, depressivo, frio, emotivo, passional, ciumento, etc.

COMENTEM, GALERA!

O texto completo você encontra no blog do nitro, no link:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Yosh!
Boromir
Boromir

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis ThMod

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis 1LugarTrofeu - Torneio de Justa
Mensagens : 429

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis Empty Re: [Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis

Mensagem por Rotieh Ter Jun 05, 2012 7:36 am

Sempre que eu arquiteto um PdM eu também costumo inventar um breve histórico, que às vezes um jogador acaba descobrindo, enriquecendo a campanha.

Por exemplo, em uma aventura eu estava a mestrar, e disse que o dono da hospedaria parecia ter os olhos um pouquinho inchados. O bacana é que um dos jogadores invadiu o quarto dele para roubá-lo, e encontrou uma pintura em tela de uma moça jovial pendurada na parede próximo à cama, um tanto maior que as normais.

Ele foi mais à fundo e descobriu um pouco da vida do taverneiro, o que acabou gerando uma sidequest de vingança!

E eu montei-o assim:

Gregor "Testa-de-ferro" Matrezanni - 45 anos, alto, barriga sobresalente e pele queimada. Calvo, de testa brilhante tingida por algumas sardas. Barbas grisalhas e ralos cabelos laterais negros.

Perdeu a esposa durante uma das invasões bárbaras dos povos vizinhos, os Imaculados.

Rude, mas prestativo.

Não se toma nem 2 minutos para arquitetar um personagem assim ;)

Abraços!
Rotieh
Rotieh

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis Empty Re: [Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis

Mensagem por Lestath Ter Jun 05, 2012 6:00 pm

Realmente, os jogadores são, em geral, o reflexo do mestre.

Se o mestre está animado, todos se animam!

Se ele desanima, a campanha não anda.

O mesmo para interpretações em geral... Se o mestre dá o exemplo, tenha a certeza que os jogadores seguirão com o tempo ;)

Ótimo tópico, Boroma! xD

WUIdiauhdiauwh
Lestath
Lestath

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis Empty Re: [Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis

Mensagem por Elendil2 Ter Jun 05, 2012 9:11 pm

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis True-story-icon-300x296

Tanto o tio Nitro, o filho de Denethor e o Rotiê e o Lestath estão certíssimos. Também costumo interpretar e fazer um tremendo live action (kkk) mas já desanimei as vezes o que levou a praticamente interromper a campanha...

Para ser mestre tem que ter um certo perfil e na minha opinião nem todo mundo consegue mestrar satisfatoriamente. Eu mesmo me meto a mestrar mas não tenho o perfil, meto a cara pra mestrar, mas sou preguiçoso para fazer preparativos e não gosto de gastar tanto tempo com montando as coisas, como o meu mestre Rotieh, que parece (para nossa alegria xD) ter o prazer até mesmo na preparação!!!

É isso ae, parabéns pelo post!!!
Elendil2
Elendil2

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis Empty Re: [Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis

Mensagem por Rotieh Qua Jun 06, 2012 1:01 am

Elendil2 escreveu:não gosto de gastar tanto tempo com montando as coisas, como o meu mestre Rotieh, que parece (para nossa alegria xD) ter o prazer até mesmo na preparação!!!

É isso ae, parabéns pelo post!!!

A preparação da aventura é uma de minhas partes favoritas!

Se tem sessão no sábado, domingo já estou cheio de tarefas para o RPG!

Trilha sonora, PdMs, mapas, cartinhas, monto os encontros, inimigos, lugares e muita, muita trama! =D

Ser mestre é maravilhoso! Talvez não precise de vocação, mas de motivação ;)
Rotieh
Rotieh

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis Empty Re: [Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis

Mensagem por Lestath Seg Jun 11, 2012 5:04 pm

Primeiro video cast dados limpos: Rotieh preparando uma campanha~!

Eu assistiria ;)
Lestath
Lestath

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis Empty Re: [Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis

Mensagem por Rotieh Ter Jun 12, 2012 4:58 pm

Não seria um bom vídeo.

em geral eu monto aventuras de forma muito bizarra, deixando sempre somente ganchos, que geralmente ninguém entende, só o Mestre.

=P

Mas posso montar mais vídeos da preparação de mapas, miniaturas e coisas assim ;)

Abraços!
Rotieh
Rotieh

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis Empty Re: [Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis

Mensagem por Boromir Ter Jun 12, 2012 6:15 pm

Nos interessamos muito nos vídeos, Pai! Sempre!
Boromir
Boromir

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis ThMod

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis 1LugarTrofeu - Torneio de Justa
Mensagens : 429

Ir para o topo Ir para baixo

[Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis Empty Re: [Dicas do Nitro] - Personagens Memoráveis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos