Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

4 participantes

Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Rotieh Sáb Mar 05, 2016 6:49 pm

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis LordOfTheRingsLogo

A idéia deste tópico é responder pequenas dúvidas que sempre surgem para quem acompanhou somente os livros básicos, ou para quem só assistiu aos filmes.

Elendil2 fez o pedido do tópico, então eu vou começar com uma dúvida que SEMPRE surge quando o assunto é SdA:

๑(•ิ.•ั)๑     MAS AFINAL, O QUE TEM DE TÃO ESPECIAL NESTE ANEL?

Parece simples, mas boa parte das pessoas com quem já conversei sobre SdA não sabem responder a esta questão.

- Para quem assistiu os filmes sem prestar muita atenção: O Um Anel aparentemente é pesadão, não esquenta no fogo, tem umas paradinhas escritas e deixa as pessoas invisíveis.

- Para quem assistiu e prestou atenção: O Anel também chama por seu mestre, Sauron, e aparentemente contém parte do seu espírito, pois ele foi destruído quando o anel se desfez! Ah, e o anel comandava os anéis que ele deu para as outras raças!

- Para quem se aprofundou mais: A invisibilidade d'O Um Anel não é muito útil, uma vez que os espectros d'O Anel estão na dimensão das sombras. Ao usar O Um Anel, as maiores ganâncias do usuário são utilizadas para dominar sua mente, e por isso que Hobbits são fortes contra O Anel, uma vez que suas ganâncias giram em torno de preguiça e comida. Fora isso, Sauron precisa dele para se tornar completo.

O que falta?

Bem, vamos começar as discussões explicando que a Terra Média já foi um local de Magia extrema, mas que esta magia está desaparecendo com o passar das eras. Os elfos sabem disso.

Acontece que os elfos dependem da magia de uma forma que nós não entenderíamos. Eles sentem a magia fluir, e sabem que seu tempo está acabando juntamente com a magia, por isso eles sempre aparecem indo embora da Terra Média.

Mas o que isso tem a ver?

Quando Celebrimborn forjou os anéis, ele sabia que os três anéis dados aos elfos serviriam para manter viva a magia nos territórios élficos! Isto não diz nos filmes.

Os anéis NÃO IMPEDEM a magia de se esvair, mas podem retardar o processo.

Valfenda é linda, Lórien também, cada pedaço de território élfico é maravilhoso, e tudo isso graças à magia contida em cada grão de areia ali, obrigado anéis.

Quando é dito que O Um Anel deve ser destruido, os elfos todos ficam melancólicos. Isto porque a magia d'O Um também influencia na magia d'Os Três! Sim, se O Um se for, nada mais segura o processo de diminuição de magia no mundo, ou seja, marcaria o Fim da Era dos Elfos, começo da Era dos Homens. Eles sabiam disso, mas também sabiam que O Um deveria ser destruído.

Então ele deixa a galera invisível (menos para quem você realmente queria ser invisível), domina a mente de quem usa (e dos que utilizam os anéis menores), é parte de Sauron, um Maiar, ou seja, parte do usuário se torna fonte do poder de um Maiar (mesmo que a galera não saiba utilizar isso) e, principalmente, mantém o que ainda resta de magia no mundo (através dos anéis élficos).

"Poxa, mas se Sauron não tivesse colocado parte de si n'O Um Anel, ele seria parcialmente mais forte, e não precisaria ficar preso em uma forma incorpórea flamejante!"

Mais ou menos... Eu vejo a criação dos anéis como uma estratégia que não foi muito bem sucedida. Se Sauron conseguisse fazer o que queria, teria dominado a mente dos maiores reis élficos e anões, e todos os reinos estariam sujeitos à sua vontade. Mas não foi bem assim. Os elfos retiraram os anéis assim que Sauron colocou secretamente O Um, e os anões são teimosos demais para serem controlados. Ele teve que se contentar com os humanos mesmo.

Elendil2 com certeza saberá acrescentar muita informação aqui sobre O Um, mas comentem!

E MANDEM SUAS DÚVIDAS, VAMOS DEBATER!

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Terra-Media
Rotieh
Rotieh

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Elendil2 Seg Mar 07, 2016 2:43 am

Opa, muito bacana essa discussão, pois é possível dizer sem medo de se equivocar que, Senhor dos Anéis e Tolkien são os pais da fantasia Medieval!

Vamos então a discussão! É evidente em todas as obras de Tolkien (livros e filmes, com exceção dos filmes do Hobbit) que a magia na terra-média é sutil ou pouco perceptível. Mas não necessariamente foi assim em épocas mais antigas, como apontou Rotieh.

Falando nisso excelente texto, trouxe pra mim inclusive uma nova interpretação sobre esse assunto! Mas vou acrescentar mais algumas informações!

O Um anel é capaz de aumentar a vida de seu portador (quando mortal!) vide que Sméagol/Golum viveu cerca de 500 anos embaixo das Mist Mountains e também alongou a vida de Bilbo, que se tornou o hobbit mais velho de todos os tempos (à época de sua partida nos Portos Cinzentos).



"Poxa, mas se Sauron não tivesse colocado parte de si n'O Um Anel, ele seria parcialmente mais forte, e não precisaria ficar preso em uma forma incorpórea flamejante!"

Nessa parte se considera a interpretação de Peter Jackson para o estado "corpóreo" de Sauron na Guerra do Anel. Em nenhum momento é mencionado nos livros ser essa a sua forma espiritual. Sauron era uma sombra, um senhor do escuro e, apesar de, segundo Gandalf, ele ter colocado no Um Anel “uma grande parte de seu antigo poder” [SdA I 2] e “a melhor parte da força que nasceu junto com ele” [SdA V 9] se este (o anel) lhe fosse apenas tomado ele não perderia sua forma corpórea. O que aconteceu é que Sauron fora derrotado ou seja "morto" na Guerra da Ultima Aliança no cerco a Barad-Dur ao final da segunda era, e voltou a ser espírito, sua verdadeira forma, como um Maia. Isildur cortou o anel do corpo de Sauron (sua casca corpórea). Portanto pode-se concluir que se ele tivesse apenas perdido o seu corpo físico, com o tempo e através do poder do anel ele voltaria a sua forma corpórea.

É interessante apontar que a estratégia de Sauron não foi bem sucedida porque ele não conseguiu dominar a vontade de todos os povos livres com sua força, mas ao usar o Um Anel ele é mais poderoso do que antes! Assim que colocou o Um pela primeira vez, os elfos portadores dos "Três" (os anéis élficos) o retiraram imediatamente temendo o poder de Sauron através do Um, e isso resultou na primeira guerra dos elfos contra Sauron.

E ele nunca deve ter considerado na POSSIBILIDADE de seu anel ser destruído, pois ele era realmente indestrutível, ele jamais imaginaria seus inimigos com o anel e muito menos adentrando Mordor para joga-lo na montanha da perdição. Portanto sua derrota deveu-se a improbabilidade dos eventos que se sucederam. E principalmente aos hobbits! ; )



Agora uma curiosidade: Em que dedo Sauron usava o Um Anel?



Alguém imagina essa?

Queria também aproveitar para os outros membros do fórum adentrarem nessa bela discussão acerca de um assunto de vital importância aos nerds e principalmente ao RPG, pois todos sabem que Tolkien foi inspiração para os criadores desse nosso adorado jogo de interpretar e de muitos autores de literatura!

Elendil2
Elendil2

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Razar Seg Mar 07, 2016 8:07 am

Elendil2 escreveu: É evidente em todas as obras de Tolkien (livros e filmes, com exceção dos filmes do Hobbit) que a magia na terra-média é sutil ou pouco perceptível.

Considerando obviamente que O Silmarillion não foi bem obra dele né?

Infelizmente nunca li O Senhor dos Anéis. Quando fui tentar ler, eu era muito criança e fiquei já chateado nas primeiras páginas. Demorou creio eu, certa de uma página e meia para descrever o granado do condado [ou pelo menos foi o que achei na época]. Depois disso nunca mais tentei ler.

Porém, li O Hobbit e grande parte de Silmarillion, que diga-se de passagem foi o livro que mais me deu dor de cabeça para ler. Tinha até um caderno do meu lado anotando fatos importantes para não me perder. Mas foi esse livro que possui o cenário que mais gostei.

Não posso comentar muito sobre Senhor dos Anéis, mas tenho uma pergunta sobre Silmarillion/Senhor dos Anéis. Digam-me se estou errado, mas as aves que Gandalf chama várias vezes para ajuda-lo são as mesmas aves que são comandadas por Manwë... É isso? Se sim, pelo o que me lembro os Ainur não podem fazer contato com os homens... né? Então... tem um jeito de chegar no local onde eles estão? Como é o nome de lá mesmo?

Desculpem se usei alguma palavra errada ou estou falando completas asneiras.
Razar
Razar

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThMember06

Mensagens : 1501
Localização : CG

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Rotieh Seg Mar 07, 2016 8:30 pm

Manwë é o governante do céu e dos ventos, senhor de todas as águias.

Em Silmarillion, acho que ainda em Valaquenta, as águias não são meros animais. Manwë vivia no alto da torre construída na mais alta montanha, sobre as nuvens eternas (tudo isso tem nome, mas depois eu procuro o nome adequado para colocar aqui), e descrevem as aves como "espíritos em forma de falcões e águias", ou seja, não eram animais AINDA.

Na primeira era, Manwë (também conhecido como O Mano Ê - zuas) mandou as águias para viverem nas montanhas de Beleriand, ou seja, ele mandou estes espíritos para viverem na Terra Média. Ele fez isso para que elas vigiassem Melkor, ou seja, o poder e esplendor delas era realmente notável!

Na Terra Média geralmente ligamos as águias a Thorondor, que era servo de Manwë.

Se você quiser comparar estas águias com as águias d'O Senhor dos Anéis, vale mencionar que nas batalhas finais da primeira era é dito que as águias de Thorondor e do pai do Elrond (outro nome que vou dever agora, estou na escola, nem rola fazer uma pesquisa rápida aqui) derrotaram a grande maioria dos dragões alados de Melkor!!

Cara!!! Águias acabando com os primos do Smaug!

Então as águias teriam relação sim com Manwë, mas eu interpreto que elas possuem apenas um parentesco com as águias da primeira era, principalmente pela descrição de tamanho e poder. Quase como se compararmos as aranhas Ungoliant com a Laracna, as duas marcantes e gigantescas, mas a pobre Laracna não chega nem no pelinho da pata traseira da Ungoliant...

As águias que cita n'O Hobbit e n'O Senhor dos Anéis eram do norte da Montanha Solitária, ou seja, bem longe de Beleriand (onde viveram as águias de Manwë).

Uma pesquisa mais aprofundada pode revelar quais águias foram viver onde (algumas cercavam Gondolim, outras viveram até em Númenor, acho que eram três), e daí entender quais destas águias deram origem às águias dos livros da terceira era =)

BÔNUS: Pode ser que com a desvinculação da Terra Média com Valinor, as águias tenham se tornado mais animalescas e perdido parte da magia e poder, mas não seria muito legal isso. Prefiro interpretar que as da terceira era são descendentes das majestosas águias de Manwë.

Moreira, me corrija.
Rotieh
Rotieh

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Elendil2 Seg Mar 07, 2016 8:57 pm

Como você esqueceu de Eärendil! O pai de elrond e elros (primeiro rei numenoriano) rsrsrs (brinks)!!! Era um dos gritos de guerra de Aragorn no livro, além de Elendil... "Ô Elbereth, Ô Eärendil"!!!
Foi Eärendil inclusive o único Homem a ter chego à Valinor, onde pediu ajuda aos Valar.

Voltando ao tema principal... Rotieh está corretíssimo, as Águias amigas de Gandalf são descendentes das Águas primordiais de Manwe!

Uma correção, os Ainur podem sim fazer contato com os homens porém de forma indireta. Vide primeira era, Ulmo era o segundo Vala mais importante, senhor das águas e oceanos. E ele se comunicava nos sonhos do herói Tuor, mandando mensagens indiretas para guiá-lo em sua jornada. Claro que ele fez isso escondido dos outros Valar que respeitaram a interdição (devido a desobediência dos Noldor). Ulmo chegou inclusive a aparecer e conversar diretamente com Tuor quando este chega pela primeira vez ao mar. Vide a imagem da capa dos Contos Inacabados que ilustra essa cena!

Outro exemplo é os Istari (Magos) que também são Ainur, mas Maiar e que tentam influenciar os homens e elfos. Sua missão realmente é ajudá-los a enfrentar Sauron, porém nunca poderiam usar seus verdadeiros poderes!

A última pergunta! As terras imortais se chamam Valinor e ficavam no antigo continente de Aman. Mas este local foi retirado do plano físico, ou da dimensão da Terra-média ou do planeta Arda ou como queira interpretar (difícil imaginar um continente sendo removido kkk). O fato é que muito do que Tolkien criou tem um sentido místico. Os próprios aneis são místicos. E a magia desse mundo tem mais haver com força de vontade do que com formulas mágicas! Gosto de pensar nisso como um alegoria com a passagem bíblicas da expulsão do paraíso! Pois Tolkien era muito católico e mesmo que ele não gostasse dessas comparações, é difícil não relacioná-las.

Obrigado pela colaboração Razar com nosso tópico! E não deixe de comentar! Estamos ansiosos por trocar conhecimentos sobre essa obra fantástica. E também não deixe de ler SdA quando tiver tempo. É a obra prima de Tolkien!

Off: desculpe os erros estou escrevendo do celular!
Elendil2
Elendil2

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Rotieh Seg Mar 07, 2016 9:11 pm

Earendil, eu sabia! xD

Fiquei com medo de errar a escrita (mentira) XDDDDD

Fala do dedo do anel agora, Elendil2
Rotieh
Rotieh

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Razar Seg Mar 07, 2016 9:18 pm

HHHHMMMM... Entendi e faz muito sentido. Eu parei de ler Silmarilion mais ou menos na parte onde... não vou lembrar o nome do personagem... sai galopando em seu cavalo adentrando os territórios de Melkor. Creio que tenha sido Oromë ou Aulë... Mas sem muitas certezas. E tem aquela batalha épica nos portões da casa dele.

Devia tentar ler todo ele e vou sim arrumar tempo para ler SdA. Creio que não poderei comentar sobre ainda aqui. Mas assim que começar a ler dou minhas opiniões. E obrigado pela resposta =D

Btw, no filme Sauron usava no indicador da mão direita, creio eu [e também vi umas discussões sobre dizendo este ser o "dedo do rei", ou algo assim]. Mas é uma boa curiosidade, qual dedo ele usava?
Razar
Razar

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThMember06

Mensagens : 1501
Localização : CG

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Elendil2 Seg Mar 07, 2016 10:17 pm

Razar, quem foi galopando par enfrentar Melkor/Morgoth em seus portões foi Fingolfin, um senhor élfico! Imagina um simples elfo enfrentando um Vala!

Lógico que ele perdeu a vida, mas ele foi muito foda de enfrentá-lo e ainda feriu seu pé, deixando-o coxo!!! Deixou um quase Deus coxo!!! Os elfos da primeira era eram muito FODAS!!! kkkkk me empolgo muito rsrsrs

Quanto ao ANEL!!!


Apesar de no filme ele usar na mão direita, o anel. Tolkien deixou claro em desenhos e cartas que Sauron usava-o na mão esquerda. Interessante dizer também que, se caso Sauron recupera-se seu corpo físico na época da guerra do anel (SdA) ele continuaria sem o dedo decepado por Isildur. Veja esse trecho: "-Seria Minas Ithil, que Isildur, filho de Elendil, construiu – disse Frodo. – Foi Isildur quem decepou o dedo do Inimigo.
– Sim, Ele só tem quatro na Mão Negra, mas são suficientes – disse Gollum tremendo. – E Ele odiava a cidade de Isildur. (J. R. R. Tolkien – As Duas Torres, O Portão Negro Está Fechado)"
Não sei explicar, mas de alguma forma os ferimentos corpóreos ferem também o espírito.

Agora, a questão mais complicada: em que dedo da mão direita estava o Um Anel? O que podemos usar para descobrir isso é o dedo em que o próprio Frodo usou o Anel pela última vez. Isto é importante, pois ali na Montanha da Perdição, naquele derradeiro momento, foi quando Frodo finalmente sucumbiu à vontade maligna do anel, ou seja, foi quando ele reivindicou-o para si e não apenas para se esconder de algum adversário. Pois Frodo colocou o dedo na mão direita, e o fez no dedo que fica ao lado do mindinho, ou seja, o anelar. Este foi o dedo arrancado por Gollum.

É comum as pessoas usarem nesse dedo alianças ou outros anéis de compromisso, tanto que em diversos lugares do mundo esse é chamado de dedo anelar! Tem um sentido místico também, pois esse dedo recebe a continuação da principal artéria do braço, e os antigos acreditavam que usar o anel ali tinha a conotação de poder e estreitava os laços!

Bom, não é nada extraordinário, só uma curiosidade que li muito tempo atrás também!!! Abraço a todos!


Elendil2
Elendil2

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Lestath Ter Mar 08, 2016 2:43 pm

O tópico ficou realmente muito bom! Posso tentar participar, mas para isso vou ter que fazer muitas pesquisas no google!!

kkkk

Ok... o que posso dizer, já de imediato?

Não sei o que comentar de inteligente. Talvez o fato de Radagast ter aparecido em O Hobbit no cinema, mas nos livros ele aparece n'O Senhor dos Anéis também, e foi deixado de fora.

Muitos personagens foram deixados de fora dos livros, o que não é muito estranho não, dada a natureza de alguns (como o Bombadil), mas partes inteiras dos livros foram deixadas de fora, algumas que mais me incomodaram:

1. As criaturas tumulares não estão presentes. Em um primeiro momento eu achei que não ia ficar legal mesmo os espíritos aparecendo, mas no filme 3 ficou foda, por que não tentaram no primeiro? Falta de orçamento?

2. Os outros dunedain. Eles cruzam com outros guardiões, muitos deles (acho que 200) em uma marcha. Eles quiseram focar no Passolargo, mas acho que isso gera dúvidas: muita gente acha que o Aragorn é o último dunedáin.

3. O povo selvagem. Existem homens que são tipo druidas e bárbaros que vivem na Terra Média. Lembro que eles participam de forma curta do livro em si, mas nos apêndices é dito que eles foram de suma importância, atacando exércitos orcs e atrasando o avanço das forças de mordor (ou era Isengard ainda?)

4. Expurgo do condado. Queria ter visto os quatro hobbits criando uma turba para derrubar Saruman e Bil Samambaia do condado! Tudo bem que não seria tão épico quanto o fim do filme em si, mas é uma cena que não deveria ser muito mexida não.

Pois bem. Eu tenho pena que estas cenas foram cortadas. É minha primeira contribuição. No próximo episódio vamos falar do poder dos espectros!

kkkk
Lestath
Lestath

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Rotieh Qui Mar 10, 2016 1:11 am

Vamos comentar seus apontamentos:

๑(•ิ.•ั)๑     1 - AS CRIATURAS TUMULARES

Foi durante a guerra de Angmar que os túmulos de Cardolan foram violados! Uma história muito triste para quem acompanhou a guerra entre os três reinos (Arthedain, Rhudaur e Cardolan) durante o império do Rei Bruxo.

A imagem abaixo ilustra os reis deste tempo (não li ainda a imagem, mas achei foda. Para visualizar em tamanho correto, clique nos links ao fim do spoiler)

Ver imagens:

O Rei Bruxo enviou espíritos malígnos para animar os ossos dos antigos reis que estavam nas catacumbas de Cardolan, e estas são as criaturas tumulares.

Minhas teorias para que elas tenham sido deixadas de fora:

1 - Não eram essenciais para a trama. São apenas uma passagem, não é mais citado;
2 - Tom Bombadil salva os hobbits neste encontro, e, como você disse, Tom está fora do elenco;
3 - Elas não seriam explicadas adequadamente no filme (complicado explicar o que elas são e porque estão ali). Eu sei que tem muita coisa nos filmes que não é explicado, mas as criaturas não são tão indispensáveis quanto os exércitos das sendas (mesmo que tenha sido explicado brevemente a promessa feita e a maldição sobre eles, ainda muito ficou sem ser dito).
4 - Existem estudos sobre Frodo e seus companheiros terem sonhado com as criaturas, uma vez que é descrito um cântico cruel (encantamento), e ele acorda e vê seus companheiros dormindo ao seu lado. É só uma interpretação, claro, mas é outro ponto que atrapalharia a adaptação, este 'teleporte' sem explicação, o mesmo para Tom Bombadil, que apareceu logo que fizeram seu chamado.

É isso.

๑(•ิ.•ั)๑     2 - OS DUNEDAIN NO FILME

Os dúnedain guardiões, como citado, eram descendentes de dúnedain de Arnor! Eles patrulhavam toda Eriador, claro, uma vez que as guerras com Angmar eram violentas na terceira era.

Edáin são a raça descendente de Beren e Tuor (Silmarillion), que são o povo de Númenor. Dunedain significa "Edain do Oeste".

Muitos deles aparecem nos filmes.

Agora eu vou pisar em terreno perigoso pra mim, pois não tenho certeza do que vou dizer: Existem sim outros dúnedain nos filmes. Muitos nobres de reinos humanos eram descendentes dunadan, ou seja, Dunedain. Em Gondor, no entanto, esta linhagem se perdeu.

Existem estudos que dizem que Faramir e seu papai idiota eram dunedáin, por estarem adequados ao termo "Edáin do Oeste", mas isto não é confirmado. Frodo reconhece ele como um dunedáin do sul quando é capturado, e este é o motivo da discussão... mas Boromir, seu irmão, não seria um dunedáin, por isso a discussão parece não ter fim!

Se Faramir é Dunadan, por que Boromir não seria (sem considerar puladas de cerca).

Gandalf já tinha dito Boromir "não possuía sangue do Ponente correndo em suas veias", ou seja, não segue a linhagem nobre dos dunedain. Mas Frodo reconhece Faramir como dunedain, e a linhagem de regência de Gondor é feita de nobres (e a grande maioria dos nobres de reinos dos homens são descendentes de Númenor).

Então assim: melhor deixar pro Moreira responder esta! AHHAUAHUAHW!

======

Estou sem tempo agora, mas depois eu falo sobre os Druedain (povo selvagem citado) e o final correto para O SdA. Abraços!
Rotieh
Rotieh

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Elendil2 Qui Mar 10, 2016 3:12 am

Nossa muito legal essa imagem que você achou Heitor!!! Que bom que veio para nossa discussão Lestath, muito boa as perguntas!!! Vou responder também com o meu entendimento, sem tempo de pesquisar nada e correndo o risco de me equivocar, mas creio que está razoavelmente correto o que for colocar aqui...

1. Sobre as criaturas tumulares eu concordo com o Rotieh! Sem comentários mais profundos. Muito difícil adapta-las e tambem ao Tom Bombadil, até hoje ninguém chegou a um consenso sobre quem realmente é Bombadil!

2. Quanto aos outros Dunedain que cavalgam do norte para se juntar a Aragorn após a batalha do Abismo de Helm, é uma pena mesmo não aparecerem nos filmes! Eles são importantes na trama e dão mais força no argumento de Aragorn como o rei em retorno! Mas pelo que me lembro não seriam mais que trinta e inclusive é interessante lembrar que todos eles atravessaram as fendas dos mortos junto com Aragorn, Legolas e Gimli!!! Muito Fodas!!!

Outro detalhe é que existe sim Dunedain no Sul, mas acontece que essas linhagens se misturaram muito com os homens da terra-média e foram se enfraquecendo. A casa dos Regentes também é uma casa nobre e tanto Denéthor, Boromir e Faramir são dunadain, mas vivem pouco mais que os homens normais, pois suas famílias também são mestiças. No sul o mais próximo de Aragorn seria o príncipe Inrahil que vem de uma linhagem própria de Dunedain com elfos (uma longa e complicada história).

Entretanto, como dita a tradição apenas a linhagem real realmente vive muitos anos (Elros o primeiro rei de Númenor viveu 500 anos e os outros foram viver cada vez menos conforme as sombras em seus corações cresciam), os numenorianos ditos normais viviam sim 100 ou mais anos, mas raramente chegavam a 200.

3. Existe um capitulo especial para os Druadan no livro Contos incabados, muito interessante, mas vou deixar pra outros essa explicação. Não me recordo dos detalhes.

4. Ahahhh! O expurgo do condado! Chorei quando o livro acabou nos portos cinzentos! Muito épico e emocionante, queria mais muito mais (na época tinha 13 anos só)! Mas o expurgo foi o ápice dos hobbits! Foi muito legal ver aquela batalha e os 4 movimentando aquele bando de pequenos preguiçosos. É mesmo uma pena não ter essas cenas nos filmes, mas talvez fosse muito difícil mesmo reproduzi-las!!!


Valew lestath, foi muito legal essa discussão, que ainda não terminou. Espero sua resposta sobre o que foi colocado e depois continuamos o próximo assunto!

Elendil2
Elendil2

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Rotieh Ter Mar 15, 2016 11:16 pm

Por falar em Druadan:

14 de março de 3019 da Terceira Era. “Os rohirrim, conduzidos pelos homens selvagens, chegam à Floresta Cinzenta.”
(J. R. R. Tolkien – O Conto dos Anos)

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis 12028900_1050967174961953_7948855837799574268_o

FOI ONTEM!

E com isso já ajuda a sacar o que eles fizeram n'O Senhor dos Anéis (esta parte é do livro O Retorno do Rei).

====

E para quem está curioso para saber o que está fazendo aniversário hoje (dia 15/03):

15 de março de 3019 da Terceira Era. “Denethor crema-se numa pira.”
(J. R. R. Tolkien – O Conto dos Anos)
Rotieh
Rotieh

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Elendil2 Ter Mar 15, 2016 11:41 pm

Top Rotieh! Lembro - me que os Druadan são muito misteriosos, alguns acreditam que são parentes dos homens, porém mais selvagens e dotados de "poderes" especiais ou talvez apenas uma ligação maus intima e espiritual com a natureza.

O primeiro detalhe que me recordo é que eles são pela primeira vez descritos no silmarilion como fazendo parte do povo de haleth, que é um dos três grupos de homens edain, ou amigos dos elfos da primeira era e o mais numeroso! Mas na verdade eles não faziam parte desse povo, mas os acompanhavam em sua migração, sendo que permanecia um mistério também no silmarilion!

Quando tiver um tempo vou dar uma olhada no contos inacabados, mas não sei quando! Tem coisas muito interessantes sobre esse povo, alguns dizem que eles podiam fazer alguma magia, mas talvez se trate apenas de lendas dos homens menores da terra média.

O que me recordo que foi o povo deles que muito tempo no passado construiu as estátuas dos homens púkel. Lembra-se delas? Que ficavem por toda a estrada de subida da montanha que esqueci o nome mas que é a entrada pra as sendas dos mortos que o Aragorn tinha que ir pra recrutar os fantasmas!

Comentem pessoal, mais algum detalhe?

Gostaria mais pra frente falar das diferenças entre os filmes e os livros ponto a ponto... Bem interessante! Abraços
Elendil2
Elendil2

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Rotieh Qua Mar 16, 2016 12:00 am

Moreira finge que esquece os nomes só pra gente completar.

Aiaiai...
Rotieh
Rotieh

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Elendil2 Qua Mar 16, 2016 12:02 am

Que nada é muito nome! Rsrs rsrsrs
Elendil2
Elendil2

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Lestath Qua Mar 16, 2016 12:22 am

Rotieh escreveu:Moreira finge que esquece os nomes só pra gente completar.

Aiaiai...

BEM ISSO! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Eu não tenho vergonha de dizer que eu taco tudo no google. Eu fui pesquisar os druadan, a participação deles não é muito ativa mesmo, então já entendo os motivos de terem ficado de fora dos filmes.
Lestath
Lestath

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Rotieh Qua Mar 16, 2016 4:39 am

Se for usar o Google, pesquise sempre com um site confiável na frente, como Dúvendor, Valinor ou Tolkien Brasil.

Nunca se sabe de onde a galera tira informação, e estes sites são frequentados por entendedores mesmo (eles lançam vídeos semanais com o Sérgio Ramos, uma autoridade no assunto).
Rotieh
Rotieh

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Elendil2 Qua Mar 16, 2016 4:59 am

Kkkkk nem. Pesquisei nada, tava mo meio do trampo esperando ser atendido pelo cliente! A única coisa que Pesquisei no Google nesse tópico foi pra ter certeza do anel do sauron!

Mas tenho saudade do Duvendor, era um site muito bom, pena que está fora do ar!
Elendil2
Elendil2

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

[Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis Empty Re: [Literatura] Tolkien - O Senhor dos Anéis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos