Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

5 participantes

Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Albrecht Qua maio 30, 2012 5:14 pm

Bom dia gente boa do fórum, após ser "intimado" a fazer um post 2 vezes (mensagem do Rotieh para movimentar o fórum + reclamação de demora no post do Google+) estou aqui para fazer uma leve apresentação desta excelente ferramenta!

AVISO: Estou meio "lerdo" devido a uma dengue. Estou me recuperando aos poucos, mas ainda estou sem o mesmo "ritmo" que eu tinha antes. Então se o post não estiver bom ou se ficar faltando itens essenciais, peço desculpas.

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! MapTool

Primeiramente o que é o maptools? É para passar no cabelo (remove caspas e dá brilho)? Não é nada disso! Todos nós gostamos de jogar RPG, mas infelizmente nem sempre podemos reunir jogadores para uma mesa presencial (isso vai ficando mais difícil conforme ficamos mais velhos - acredite em mim - Sad, but true...) A solução é jogar online!

Uma das maiores vantagens de se jogar online é poder se reunir com aquele pessoal gente boa e que infelizmente mora BEM longe de você e seria assim impossível de estar com você em uma mesa presencial. É mais fácil encontrar jogadores quando se está online também.

Mas aí surgem outros problemas... Como fazer para jogar? Jogar por fórum é funcional, mas temos a desvantagem no fator tempo. Algo que duraria cerca de 1hora em uma mesa presencial pode se converter para semanas ou meses em uma partida realizada por fórum.

Existem programas de "bate-papo" que possuem rolagens de dados que são uma mão na roda! Mas se você (assim como eu) gosta de usar tabuleiros, imagens e outras funções ainda fica faltando algo.

O maptools é um simulador de mesa online com a vantagem de ser totalmente GRATUITO. Ele não é o único programa com este objetivo. Existe o Fantasy Grounds que além de ser pago (dá pra baixar piratão por aí, mas você não faz isso né?) é bem mais pesado e possui uma conexão mais instável. A conexão do maps é bem legal, não costumo ouvir reclamação de quedas ou algo do gênero - normalmente quando ocorre alguma "queda" a culpa é do provedor do jogador que caiu...

Esta ferramenta gratuita tem de (quase) tudo que existe por aí em um só programa! Ele possui sua própria janela de chat e comandos para rolagens de dados. E claro, você pode inserir quantas "dungeons" você quiser nele!

O programa é bem leve (cerca de 18MB, diferente do Fantasy grounds que chega a 90MB tranquilamente), e a instalação é muito fácil. Basta fazer o download do maptools (arquivo .zip), descompactá-lo em uma pasta no seu PC (ou no meu caso no Pendrive - assim levo para onde quiser) e ele já está pronto para ser utilizado! Você só precisa ter o Java instalado na sua máquina (algo que praticamente todos possuem...)

Podemos citar a vantagem da total compatibilidade com QUALQUER sistema existente! Quer jogar D&D? Beleza; Quer uma partida de GURPS? OK também; Storyteller? Sem problemas; mas aquele sistema feito e desenvolvido por você - o famoso "fundo-de-quintal"? O sistema aceita numa boa!

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Maptools

O visual do programa é ótimo, como vocês podem perceber. É possível utilizar as próprias ferramentas do programa para montar seu mapa, mas também é possível utilizar um outro programa qualquer para fazer o mapa e "colar" no maptools sem problema algum. Já utilizei o Pyromancers (neste tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e o RPG MAKER XP para fazer mapas, e o resultado ficou espetacular!

O maptools pode ser utilizado por você em sua mesa presencial também! Faça o mapa; jogue no maptools; conecte seu PC à sua TV enorme (aquela que fica na sala) e você não precisará mais se preocupar em "imprimir" mapas ou confeccionar miniaturas!

A grande jogada do maptools é poder configurar "macros". O que são macros? Macros são "botões" com um comando dentro dela. Por exemplo: Você pode fazer uma macro que causa X pontos de dano ao jogador, outra que cure Y, outra que realize o ataque ao mesmo tempo que mostra o dano e informa se houve um critical hit ou miss! As possibilidades beiram o infinito! Se você utiliza um sistema "comum" como D&D ou GURPS é mais fácil encontrar por aí macros já prontas das mais diversas.

Pessoalmente eu conheci o maptools depois de conhecer os envolvidos na Tradução do sistema Final Fantasy RPG projeto da (hoje fora do ar) Returners - Link aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - aprendi a mexer no sistema e passei a desenvolver macros (muito loucas!) para o sistema FFRPG. Vou dar 2 exemplos do que foi feito até então só para demonstrar a versatilidade do sistema:

- Inseri um sistema de Limit Break similar ao do Final Fantasy 7, o mais legal é que a "macro" do golpe é travada caso o personagem não esteja com a barra de limit cheia. Fiquei MUITO feliz quando consegui fazer a barra (que fica à mostra no token - representação do personagem no mapa) mudar de cor assim que ela fica cheia.

- Fiz com que a "velocidade" do personagem tivesse uma influência muito maior na quantidade de ataques que o personagem (ou monstro) faz ao longo do tempo. Eu chamei de ATB (Active Time Battle) nos jogos eletrônicos de Final Fantasy é representado por aquela "barra" que enche ao longo do combate e deixa você agir só quando ela fica cheia. Foi exatamente o que fiz no maptools! O mais legal é que consegui impossibilitar o personagem de realizar ataques, magias ou usar itens enquanto sua ATB não estivesse pronta! Ou seja, uma magia Slow ou aquele camarada que dá um "DUMP" na velocidade pois simplesmente não se importa em ser apenas o último da rodada pode ter que esperar um pouco para poder agir. Vale lembrar que esse sistema é possível no maptools, mas extremamente complicado de aplicar fora dele.

Com eu disse anteriormente, as possibilidades são muitas! No próprio site do maptools é possível baixar o Tokentools - um programa que faz as representações dos personagens (ou monstros) no mapa.

Desvantagens:

Nem tudo são flores. O programa possui algumas carências. Nada que não possa ser suprido por outros programas auxiliares, mas vou citar o que alguns podem sentir falta nele:

- Não há comunicação por voz. A comunicação por voz torna o jogo mais rápido e aproxima a velocidade da mesa online à da mesa presencial! Nada que um programa como o Skype ou o Ventrilo não resolvam.

- Assim como não se pode transmitir voz, não se pode utilizar som NENHUM! Como jogador (e possível mestre) de Final Fantasy senti MUITA falta de poder transmitir música com ele... O RRPG (programa já conhecido por muitos aqui Link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] possui um plug-in chamado "mesa de som" que permite tanto transmitir voz quanto colocar um "som ambiente" como uma música ou um efeito sonoro (como vento ou chuva). Com isso o "chat" do RRPG também fica disponível para conversas em *off* poluindo assim menos o chat do maptools. O único "efeito colateral" é a necessidade de ser VIP para poder usar o mesa de som, mas é bem barato - R$ 15,00 por ANO.

- Alguns provedores não conseguem "hospedar" o maptools, fazendo com que você não consiga ser o host e fazer com que os outros se conectem a você. Nada que o Hamachi não resolva! É só não esquecer de abrir uma exceção na Firewall do seu PC, se não não rola.

Vou postar um vídeo-tutorial do Mestre-Bio apresentando o map para que vocês possam visualizar melhor como é o programa - recomendado colocar a resolução de 720p e tela cheia:


Ele possui outros vídeos que ensinam a mexer no básico do programa. Recomendo assistir todos e depois cair dentro! Este site: lmwcs.com/ mostra o funcionamento de diversos comandos das macros e me ajudou bastante.

Pessoal, por hoje é só. Espero ter agradado a maioria e estou aqui para responder eventuais dúvidas ou preencher o que fiquei devendo. Fico aguardando os comentários! Peguem o programa, experimentem e até mais!

EDIT: Downloads:

-Maptools: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
-RRPG: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
-Hamachi: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por Albrecht em Qua maio 30, 2012 6:18 pm, editado 1 vez(es)
Albrecht
Albrecht

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! ThMember02

Mensagens : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Re: Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Elendil2 Qua maio 30, 2012 6:09 pm

Novamente devo elogiar suas postagens caro Albrecht!!! Sempre contribuindo demais com o fórum!!!

Já ouvi falar bastante de sistemas para jogar online RPG, mas nunca havia procurado saber mais, principalmente porque acredito que a essencia do RPG é ser presencial. Mas gostei muito desse programa e seu post foi bem esclarecedor sobre suas funcionalidades. Seria até bom se fizesse posts sobre outros sistemas e comparando-os, mas claro quando você tiver tempo kkkk!!!

Uma dúvida, será que não há nenhuma outra solução para colocar música de fundo para a partida, algum outro programa!?? Porque se não acho que passar o link do youtube ou outro site é mais eficiente do que usar dois programas e ainda pagar 15 pila e tal...

Faz quase um ano que não jogo nenhuma partida de RPG, estou faminto e fiquei muito interessado nesse Maptools, quam sabe conseguimos montar uma mesa por aqui!!! Outra pergunta importante: Onde eu faço o download!??

Parabéns Albrecth mais uma vez e continue contribuindo conosco!!!
Elendil2
Elendil2

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Re: Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Albrecht Qua maio 30, 2012 6:33 pm

Já ouvi falar bastante de sistemas para jogar online RPG, mas nunca havia procurado saber mais, principalmente porque acredito que a essencia do RPG é ser presencial. Mas gostei muito desse programa e seu post foi bem esclarecedor sobre suas funcionalidades. Seria até bom se fizesse posts sobre outros sistemas e comparando-os, mas claro quando você tiver tempo kkkk!!!

Não me aprofundei em outros sistemas, não cheguei a pagar pelo Fantasy Grounds e o Google+ já recebeu sua avaliação. O RRPG parece ser bem conhecido por aqui (o Rotieh já até ganhou prêmios por lá). E Jogar via fórum todos vocês já fazem. Acho que eu não teria muito a acrescentar... Mas adoraria ver uma mesa de pokemon no maptools!

Uma dúvida, será que não há nenhuma outra solução para colocar música de fundo para a partida, algum outro programa!?? Porque se não acho que passar o link do youtube ou outro site é mais eficiente do que usar dois programas e ainda pagar 15 pila e tal...

Cara, 15 reais ao ano não é muita grana mesmo... E na minha humilde opinião é a melhor solução. Vamos as Alternativas:
- É possivel fazer uma macro com Hiperlink para um vídeo no youtube com a música que você quiser. (contras: A música não vai fazer "loop", você não tem como saber quando todos começaram a ouvir)

- É possível sincronizar o itunes com o Hamachi, não sei como funciona ou como se faz. Mas é possível encontrar tutoriais fácil fácil com o google (ainda assim pagar R$ 15,00 ao ANO - R$1,25/mês é mais prático).

- Também existe um tutorial para fazer o VLC player funcionar como player em conjunto com o navegador e o Maptools (link:gallery.rptools.net/d/62267-1/MaptoolMusic.pdf) - não consegui fazer funcionar e quase destrui o meu VLC player, boa sorte a quem tentar!

Faz quase um ano que não jogo nenhuma partida de RPG, estou faminto e fiquei muito interessado nesse Maptools, quam sabe conseguimos montar uma mesa por aqui!!! Outra pergunta importante: Onde eu faço o download!??

Foi mal. Como informei antes, ainda estou meio "lerdo". Já editei e coloquei os links. Entra no RRPG e procura alguma mesa que use o maptools por lá, assim você conhece o sistema e ainda arruma alguns amigos para jogar! Se passar por uma das mesas de FFRPG (lendas de Sorrend - A mácula ou nefastus réquiem negro) ainda pode acabar esbarrando comigo por lá (não sou jogador, mas colaboro fornecendo mapas, macros e/ou monstros).

Até mais.
Albrecht
Albrecht

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! ThMember02

Mensagens : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Re: Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Elendil2 Qui maio 31, 2012 12:10 am

Bom, já que é assim... uma dúvida para no ar, somente o mestre ou todos que irão jogar com o RRPG terão que pagar esse valor para ter o recurso de som!?

Cara, outra coisa, qual versão devo baixar!?
Elendil2
Elendil2

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Re: Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Albrecht Qui maio 31, 2012 1:45 am

Bom, já que é assim... uma dúvida para no ar, somente o mestre ou todos que irão jogar com o RRPG terão que pagar esse valor para ter o recurso de som!?

Apenas o mestre. No caso o VIP é necessário apenas para transmitir, para ouvir você não precisa do VIP.

Baixe a Versão mais recente, a .88 parece estar com algum bug. A .87 tá de bom tamanho, pode ir sem medo ^^
Albrecht
Albrecht

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! ThMember02

Mensagens : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Re: Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Boromir Qui maio 31, 2012 10:32 pm

O problema maior com o RRPG é que a funçâo de mapas e imagens dele não é tão bacana quanto a do Maptools.

Se o fórum pagasse 15zão e criasse um log in chamado Dados Limpos, com uma senha acessível a todos por cá, poderíamos todos utilizar este log para a mesa de som!

Ao mesmo tempo, abriríamos o MapTools para utilizar as Macros e as ferramentas de mapas!

Acho que seria perfeito!

Sempre alguém pode ajudar a pagar 15 reais por mês, assim todos tem acesso!

Talvez até a mais de um log VIP por vez!

Que tal esta dica???

Albrecht, o tópico está ótimo e muito engraçado!

Leitura tranquila e muito informativo! Assisti aos vídeos do Bio também, muito bacana, não tem como não entender a criação de Macros após assistir a um deles!

Este realmente deveria ser um dos programas "oficiais" do fórum!

Abraços!
Boromir
Boromir

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! ThMod

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! 1LugarTrofeu - Torneio de Justa
Mensagens : 429

Ir para o topo Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Re: Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Albrecht Qui maio 31, 2012 10:57 pm

Se o fórum pagasse 15zão e criasse um log in chamado Dados Limpos, com uma senha acessível a todos por cá, poderíamos todos utilizar este log para a mesa de som!

Gente, NÃO é R$ 15,00 por mês! São APENAS R$ 15,00 ao ANO! Isso dá a fortuna de R$ 1,25 por mês! Não chega ao preço nem de 1 coca-cola!

Albrecht
Albrecht

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! ThMember02

Mensagens : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Re: Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Lestath Sáb Jun 02, 2012 12:30 am

HAuwhuahdhaDauhd

É bem acessível mesmo.

Vou me tornar VIP com certeza ;)

Ótimo tópico!

O lance citado pelo Boromir, de o RRPG não ter os modos sofisticados de mapas do MapTools... é tão distante assim a tecnologia do MapTools?

Se eu fosse mestrar, usaria somente um programa =X
Lestath
Lestath

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Re: Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Albrecht Dom Jun 03, 2012 2:47 am

HAuwhuahdhaDauhd

É bem acessível mesmo.

Vou me tornar VIP com certeza ;)

Ótimo tópico!

O lance citado pelo Boromir, de o RRPG não ter os modos sofisticados de mapas do MapTools... é tão distante assim a tecnologia do MapTools?

Se eu fosse mestrar, usaria somente um programa =X

O RRPG possui o Scene, onde você pode importar imagens e colocar mapas e "miniaturas" para representar os jogadores. Mas a diferença entre o Scene e o maptools é ENORME! O maptools possui uma quantidade de recursos infinitamente superior ao RRPG. A única coisa que torna o map dependente é a ausência de som...

Você usar um sistema apenas, se as deficiências deste sistema escolhido não te atrapalharem é jogo. Mas eu gosto da ideia de ter um outro sistema para: chat em off; aguardar os outros players e informar a porta e o IP que deve ser digitado para se conectar; Manter "Diários" dos personagens; ter a possiblidade de inserir uma trilha sonora; manter uma cópia da ficha original e ainda assim contar com todos os Recursos que o Maptools pode nos oferecer!

Enfim a palavra final é a do mestre!
Albrecht
Albrecht

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! ThMember02

Mensagens : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Re: Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Boromir Seg Jun 04, 2012 4:49 pm

Sim sim...

a melhor solução seria utilizar os dois programas simultâneamente.

RRPG para a mesa de som e o MapTools para tooooodo o resto!

Vamos testar, dadoslimpenses!

Outros programas como o iRPG ou mesmo mesas em chats online como o talluko parecem não chegar perto deste camarada!

Incrível!

Não conheço o Fantasy Grounds citado, mas o mapTools deveria ser pago por ter uma gama de itens à nossa disposição.

Como será que eles sobrevivem?
Boromir
Boromir

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! ThMod

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! 1LugarTrofeu - Torneio de Justa
Mensagens : 429

Ir para o topo Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Re: Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Rotieh Ter Jun 05, 2012 7:36 am

Fantasy Grounds é um lindo programa, mas é pago e muuuito pesado, fora que sua conexão não é confiável, nem mesmo por Hamachi.

Tópico mais que maravilhoso.

Eu conhecia já todos os vídeos do Mestre Bio, são incríveis!

O programa é maravilhoso!

Sempre estamos dispostos a testar ;) e apoiar produto nacional, como o caso do Firecast RRPG! ;)

Abraços!
Rotieh
Rotieh

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Re: Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Lestath Seg Jun 11, 2012 5:04 pm

Sem contar que o sistema OldDragon tem suporte no RRPGFirecast.

Rotieh, jah pensou em parceria com a Firecast? Afinal, o Contos de Capa e Espada que você criou venceu o concurso deles, não foi?
Lestath
Lestath

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Re: Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Rotieh Ter Jun 12, 2012 5:00 pm

Acho uma grande idéia sim, mas uma parceria gera frutos para os dois lados.

Devemos estudar o caso, mas todavia estarei entrando em contato com ele ;)

Este mês estou adquirindo minha conta, estudando horários bacanas e tentando arquitetar uma mesa ;)

Façam o mesmo, a área de RPG Online no fórum é meio parada ;)

Só Poké vingou ;)
Rotieh
Rotieh

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maptools! Jogar online ficou muito interessante! Empty Re: Maptools! Jogar online ficou muito interessante!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos