Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tipos de Jogadores! Quem é você?

+4
Razar
Rotieh
Dark
Albrecht
8 participantes

Ir para baixo

Tipos de Jogadores! Quem é você? Empty Tipos de Jogadores! Quem é você?

Mensagem por Albrecht Qui Ago 25, 2011 5:27 pm

Bom dia gente boa do fórum!

Antes de mais nada, mais uma vez não sei se este é o melhor lugar para postar este tópico. Entretanto se não for o Rotieh muda ele de lugar, se acostuma com minha bagunça ou simplesmente me chuta do fórum!

Em várias ocasiões encontramos alguns esteriótipos de jogadores, alguns chatos e outros são o sonho de consumo de qualquer mestre. Em qual deles você se encaixa? Já teve que tomar alguma atitude mais áspera por conta de algum?

Vamos à lista:

O indeciso: Esse tipo de jogador é aquele que nunca sabe o que fazer, seja por ter medo das conseqüências do jogo, ou por estar, simplesmente, perdido demais para poder saber o que fazer.
- Cena Comum: Quando questionado sobre o que vai fazer na cena, o jogador responde simplesmente: “Ai, ai, ai, o que faço agora?”

Normalmente o indeciso fica silenciosamente esperando alguém ficar com peninha (ou sem paciência) e "soprar" para ele qual a melhor coisa a se fazer.

O sabichão das regras: O terror do mestre, esse jogador é, geralmente, um mestre “aposentado”, ou um jogador que já leu o livro do jogador e de regras pelo menos umas duas vezes. Dessa forma, O sabichão das regras sente-se no direito de contestar o que ocorre no jogo e de citar regras que o mestre não está aplicando. Sem dúvidas, é o jogador que mais dificulta o andamento do jogo.
- Cena Comum: Discutindo com o mestre, fala: “Mas de acordo com o Livro do Mestre, página 122, você tinha de rolar um dado para ver a chance de a arma quebrar!”

Esse é um saco! Já deixei de chamar um colega pra jogar porque toda hora ele interrompia a narração pra falar que eu (mestre) tava fazendo errado, e que a regra era outra e Blá, Blá, Blá... Depois da palafra final do mestre ele ainda fazia cara de bunda e o clima ficava horrível.

O perguntador: Esse tipo de jogador é aquele que pergunta a mesma coisa, dezenas de vezes, para todos os NPCs que encontra no caminho, chegando a ser irritante (principalmente para o mestre).
- Cena Comum: Para todo NPC falante encontrado no jogo, surge a mesma pergunta: “Você sabe como faço para chegar na grande árvore dos frutos vermelhos?”

Esse eu nunca tive na mesa, mas se tivesse existe uma magia chamada "silence" que "misteriosamente" seria lançada nele a cada 15 minutos.

O impulsivo: O tipo de jogador mais amado pelo mestre de jogo, O Impulsivo é aquele que age sem pensar nas conseqüências para o grupo, ou para si mesmo; gosta mesmo é de ação.
- Cena Comum: O mestre narrava: “Vocês encontraram uma poção de cor parda, cujo…”, quando o Impulsivo interrompe: “Eu bebi!”

Esse é legal! É o tempero do churrasco! Não tem graça montar uma trama se ninguém faz nada com nada, apenas anda e vez em quando luta com alguém. Certa vez um amigo meu jogando com uma clériga de guerra, estava enfrentando um demônio (acho eu) que estava atrás de sua muralha de fogo (dano 2d4) e todos tinham lvl entre 1-3, ele era lvl 1 e estava com 5 pvs, enquanto todos ficaram com medinho ele se jogou no fogo (o dano saiu 2 e 1) rolou um crítico na espadada e acabou com o bixo!

O perdido: Facilmente encontrável entre jogadores iniciantes, o perdido é aquele que nada sabe sobre as regras e, até mesmo, sobre o que está acontecendo.
- Cena Comum: Quando questionado sobre o que fará, responde: “Quem? Eu?”

Normalmente é aquele cara que muitas vezes nem queria estar na mesa, foi pra não ficar sozinho por aí. Enquanto todos estão focados em encontrar o altar da perdição ele está focado a se lembrar o que ele comeu ontem.

O engenheiro de personagens: Esse é aquele jogador que passa horas debruçado sobre o livro de regras, criando seu personagem. Sabe, como poucos, como criar um personagem perfeito, e facilmente o fará se o mestre não estiver atento à sua construção.
- Cena Comum: Colocando essa desvantagem aqui (Senso de Dever para com raposas selvagens) poderei aumentar minha força, ou o clássico, em uma variação apelona, vou comprar Empatia com Animais para ter o bônus em Medicina e Cirurgia.

Esse é nojento, e muitas vezes pode acabar com o jogo se não for segurado. Ele possui uma capacidade incrível de explorar todas as fraquezas de QUALQUER sistema. Já vi um camarada fazer um personagem de 100 pontos em GURPS que possuia 16 de esquiva (resumindo, menos de 16 em 3d6 e ele não era acertado pelo golpe, maneiro né?)! Depois que um amigo meu montou um super personagem em Arkania, passei a mestrar usando personagens prontos. Monto alguns (de acordo com a personalidade dos meus jogadores) e eles escolhem e ficam felizes...

O puxa-saco: Personalidade comum, não somente no mundo dos RPGs, o puxa-saco procura, a todo tempo, bajular o mestre para conseguir concessões e, quem sabe, ter o mesmo status da namorada/pretendida do mestre.
- Cena Comum: É sempre o primeiro a rir, seja qual for a piada contada pelo mestre.

Esse cara é meio sem-noção, mas pelo menos muitas vezes pode render uma casquinha do mc donalds ao mestre às vezes hehe...

O bom-vivant: É o jogador que não se preocupa com nada mais, a não ser a diversão do jogo. Não importa se possui o melhor, ou o pior personagem, quer, apenas, divertir-se jogando RPG.
- Cena Comum: Quando o grupo entra em discussões, sempre se oferece para resolvê-las e continuar, logo, o jogo.

É muito chato quando os jogadores ficam discutindo pra saber quem é o melhor/mais forte, esse cara é uma mão na roda quando você quer que eles entrem logo na missão.

O sentimental: Esse tipo de personagem apega-se sempre ao lado sentimental de cada cena. Se alguém é atingido, preocupa-se com a dor, se um NPC o agrada, logo quer manter maiores relações.
- Cena Comum: O mestre narrava: “Vocês caminhavam pela floresta e encontraram…”, quando o sentimental interrompe: “A vista era bonita?”

Esse eu nunca tive na mesa...

O palhaço: Essencial para deixar as partidas mais divertidas, o palhaço está no jogo, apenas, para divertir-se e “mostrar-se” para os demais jogadores. Possui muitas idéias sobre o que fazer, sendo que, estas, estão sempre buscando a risada como ponto final. Seria um excelente Malkaviano.
- Cena Comum: Durante o jogo, ele sempre atrai a atenção por brincar constantemente com as miniaturas.

Todos na mesa possuem um pouco do palhaço em si, quem nunca em algum momento tenso do jogo soltou uma anedota que fez o jogo paralizar por ao menos 10 minutos devido a risadas? Em algumas mesas é sempre bom ter algum palhaço, desde que ele deixe as miniaturas em paz.

O kamikase: Esse tipo de jogador não possui amor por seu personagem e quer, tão somente, fazer, no RPG, as coisas mais impossíveis que vc pode imaginar, de preferência, aquilo que seria impossível na vida real.
- Cena Comum: Quando as coisas dão errado, ele diz: “Vou entrar naquela caverna e acabar com o dragão! Quem vem comigo?”

Esse cara me lembra o impulsivo, mas elevado ao extremo! Normalmente ele enriquece o dono da Xerox e perde horas fazendo outros personagens. Se ele souber fazer personagem sozinho tá ok, se omestre tiver que parar pra ajudar, aí é um saco...

O medroso: Extremo oposto do Kamikaze, este é o jogador que escolhe ser mago, simplesmente para ter uma desculpa para não se arriscar. Raramente voluntaria-se para qualquer ação mais perigosa, do que beber uma poção de cura.
- Cena Comum: Quando a coisa aperta, é sempre o primeiro a correr.

Esse é vergonhoso. Lembro-me da seguinte cena: T. estava jogando com um poderoso Brood (estilo Ryu do Breath of Fire lembram?) guerreiro seguido de outros 3 companheiros, um mago, um ladrão e um guerreiro/mago. Encontraram uma Wyvern (o veneno dela no AD&D 2ª edição era TERRÍVEL! o 2º pior existente, falha no teste de resistência = morte instantânea - Sucesso = 20 de dano na fuça!!!) o que acontece a seguir? O "poderoso brood" põe cebo nas canelas, o guerreiro mago se teletransporta para fugir, mas erra a precisão do teletransporte e "cai" dentro da parede (morte). O mago foi lá peitou a wyvern (usando: reflexos, escuridão, piscar e algo mais). E juntos ele e o ladrão venceram. Entretanto, tem algo errado nesta história huh!?

A namorada/pretendida do mestre: Jogador imbatível, possui todas as concessões necessárias para o sucesso. Seu padrão de personalidade de jogo não importa muito, pois possui um aliado onipotente, que poderá salvá-la de todos os perigos.
- Cena Comum: O mestre mente a respeito do resultado de uma jogada de dados oculta, pois, afinal, sua vida não é só RPG!

Essa é rara, mas terei uma em mesa em breve. tente matar com requintes de crueldade em QUALQUER jogo o personagem de sua namorada, noiva, peguete ou similares e você saberá o que é TPM eterna... Desde que a pretendida seja humilde, e jogue de uma forma legal a proteção é até válida. Já protegi alguns jogadores antes pois não queria que o resto do time ficasse perdido sem um referencial.

O sortudo: É aquele jogador que insiste em tirar sucessos decisivos nas batalhas mais importantes. Tratado como rei entre os outros jogadores, sua sorte geralmente irrita o mestre de jogo.
- Cena Comum: O jogador é um humano e mata, sozinho, um vampiro, graças à sua sucessão de sucessos decisivos.

Esse é épico! Capaz de façanhas que até Deus duvida! Um amigo meu uma vez pegou o mago que ele jogava na minha campanha e levou para se aventurar em outras mesas. O grupo tinha 1 guerreiro, 1 paladino, 1 ranger, 1 clérigo, 1 ladrão e ele de mago! O nível deles era algo entre 14-16, então o mestre colocou dois dragões no caminho deles, 1 vermelho e outro azul. Todos correram para cima do azul e o "pobre" mago ficou sozinho com o vermelho... Pobre uma ova! O desgraçado resolveu usar cone glacial, lá os dados eram rolados para se "fazer" o feitiço e para acertar o alvo, o fdp me tira 20 nas duas jogadas! Ok, magia feita com crítico e acertando o "pobre" lagarto-com-complexo-de-superioridade em cheio! 2 críticos = dano x 4, como o dragão era vulnerável a gelo o dano dobra dando apenas (14d4 + 14) x 8 de dano! O dragão caiu duro antes do paladino chegar oferecendo ajuda...

Os Lawful Good e os Chaotic Evil: São aqueles que procuram o bem ou o mal absoluto de seus personagens, dependendo do caso. Sua moral (ou imoralidade) e código podem, muito bem, atrapalhá-lo durante o jogo; mas isso não importa, o que eles desejam é mostrar suas aspirações mais profundas.
- Cena Comum: Chaotic Evil: “Mate! Mate!”; Lawful Good: “A paz é a solução!”

E estranho ter ambos os lados na mesma mesa ao mesmo tempo. e até o mais puro de coração às vezes precisa se sujar de sangue frente ao perigo.

O meticuloso: Esse tipo de jogador é aquele que “toma nota sobre todas as palavras do mestre”, para depois cobrá-las, ou usá-las durante o jogo. Se estão no labirinto, ele sabe o caminho de cor, se são policiais, atentam para cada detalhe da cena do crime.
- Cena Comum: O jogador não para de anotar, na costas da ficha do personagem, tudo aquilo que julga importante (o que vem a ser TUDO mesmo).

esse é chato, uma vez fiz um personagem de um amigo se "perder" do grupo pois estava distraído "cartografando" a dungeon, um golem de ossos o encontrou e fim! (fim mesmo o resto do grupo se perdeu e também morreram... figures...)

O explorador - gosta de procurar passagem secretas, saber tudo sobre os lugares onde passa, nunca sai de uma dungeon sem pesquisar todos os caminhos possíveis. ( de vez enquanto chega a ser chato,Ex. Mestre__ vocês finalmente depois de 3dias saem da caverna. Explorador:__ Gente vamos voltar tem 3 entradas que não vimos o que tinha, no segundo andar!!!)

Esse é o camarada que gosta de zerar os jogos com pelo menos 120% de concluído! às vezes trava o jogo pois o mané quer saber se nos ninhos dos ratos tinha algum alçapão com tesouros perdidos...

O Matador - o negocio desses jogador é rolar dado, pra uma combate melhor ainda.
(Ex: Então na aventura de CDZ, os personagens encontram o Shaka deVirgem que diz: oh vocês chegaram até aqui que bom, vou deixar vocês pass..ATACO ELE!!!)

Normalmente além disso ele nunca deixa o vilão fazer seu discurso antes da luta, até que dão bons guerreiros no fim das contas.

Crédito: Texto retirado dos artigos do Gurps à Pampa.

Mais uma vez um longo post! O Rotieh vai me banir depois disso, tudo bem. Ao menos espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!
Albrecht
Albrecht

Tipos de Jogadores! Quem é você? ThMember02

Mensagens : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Jogadores! Quem é você? Empty Re: Tipos de Jogadores! Quem é você?

Mensagem por Dark Qui Ago 25, 2011 5:44 pm

Movendo tópico do CHAT para o fórum de discussão PALAVRA DE MESTRE.

Apesar do caráter informal do tópico, é uma discussão interessante sobre jogos.


Ótimo tópico, depois eu apareço por aqui para responder que tipo eu sou. =x

Discutam com moderação. Nada de flood!
Dark
Dark

Tipos de Jogadores! Quem é você? ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Jogadores! Quem é você? Empty Re: Tipos de Jogadores! Quem é você?

Mensagem por Rotieh Qui Ago 25, 2011 9:52 pm

O impulsivo: O tipo de jogador mais amado pelo mestre de jogo, O Impulsivo é aquele que age sem pensar nas conseqüências para o grupo, ou para si mesmo; gosta mesmo é de ação.
- Cena Comum: O mestre narrava: “Vocês encontraram uma poção de cor parda, cujo…”, quando o Impulsivo interrompe: “Eu bebi!”



Esse é legal! É o tempero do churrasco! Não tem graça montar uma trama se ninguém faz nada com nada, apenas anda e vez em quando luta com alguém. Certa vez um amigo meu jogando com uma clériga de guerra, estava enfrentando um demônio (acho eu) que estava atrás de sua muralha de fogo (dano 2d4) e todos tinham lvl entre 1-3, ele era lvl 1 e estava com 5 pvs, enquanto todos ficaram com medinho ele se jogou no fogo (o dano saiu 2 e 1) rolou um crítico na espadada e acabou com o bixo!

Rachei! Tempero do churrasco é ótimo!

Sempre tive jogadores assim! Sem eles, muitas Quests simplesmente não existiriam!

Eu acho legal que cada um diga que tipo de jogador você ACHA que é, e que o mestre venha e diga o que ele acha que é AHUWhauwhauwh

Brincadeira.

Eu vario um pouco meu modo de jogar... QUando o Mauth mestra, geralmente sou o "bom-vivan"!

Mas quando o Elendil2 mestra, sou o "engenheiro de personagens"! Nem tanto, mas acho que é o que melhor se encaixa! Sobreviver nas aventuras do Elendil2 é complicado xDDDD

E Dark é engenheiro de personagens também UWHaudahwiudhaUIHDIUAHda

*corre*

Belíssimo post, como sempre, Albrecht!
Rotieh
Rotieh

Tipos de Jogadores! Quem é você? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Jogadores! Quem é você? Empty Re: Tipos de Jogadores! Quem é você?

Mensagem por Razar Sex Ago 26, 2011 7:16 am

Cara, não sei o que sou xDDD

Já fui "impulsivo" numa mesa do Rotieh. Não posso dizer como foi porque ele está usando essa aventura para outra galera, então melhor ficar calado. :X

Acho que já fui "palhaço", um pouco de "puxa-saco".

Mas geralmente nas poucas mesas que participei com o Rotieh de mestre, era 0 em carisma e o resto em algo que importasse :X
Sobreviver a uma aventura dele é uma tarefa e tanto. Eu acho.
Razar
Razar

Tipos de Jogadores! Quem é você? ThMember06

Mensagens : 1501
Localização : CG

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Jogadores! Quem é você? Empty Re: Tipos de Jogadores! Quem é você?

Mensagem por Lestath Sex Ago 26, 2011 9:20 pm

Bom-vivant! Old School sempre rola dados para atributos! Baseado nos dados, escolhemos a classe, então nem dá para estudar muito!

Claro que com os anos a experiência nos permite criar algo mais eficiente, mas adoramos as falhas, para apimentar nossa personalidade e botar mais diversão na aventura!!

Por sorte, quase todos meus jogadores são bom-vivants;)
Lestath
Lestath

Tipos de Jogadores! Quem é você? ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Jogadores! Quem é você? Empty Re: Tipos de Jogadores! Quem é você?

Mensagem por Dark Seg Ago 29, 2011 5:05 pm

Enfim...

Eu acredito que somos como acordes musicais. Somos um conjunto de diferentes notas. O que nos forma e nos diferencia.

Por isso não acho que sejamos apenas um desses tipos de jogadores. Esses tipos são como notas. Um conjuntos desses formam o acorde, que somos nós.

Eu não nego que eu seja engenheiro de personagem (o cara me chamou de nojento!) xDDD. Mas acho que também ser "perdido" e "sortudo" formam o meu acorde de jogador.

Já contei para o Rotieh uma vez que eu jogava A Máscara. Meu vampirinho foi preso pelo grupo de caçadores. Eu teria que testar minha resistência, pois o mestre queria me "purificar"! E da-lhe crítico!

Eu me solto e saio correndo feito louco! Na próxima sala, Um time de uns 6 guardas me esperava. Era claro que o mestre não queria que eu fosse embora. Mas eu ia sair! Crítico de novo! 10! Passei por cima dos guardas que estavam na frente da porta e a chutei com tanta força que já derrubei os guardas na próxima sala! Um terceiro crítico me ajudou a sair do prédio! Eu já tremia neste momento! Isso era épico!

Mas como o mestre não queria que eu fosse embora, ele me desmaiou pela frenesi e fui capturado novamente. xDDD

Por aqui já fui conhecido como "homem crítico", mas não sei o que está acontecendo com meus dados ultimamente. xD Estão tão... normais. o.O
Dark
Dark

Tipos de Jogadores! Quem é você? ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Jogadores! Quem é você? Empty Re: Tipos de Jogadores! Quem é você?

Mensagem por Rotieh Seg Ago 29, 2011 11:18 pm

Isso me dá pano pra manga para uma discussão interessante e muito semelhante: Tipos de Mestre.

Flexíveis, Vingativos, Engenheiro de Masmorras, Apelão, Dedicado... mil e um tipos...

Mas nenhum é pior que o "Mestre Porta Trancada", como o que mestrou para o Dark, no exemplo acima!

É aquele mestre que decide o seu caminho por você, sem mais nem menos!

Exemplo mais visível e verídico:

Na mesa de Vampiro: Eu (Malkaviano com dupla personalidade), Mauth (Aqui do fórum com seu Gangrel), Helder (com um Brujah bombado).

Entramos em uma sala por uma porta, e havia outra porta à frente. Haviam 4 prateleiras pela sala, e apenas uma lâmpada. Dentro dela, 2 capangas fodões.

Ok. Fui furtivo, me esgueirei por uma das prateleiras contra a luz, subi nela e arrebentei a lâmpada! Mauth entrou e derrubou um capanga facinho!

Desci a lenha no outro!

O Mestre, vendo que dois capangas era pouco demais para nos deter, abriu a porta que dava para uma sala ainda não explorada e adentrou com mais capangas!

Neste ponto eu troquei de personalidade e tudo se tornou uma pancadaria nervosa! Mauth, no entanto, evitou a briga, saltanto as estantes, chegando até a porta.

"Eu abro a porta."

Mestre> "Está trancada!"

Mauth> "Eu arrombo!"

Mestre> "É de ferro!"

Helder> "Eu vou explodir esta porcaria!"

Mestre> "É blindada!"

No fim, a porta não tinha fechadura externa, só abria por dentro, os caras que sairam de lá não tinham a chave, as paredes eram igualmente blindadas e nada no mundo abriria aquilo.

Mauth> "E como os caras entraram dentro da sala?"

Mestre> "Eles já estavam lá."

Mauth> "Construiram ela ao redor deles?"

Este tipo de mestre não curte que o jogador se saia bem quando não deve sair. Ele perde o controle caso as coisas não saiam como o planejado!

Seria necessário um tópico apenas para discussões de Mestre, ou este basta?

Até;)
Rotieh
Rotieh

Tipos de Jogadores! Quem é você? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Jogadores! Quem é você? Empty Re: Tipos de Jogadores! Quem é você?

Mensagem por Maka Albarn Ter Ago 30, 2011 1:28 am

Ah, sinceramente não sei qual tipo de jogadora que sou, atualmente. Já fui muito a indecisa e a perdida xD
Coitado do Rotieh.. Sofreu muito mestrando pra mim xD

Agora eu pergunto pro Elendil2, pro Rotieh e pro Darkezito... Que tipo de jogadora eu sou?
Maka Albarn
Maka Albarn

Tipos de Jogadores! Quem é você? ThMember05

Mensagens : 1140
Localização : Aquidauana

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Jogadores! Quem é você? Empty Re: Tipos de Jogadores! Quem é você?

Mensagem por Albrecht Qua Ago 31, 2011 4:16 pm

Isso me dá pano pra manga para uma discussão interessante e muito semelhante: Tipos de Mestre.

Seria necessário um tópico apenas para discussões de Mestre, ou este basta?


Acho que valeria um novo tópico. Segredo
Albrecht
Albrecht

Tipos de Jogadores! Quem é você? ThMember02

Mensagens : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Jogadores! Quem é você? Empty Re: Tipos de Jogadores! Quem é você?

Mensagem por Moriph Qua Ago 31, 2011 7:40 pm

Infelizmente eu sou a combinação mais destrutiva e detestada por todos os mestres do mundo: Indeciso + Sabichão das Regras + Engenheiro de Personagens.

Cara, só sei que é muito tenso a parada xD
Moriph
Moriph

Tipos de Jogadores! Quem é você? ThMember06

Mensagens : 1603

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Jogadores! Quem é você? Empty Re: Tipos de Jogadores! Quem é você?

Mensagem por Elendil2 Dom Set 11, 2011 4:36 am

Olá amigos, a séculos não posto por aqui, mas estou voltando aos poucos!!!

Quanto ao tipo de jogador que eu sou geralmente é meticuloso (aqui no fórum pelo menos)! Mas em outras ocasiões dependendo da classe que estou jogando sou o "Lawful Good", tento sempre manter a tedencia ao extremo e o mestre sempre testa isso de forma dificil!!!

Acho que só o Mestre Rotieh, com quem joguei muitas vezes, pode responder melhor que tipo de jogador eu sou!!!
Elendil2
Elendil2

Tipos de Jogadores! Quem é você? ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Jogadores! Quem é você? Empty Re: Tipos de Jogadores! Quem é você?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos