Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atributos Old School!

5 participantes

Ir para baixo

Atributos Old School! Empty Atributos Old School!

Mensagem por Rotieh Ter Ago 30, 2011 9:47 pm

Ótimo post feito hoje na Franciolli RPG!

Estava vagando na blogsfera e encontrei. Li. Amei!

Recomendo muito!

Agradeçam ao autor no link:
Linqwwuisecretttto!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E comentem por aqui!!!

Eu tive o prazer de, alguns meses atrás, em um dos eventos promovidos pelo Trampolim da Aventura em Natal/RN, ser apresentado ao Lamentations of the Flame Princess – Weird Fantasy Role-Playing (LotFP para encurtar), um retroclone de D&D escrito por James Edward Raggi IV. Este foi o primeiro retroclone de D&D com o qual tive contato em todos os meus quase 16 anos de rpgista.

Como no clássico D&D os personagens possuem os seis atributos básicos: Carisma, Constituição, Destreza, Força, Inteligência e Sabedoria (isso mesmo, em ordem alfabética).

Nas últimas edições de D&D, os modificadores dos atributos começaram a ser usados para ajudar na resolução de situações que normalmente não poderiam ser resolvidas com uma jogada de dados. O narrador projeta um desafio mental (quebra-cabeças) para os personagens e os jogadores jogam misticamente os dados. Se obtiverem um valor relativamente alto, voilá, mistério resolvido, todos passam e pronto. Diversão garantida (ou não!).

A idéia do LotFP, e acredito de outros retroclones, é fazer com que muito da diversão do jogo não esteja intimamente ligada a jogada de dados, e infelizmente, este é um vício difícil de ser removido da mesa de jogo, pois gera uma comodidade mórbida.

Fiz uma tradução livre da descrição dos atributos Carisma, Inteligência e Sabedoria para que entendam o que estou falando:

Carisma: é uma medida da atitude do personagem para a liderança e o respeito que outros depositam em sua autoridade. Não é uma medida do encanto da personalidade do personagem (o jogador deve descrever a personalidade do personagem), nem uma medida de sua beleza. O modificador de Carisma afeta a habilidade do personagem em contratar empregados e a lealdade destes empregados.

Inteligência: é uma medida dos conhecimentos do personagem anteriores ao início do jogo. A Inteligência não mede a memória ou a habilidade de resolver quebra-cabeças; é a sagacidade do jogador que deve ser usada nestas situações.

Sabedoria: é uma medida da conexão do personagem com o grande universo, e a força de espírito do personagem. A Sabedoria não afeta a habilidade do personagem de tomar decisões acertadas ou julgar situações; é o próprio julgamento do jogador que deve ser utilizado nestas situações.

Nestes jogos, um quebra-cabeça não pode ser resolvido com uma jogada de atributo ou com um desafio de perícias. No máximo, as jogadas desta natureza poderiam fornecer pistas para que o desafio fosse sobrepujado, mas não por elas solucionado. Cabe ao jogador concentrar-se, juntar as peças que possui e então sobrelevar-se ao desafio.

Não deixe os modificadores de atributos brilharem mais que a capacidade dos jogadores e faça um favor a seus jogadores, incentive a criatividade real e não uma pseudocriatividade onde os personagens em sua mesa resolvem todos os problemas com jogadas de dados, valendo-se em seus grandes modificadores de atributo.


Última edição por Rotieh em Sex Set 30, 2011 4:18 pm, editado 1 vez(es)
Rotieh
Rotieh

Atributos Old School! ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atributos Old School! Empty Re: Atributos Old School!

Mensagem por Dark Ter Ago 30, 2011 10:50 pm

Po, interessantíssimo!

As vezes é de quebrar a perna do mestre, que bola uma super quest, descreve tudo, mostra o funcionamento do sistema, como é, o que deve ser resolvido... Aí o chatão do jogador rola um 20 no dado e passa atropelando tudo, as vezes até ignorando a interpretação.

Maneira muito interessante de incentivar não só a criatividade, mas também é uma cutucada no raciocínio. Mais um ponto para que o rpg possa ser utilizado em atividades educacionais.

Imagine uma porta blindada. Ela pode ser aberta girando uma manivela, mas possui 18 engrenagens até chegar na fita dentada que abre a porta ou a trancará permanentemente. Para que lado o seu jogador deverá girar a manivela? =x

Menos dados, mais massa cinzenta!
Dark
Dark

Atributos Old School! ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

Atributos Old School! Empty Re: Atributos Old School!

Mensagem por Mcdowell Ter Ago 30, 2011 11:25 pm

E ajuda akeles que ate poderiam resolver o enigma, mas se ferram pros dados lazarentos.

Eu adorei essa abordagem! Tem situações que não podem depender da sorte do dados, mas da habilidade do jogador. Se rolar um RPG futuro aki, ou um online, tentem testar esse estilo de jogo.
Mcdowell
Mcdowell

Atributos Old School! ThMember04

Mensagens : 584

Ir para o topo Ir para baixo

Atributos Old School! Empty Re: Atributos Old School!

Mensagem por Lestath Qua Ago 31, 2011 12:15 am

Também vai muito do estilo do mestre de mestrar.

Eu sempre preparo enigmas para meus jogadores pensando neles, e não nas personagens, mas sempre na hora da resposta, eu não aceito que o Orc Bárbaro com 8 de inteligência saiba a resposta!

Hehehe

Talvez agora ele possa responder... se bem que, usando o bom senso, não pode nãio UIHAIUDHAUdhaw
Lestath
Lestath

Atributos Old School! ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

Atributos Old School! Empty Re: Atributos Old School!

Mensagem por Razar Qua Ago 31, 2011 12:59 am

Em uma mesa, tem um grupo de jogadores, entre eles, um cara inteligente e outro nem tanto.
O inteligente faz um barbaro analfabeto e o outro faz (digamos) um clérigo, guerreiro, mago, não importa muito.
Num desafio no meio da aventura requer que eles desvendem algum mistério sobre uma sequencia de numeros por exemplo.
O barbaro ouve (já que é analfabeto) e o jogador já sabe o que fazer imediatamente, sem pensar muito, mas o resto não faz nem ideia do que fazer.
E aí? Um barbaro vai se passar mais inteligente do que uns caras que (deveriam) ser inteligentes?
Estranho.

Acho que não é tããão simples (ninguém disse que é) mudar o jeito de como tratar cada atributo. Depende muito.
Não estou concordando com a rolagem de dado para isso. Só que desconsiderar a rolagem e passar a considerar meramente o conhecimento do JOGADOR, bem, não creio que dará muito certo.

Alguém entendeu ?
Quando eu jogo não penso como jogador e sim com o personagem que eu jogo, que terá conhecimentos diferentes do meu.

Provavelmente, estou errado.
Mas a ideia é muuito boa! Não dependeremos da sorte(ou azar) nos dados. Incentivar ao raciocínio é uma das funções do RPG ao me ver. Assim como o divertimento.

Provavelmente 90% disso foi besteira. Feliz
Razar
Razar

Atributos Old School! ThMember06

Mensagens : 1501
Localização : CG

Ir para o topo Ir para baixo

Atributos Old School! Empty Re: Atributos Old School!

Mensagem por Rotieh Qua Ago 31, 2011 4:17 pm

O problema proposto pelo Razar e pelo Lestath é solucionável com o uso do bom senso.

;)

Lembrando que apesar do analfabetismo, um bárbaro pode saber contar.

Ele pode, por exemplo, ter contado ovelhas com seu pai pastor igualmente analfabeto.

Caso o problema exija um conhecimento específico apenas adquirido através de estudo acadêmico, aí sim o bárbaro não deveria responder. Mas também não deveriam responder o guerreiro, nem o clérigo, nem o ladino nem ninguém, exceto pelo mago, uma vez que na época saber escrever já era algo incomum na população, ainda mais quem aprofundava-se nas áreas do saber!

O Mestre possui o controle para guiar todas as mentes neste sentido!

Criar um obstáculo de progressão aritimética para personagens da roma antiga é pedir para que ninguém, nem pensadores, desvendem!

;)

Pensem nisso!

Abraços!
Rotieh
Rotieh

Atributos Old School! ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atributos Old School! Empty Re: Atributos Old School!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos