Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Discussão acerca da Experiência Pokémon

+5
Mcdowell
Moriph
Anji
Dark
Rotieh
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Rotieh Qua Mar 02, 2011 9:58 pm

Discussão acerca da Experiência Pokémon Bulbasaur

Olá, pessoal.

Venho neste tópico ilustrar o atual sistema de multiplicação de status com base na experiência pokémon, e aproveitar para levantar um debate acerca da própria experiência, e a forma com a qual ela é adotada em nosso jogo.

Ash O Atual sistema de multiplicação de Status com base na experiência Pokémon:

Como todos sabemos, nosso sistema trabalha com três dados básicos: d6, d8 e d12.

É dito que tentar adequar estes dados a uma fase de evolução torna-se vago, uma vez que desbalancearia as batalhas de pokés com 3 evoluções para com outros com menos evoluções.

Com este intuito, chegamos ao resultado de adequar estes dados a níveis de experiência, adotando números fixos.

Ou seja, um pokémon que atingisse 20 (é só um exemplo) de experiência, trocaria automaticamente seus dados de ataque e defesa por d8, ao invés do d6, e seu HP passaria a ser multiplicado por 12, ao invés de 7,5.

Vou adotar nesta explicação a base de experiência 0:30:60, ou seja, 0 equivale à experiência nula (d6 e HPx7,5), 20 equivale ao valor necessário para a segunda etapa de multiplicação de dados (d8 e HPx12) e 40 seria o necessário para a terceira etapa (d12 e HPx15).

Então, na tabela:

Discussão acerca da Experiência Pokémon Figura1-2

Sabe-se que este é o sistema adotado, porém, surgem dúvidas quando o pokémon abordado possui bases de evolução diferenciadas, como Elendil2 descreve no tópico Características Pokémon, na mesa de jogo Pokémon:

Seta para a Direita Evolução

- A evolução Pokémon se dará pela combinação e Felicidade, Experiência e em alguns casos pedras evolutivas.
- Há Pokémons com uma, duas e nenhuma evolução, ou ainda outras que evoluem muito rapidamente enquanto que alguns demoram bastante.
- Dessa forma alguns critérios foram tomados;

Mais Evoluindo

Ponto de Alerta tipo Rápido:
-com 3 evoluções: 2ª forma experiência15/felicidade>10 - 3ª forma exp.30/fel.>15
Ponto de Alerta tipo Comum:
-com 2 evoluções: 2ªf exp.30/fel.20
-com 3 evoluções: 2ªf exp.20/fel.20 - 3ªf exp.40/fel.30
Ponto de Alerta tipo Lento:
-com 2 evo: 2ªf exp.40/fel.30
-com 3 evo: 2ªf exp.35/fel.25 - 3ªf exp.60/fel.40
Ponto de Alerta por Felicidade:
-Pk que evoluem somente por felicidade é necessário tela no máximo: 50 pontos
Ponto de Alerta por Pedras Evolutivas:
Discussão acerca da Experiência Pokémon 9ffd_1_b
-Water stone (pedra água)
-Fire stone (pedra fogo)
-Thunder stone (pedra trovão)
-Leaf stone (pedra folha)
-Moon stone (pedra lua)
-Sun stone (pedra sol)
-Pedra Brilhante (Shiny Stone)
-Pedra do Amanhecer (Dawn Stone)
-Pedra do Anoitecer (Dusk Stone)

No caso, os Status serão multiplicados com base em sua experiência.

Um poké com evolução rápida teria seu status modificado ao atingir 15 pontos de experiência, mesmo que não tenha evoluido (talvez por opção).

- Primeira questão a ser tratada:
Muitos pokémons em nossa mesa já atingiram experiência necessária para evoluir, mas não evoluiram por falta de felicidade.

Um exemplo é o Pineco do DarkDuck, que falta 2 pontos de felicidade para evoluir.

Ele deveria ter seus status aumentados para a base 2 (d8 e HPx12)?

Se não, será que a Felicidade deveria ser cobrada também em pokémons que atingem esperiência necessária para mudança de base de multiplicação, mas não evoluem?

Exemplo: Snorlax não possui evoluções à frente, mas sua experiência chegou a 40. Aumentar a base de multiplicação dele, mesmo que sua felicidade permaneça faltando pontos para atingir a meta?

--- Minha opinião é que passemos a cobrar a felicidade também nesta conta.
Mas se a felicidade for contada, e o pokémon perca felicidade (por perder uma batalha, por exemplo), sua base de multiplicação regressaria?

===================

Após esta primeira discussão, podemos entender se houverem dúvidas quanto a evolução por pedras místicas:

Se um pokémon não possui experiência suficiente para aumentar sua base de multiplicação, e mesmo assim for exposto à uma pedra evolutiva, ele evoluirá sim, seus atributos aumentarão sim, mas como sua experiência ainda é baixa, ele continuará na base 1 de multiplicação (d6 e HPx7,5).

Ash O Atual sistema distribuição de experiência:

Elendil me confessou que não estava muito contente com o atual sistema de experiência pokémon.

O atual sistema de experiência pokémon:

Seta para a Direita Experiência

-Assim como a Felicidade a Experiência ganha irá influenciar muito nas batalhas e fora delas.
-Através de experiência ganha em batalhas e desafios os Pokémon aprendem poderes novos.
-Através de treinamento o Pokemon adquire mais experiência e pode ser ensinado poderes exclusivos por esse método.
- Ganhando experiência o Pokémon pode evoluir para estágios mais poderosos.

Mais Ganhando Experiência
Ponto de Alerta Vencendo batalhas:
-Adversário de menor nível: 2 pontos
-Mesmo nível: 5 pontos
-Maior nível: 10 pontos (+Felicidade)
-Dois níveis acima: 25 pontos (+++Felicidade)
*Obs: vencer um Pokémon com vantagem de tipo sobre o seu ganha 1 ponto adicional de experiência.
Ponto de Alerta Perdendo batalhas:
-Sempre ganha 1 ponto
Ponto de Alerta Superando desafios (fora de batalha):
- Classe de Dificuldade baixa: 1 ponto
- Dificuldade média/normal: 3 pontos
- CD alta: 7 pontos (obrigatório ter Felicidade Alta)
- CD muito alta/arriscada: 12 pontos (necessário teste de vontade/resistência)

Como podem notar, vencendo um adversário, ganha-se 5 de experiência. Um pokémon de evolução normal precisaria de 4 batalhas para evoluir.

Isto é ótimo para jogos em fóruns, como o nosso, que não nos permite tempo prolongado para muitas batalhas.

Mas e em mesa?

Elemdil2 me disse que acha vago conseguir inserir aprendizado de poderes quando a experiência é tão baixa.

Ele chegou a me dizer que a experiência deveria ir de 0 a 100, assim sendo, ele poderia inserir os poderes de acordo com a evolução nas tabelas do GameBoy.

Eu sou bem contra. Até o presente tentamos de todas as maneiras remover o "eletrônico" deste RPG, tornando-o mais interpretativo.

Há uma proposta sobre aprendizado de poderes de forma diversificada, que irei apresentar em um outro tópico.

Até lá, ignorem o fato do aprendizado de poder, mas atentem-se para o número de experiência para evolução no jogo.

Agora um segundo ponto de discussão:

O que acham do sistema atual?

Devemos mecher nele?

Talvez não para o forum, mas para quem quiser utilizar em mesa, o que seria?

========

Novos pontos de discussão acerca da experiência podem surgir.

Comentem!

Rotieh
Rotieh

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Dark Qua Mar 02, 2011 10:24 pm

É de 20 em 20? Porque eu tava rolando d6 com meu Growlithe? auhauhauhauh

Bom, vamos lá! Eu acho que a felicidade deve sim influenciar na evolução dos pokémons. Um pokémon triste ou descontente pode não querer evoluir. Mas, uma vez evoluído, não há caminho de volta (tirando o shellder que pode se soltar do Slowbro, fazendo-o voltar a ser Slowpoke).

Uma questão também é separar quem são os pokémons de evolução rápida, quem são os de velocidade normal e quem são os lentos? Onde podemos ver isso? Devemos tabelar todos os pokes?

Segunda questão: em que momento um pokémon com suas evoluções evolui? Um com 3 é só seguir a tabela. Um sem evoluções vai mudar os dados sem mudar a carta. Mas e um Sandshrew, por exemplo? Ele passaria a usar d8 a partir de 20 de exp, mas quando vai virar Sandslash? A qualquer momento a partir do 20 ou só depois do 30, que seria o meio do caminho?

Terceira questão: as exp são dadas no pós batalha, mas muitos pokémons evoluem durante a batalha! No caso da Mirie, o Squirtle dela já tinha exp o bastante para evoluir, e por isso evoluiu quando Mirie precisou dele. Mas usemos como exemplo o meu Charmander: ele está com 19 de exp. 1 ponto para evoluir. Ele acabou de derrotar um Venonat, que lhe concederia 5 pontos, fazendo-o evoluir. mas a batalha ainda não acabou, pois há um Snubull a ser derrotado ainda. Será que as experiências devem mesmo ser dadas no final ou poderíamos dar por pokémon derrotado, auxiliando Charmander (meu, muohohoho) neste caso a evoluir?


E eu não acho que ficaria legal criar um sistema de experiência para rpg de fórum e outro para rpg de mesa. 4 batalhas num fórum demora! Enquanto numa mesa, pode passar mais rápido. Mas esse é o ritmo normal de rpg em fóruns. Tudo demora mais que na mesa. Podemos tentar adaptar para um meio termo, mas pra mim deve continuar sendo um só.
Dark
Dark

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Rotieh Qui Mar 03, 2011 12:15 am

Bom, vamos lá! Eu acho que a felicidade deve sim influenciar na evolução dos pokémons. Um pokémon triste ou descontente pode não querer evoluir. Mas, uma vez evoluído, não há caminho de volta (tirando o shellder que pode se soltar do Slowbro, fazendo-o voltar a ser Slowpoke).

Mas isto faz parte das regras.

Estou falando sobre um poké que não evoluiu, como seu Growlithe, chegar na experiência necessária para mudar de dados, como você chegou, e não ter happiness.

Ele mudaria de dado mesmo assim? Saca?

Uma questão também é separar quem são os pokémons de evolução rápida, quem são os de velocidade normal e quem são os lentos? Onde podemos ver isso? Devemos tabelar todos os pokes?

Isto é com o Elendil2.

Acho ótimo se os listarmos, e inclusive criarmos um ícone para Evolução lenta/rápida/normal e inserirmos nos pokés na pokédex.

Segunda questão: em que momento um pokémon com suas evoluções evolui? Um com 3 é só seguir a tabela. Um sem evoluções vai mudar os dados sem mudar a carta. Mas e um Sandshrew, por exemplo? Ele passaria a usar d8 a partir de 20 de exp, mas quando vai virar Sandslash? A qualquer momento a partir do 20 ou só depois do 30, que seria o meio do caminho?

Mas o moreira especificou ali sobre evolução de pokés com 2 estágios apenas.

tipo Rápido:
-com 3 evoluções: 2ª forma experiência15/felicidade>10 - 3ª forma exp.30/fel.>15
Ponto de Alerta tipo Comum:
-com 2 evoluções: 2ªf exp.30/fel.20
-com 3 evoluções: 2ªf exp.20/fel.20 - 3ªf exp.40/fel.30
Ponto de Alerta tipo Lento:
-com 2 evo: 2ªf exp.40/fel.30
-com 3 evo: 2ªf exp.35/fel.25 - 3ªf exp.60/fel.40

É só seguir a experiência proposta.

Terceira questão: as exp são dadas no pós batalha, mas muitos pokémons evoluem durante a batalha! No caso da Mirie, o Squirtle dela já tinha exp o bastante para evoluir, e por isso evoluiu quando Mirie precisou dele. Mas usemos como exemplo o meu Charmander: ele está com 19 de exp. 1 ponto para evoluir. Ele acabou de derrotar um Venonat, que lhe concederia 5 pontos, fazendo-o evoluir. mas a batalha ainda não acabou, pois há um Snubull a ser derrotado ainda. Será que as experiências devem mesmo ser dadas no final ou poderíamos dar por pokémon derrotado, auxiliando Charmander (meu, muohohoho) neste caso a evoluir?

Sou favorável de a experiência ser distribuida após derrotar um inimigo, independente se há outro ou não.

Ou seja, o Charmander poderia evoluir antes de derrotar o Snubull.

=)

Quanto ao seu parágrafo final, concordo parcialmente ;)

Depende muito do tipo de RPG a ser mestrado.

Opinem, galera!! =D
Rotieh
Rotieh

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Anji Qui Mar 03, 2011 2:42 am

Vou dar uma opinião de experiência própria

Eu e meu grupo de RPG tentamos jogar pokemon uma vez, pokemon de mesa. Não deu certo por um belo motivo. Eramos 4 jogadores..toda vez que um treinador ia batalhar, ele ficava lá jogando dados com o mestre, e os outros três tinham que ficar esperando...ai depois era o outro que ia batalhar, ai os outros ficavam esperando...no final desistimos, não dava ritmo de jogo.

Mas quando eu vi o RPG aqui no forum, eu achei a idéia perfeita, fica de boissima, apesar de que temos algumas disparidades de tempo entre um jogador e outro, é mais fácil conduzir o jogo.


Mas sobre a questão da experiência.

Eu penso que a felicidade não deveria influenciar se um pokemon evolui ou não. Até pq existem pokemons que só evoluem com felicidade, existem pokemons que evoluem com pedras.
Eu acho que a felicidade deveria influenciar na quantidade de experiência que o pokemon recebe. Pokemons mais felizes recebem mais experiência. Até pq margikarps tristes evoluem para gyarados revoltados, só demora mais! shaushausasah

Outra coisa:
Sobre os números, eu acho que deveriam aumentar um pouco a experiência para evoluir...4 batalhas acaba sendo bom para o ritmo de postagens e tal, mas sendo meio estranho pra interpretação, sabe?

E por fim

Evoluir e aprender golpes quando evolui e tal, eu acho que deveria ser algo mais interpretativo. Devemos estabelecer as regras e tal, os números, mas deixar a Regra de Ouro em que "o mestre decide". Pq se não eu pego meu pidgey, vou lá e venço 4 caterpies e ele evolui? Bizzaro, mas se então ele venceu um graveller, isso não contaria mais? Não precisava nem de muitas batalhas, ele venceu o improvavel! Eu penso assim.
Anji
Anji

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThMember04





Mensagens : 507

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Moriph Qui Mar 03, 2011 3:56 am

Caso um: acredito que seria melhor trocar o dado quando tiver xp suficiente, mas evoluir só com happy proporcional ao quadro lá.


Caso dois: pra mim, seria realmente bom mostrar quais pokés evoluem mais rápidos.


Rpg de mesa e Rpg em fóruns é complicado. Não teria tanta liberdade, pois o mestre estaria ocupado com um jogador apenas, como o Anji disse.
O sistema teria de ser diferente nesse caso tbm.
A não ser que façam um mundo só de Pokémons e que cada jogador interprete um numa trama maligna \o/

Dar xp imediatamente após derrotar o adversário seria uma maravilha
Se não me engano é assim que acontece nos jogos, embora no meu Crystal os pokémons só evoluam depois das batalhas :/

fim \o
Moriph
Moriph

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThMember06

Mensagens : 1603

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Rotieh Qui Mar 03, 2011 4:57 am

Anji, confesso que pokémon é um RPG semi-individual, onde cada batalha é feita mestre-jogador mesmo.

Muitos outros jogos são assim, individualistas, como as propostas de WoD.

Não estou tentando amenizar a situação, mas é bacana, dependendo da proposta do mestre.

E o PvP é o melhor possível ;)

-------------

Eu concordo com o lance dos caterpies e tal, mas lembrando que o sistema não é como no gameboy, que caterpies são burros e de ataque ínfimo!

Eles, em nosso rpg, atacam com o mesmo dado relevante à sua experiência, e seus status são pouco menores que os de um bulbasaur, por exemplo.

Esta regra de ouro poderia minimizar experiência adquirida por matar pokés repetidos... talvez pelo fato de você já ter aprendido a lidar com aquele inimigo em questão.

E a regra do mestre é sempre válida ;)

Moriph, lembrando que queremos uma adaptação fiel ao pokémon, mas bastante distante do jogo eletrônico ao mesmo tempo, mesmo que contraditório.

Vamos lá!

Está ótimo desta forma!

Vamos levantar nosso pensamento acerca das regras para fechá-las o mais breve possível, com a melhor qualidade possível! =D

/o/
Rotieh
Rotieh

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Mcdowell Qui Mar 03, 2011 8:06 am

Dark escreveu:Uma questão também é separar quem são os pokémons de evolução rápida, quem são os de velocidade normal e quem são os lentos? Onde podemos ver isso? Devemos tabelar todos os pokes?

Eu sei que voces querem fugir um pouco do "eletronico", mas no jogo existe uma categorização que pode ser facilmente adaptada pra resolver essa questão do Dark.

No jogo, a experiência necessária pro pokemon chegar ao level 100 é variada levando em conta o qnt ele é poderoso. Por exemplo, um raticate precisa de muito menos experiência para chegar ao level 100 do que um garchomp ou mewtwo.

Com isso, existe a divisão em rápido, Médio-rápido, Médio-lento e Lento.

Ex: Um charizard é médio-lento e um Dragonite é lento.

Não to dizendo pra usarem exatamente esse sistema, mas com ele pode-se ter uma noção de quem tem um progresso mais rápido ou nao. Essa premissa se extende pras formas anteriores (charmeleon e dragonair)

Agora, pode ser que com essa solução apareça outro problema: Pokemons mais fracos e consequentemente mais rápidos em subir de level podem acabar ficando mais fortes que pokemons de fato fortes e que ficam mais tempo no mesmo "nível" :/
Mcdowell
Mcdowell

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThMember04

Mensagens : 584

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Dark Duck Qui Mar 03, 2011 3:36 pm

Eu sou muito leigo no que se trata de pokemon até entrar na mesa aqui no forum mais vou tentar ajudar no que eu poder!

1° no caso da felicidade eu acho sim que o pokemon deve ter sim felicidade para poder evoluir e aprender novos poderes, mais vejo tambêm que ele pode evoluir quando tiver com sua exp necessaria como aconteceu no anime no caso do charmilion do Ahs que evoluiu porque não queria ser derrotado.

Ai eu acho que teriamos outra discusão a respeito da personalidade do pokemon, só interpretar quando ele esta com felici. baixa fica um pouco vaga, boto o exemplo do Slowpoke do Rotieh que é um pouco lesado(kkkkkk)

2º Uma lista com os pokemons de evoluções rapida, média e lenta seria bom na minha opinião.

3º Eu tambêm sou favoravel que o Pokemon receba a exp e felic. logo após derrotar um inimigo mesmo que a batalha ainda não tenha terminado, daria mais emoção ao jogo e claro o jogador teria que montar um belo poste isso porque no meu ponto de vista seu pokemon evoluir e algo fantastico!!!!!

4º Sim adaptar o pokemon para mesa vai ser um pouco mais complicado do que esta sendo para o forum, mais ai eu deixo uma sugestão:

Se a mesa não poderia contar com dois mestre, tipo assim, mestre e um ajudante para as horas em que um treinador estiver batalhando o mestre dar atenção a ele e os demais treinadores ficarem treinando seus pokes o ajundante estaria conduzindo esse treino ou ate mesmo as longas viagem. Sei que isso e quase semi impossivel mais é uma dica!!!

Dark Duck
Dark Duck

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThMember04

Mensagens : 573
Localização : Aquidauana

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Rotieh Qui Mar 03, 2011 4:08 pm

Agora, pode ser que com essa solução apareça outro problema: Pokemons mais fracos e consequentemente mais rápidos em subir de level podem acabar ficando mais fortes que pokemons de fato fortes e que ficam mais tempo no mesmo "nível" :/

Isto é o que compensa o fato de eles serem ruins.

Principalmente em mesa, os jogadores não vão querer capturar um poké ruim, sabendo que ele não irá longe em status e poderes.

Claro que não podemos nos basear nisso para fazer a regra, mas lembrando que pokés de evolução rápida geralmente possuem seus pokés de segunda evolução equiparados aos de primeira evolução normal.

Ex.: Um caterpie só iguala os status de um bulbasaur quando é metapod (e nem assim, mas a Buterfree passa de longe os status do bulba).

Claro que isso não justifica.

Um metapod dando um tackle usando d8 é muito melhor que um bulbasar usando um tackle com um d6.

Realmente, isto é verdade.

UMA COISA ME PASSOU PELA CABEÇA:

E se houvessem duas barras de experiência?

Uma para a evolução do pokémon, e outra para a alteração de seus dados de ataque? (Só os dados mesmo).

Tipo:

Com 15 de XP um caterpie evolui para Metapod. Seus status aumentam, e seu HP também aumenta!!!

Mas seus dados ainda são d6 até que ele atinja 25 de XP, por exemplo.

Saca?

É uma idéia que pode tentar resolver, porém, pode complicar um pouco o controle do mestre. =)
Rotieh
Rotieh

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Dark Qui Mar 03, 2011 4:13 pm

Pois é. Quem pega um Rattata quer logo que ele vire Raticate, pois, a curto prazo, seus stats e dados serão mais vantajosos que pokémons mais fortes, mas também mais lentos.

E sou contra o negócio de dois dados. Além de complicar um pouco mais o jogo, iria justamente tirar a pouca vantagem que esses pokémons tem. Quem é que vai querer um Butterfree ou um Raticate rolando d6 como um Charmander inicial?

Aí sim eles serão mais desprezados ainda.
Dark
Dark

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Rotieh Qui Mar 03, 2011 4:27 pm

Ou não.

Com status maiores que os de Bulba, Buterfree arrebentaria com um d6.

Sem contar que Buterfree teria 30 de XP no mínimo para ser Buter, logo, seu dado seria, no mínimo, d8.

Um Raticate com d8 e os status que tem não seria "pouca vantagem", seria "vantagem absurda".

----

Mas lembrando que esta "vantagem absurda" não lhe garante um Leaf Storm do Venosaur.

Tudo ainda estaria proporcional, se deixassem na regra atual.

Só estamos expondo novas possibilidades, isso não quer dizer que será melhor que a atual ;)
Rotieh
Rotieh

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Dark Qui Mar 03, 2011 4:37 pm

Mas ele tem uma "vantagem absurda" no começo, comparado com o Bulbasaur, mas depois levaria uma "desvantagem absurda" contra o Venosaur, já que de Raticate ele não passará. Poderá até usar o d12, mas vai continaur com stats defasados.
Dark
Dark

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Rotieh Qui Mar 03, 2011 4:46 pm

Mas ele tem uma "vantagem absurda" no começo, comparado com o Bulbasaur, mas depois levaria uma "desvantagem absurda" contra o Venosaur, já que de Raticate ele não passará. Poderá até usar o d12, mas vai continaur com stats defasados.

Exatamente o que eu disse:

Mas lembrando que esta "vantagem absurda" não lhe garante um Leaf Storm do Venosaur.

Tudo ainda estaria proporcional, se deixassem na regra atual.

Só estamos expondo novas possibilidades, isso não quer dizer que será melhor que a atual ;)
Rotieh
Rotieh

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Mcdowell Qui Mar 03, 2011 5:29 pm

É nessas questões que o stats entram, mesmo com dados altos o poke nao ia poder ownar um pokemon realmente forte.

Esses pokemons de evolução rápida seriam bom a curto prazo, em começo de jornada. Voce não pode querer q um recém raticate acabe com um venusaur que batalhou muito pra chegar no estágio que chegou.

Pra mim tá tudo nos stats. Mesmo pokemons de evolução rápida podem ser poderosos. Lembro do meu pokemon yellow em que eu tinha uma Butterfree que até dava pro gasto na elite four, nao tanto quanto um Alakazan, mas dava.

Mas de novo, isso são dinâmicas presentes no jogo. O ideal é escolher o sistema que dê dinâmica ao RPG de fórum e que mantenha a diversão.
Mcdowell
Mcdowell

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThMember04

Mensagens : 584

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por EduMReis Qui Mar 03, 2011 6:10 pm

(Entrei meio tarde nessa discussão)

Bem como viso bastante o rpg de mesa, creio ter certa noção por estar em uma mesa usando estas regras usadas no fórum.

Qustão 1: XP dos pokemon:

Creio que o Xp dos pokes está bom, mesmo que os dados estejam um tanto quanto desproporcionais. Creio que sería interessante usarmos um d10 entre o d8 e o d12, que sejam 4 variações( ou retirar o d12\d6), pois digamos que um pokemon esteja prestes a aumentar sua xp para usar um d12, neste caso ele usa d8, com 1 pontinho de xp a mais ele muda drásticamente seu status(:X), por isso sugiro a questão do d10 fortemente mesmo que sejam 4 estágios:
0-19>d6
20-39>d8
40-59>d10
60 ou + >d12

isso para todas as evoluções.

Quanto ao HP creio que o Rotieh não entendeu completamente a idéia que eu passei-lhe a umas semanas atrás dp 7,5 e assim vai. Minha idéia na época era fazer com que os pokes de 2 fases tivessem contagem de HP diferentes, mas com o tempo percebi que isso também sería inviável por ser mais complicado e por atrapalhar o controle do mestre. Minha idéia atual é:

0-19>d6 >HPx 7,5 (arredondando para cima)
20-39>d8 >HPx 10
40-59>d10 >HPx 12,5 (arredondando para cima)
60 ou + >d12 >HPx 15

Desta forma os status do pokemon seriam sempre parelhos a seu nível de XP, e considero que o valor do HP não apareça no card do pokémon justamente por que ele varia conforme seu XP além de independer de sua evolução. Como eu já disse a evolução deve ser uma parte separada dos dados de status.

Qustão 2: Evolução dos pokemon:

Creio que a evolução dos bichinhos se dá de formas bem diferentes, por isso sou a favor do sistema de dividí-los em grupos classificados na pokedex, Evolução lenta, média, rápida. Assim como elendil colocara na descrição de evolução:

tipo Rápido:
-com 3 evoluções: 2ª forma experiência15/felicidade>10 - 3ª forma exp.30/fel.>15
Ponto de Alerta tipo Comum:
-com 2 evoluções: 2ªf exp.30/fel.20
-com 3 evoluções: 2ªf exp.20/fel.20 - 3ªf exp.40/fel.30
Ponto de Alerta tipo Lento:
-com 2 evo: 2ªf exp.40/fel.30
-com 3 evo: 2ªf exp.35/fel.25 - 3ªf exp.60/fel.40

Para mim este modo está perfeitamente adaptado, concordo plenamente em usar a felicidade na evolução, afinal como eu já disse na questão anterior, os dados devem fikar separados do sistema de evolução, sendo assim cada pokemon terá uma forma diferente de evoluir(eu sei terão alguns iguais). Concordo que a felicidade deve ser contada para a evolução e não para o aumento dos dados por que para que o pokemon evolua ele deve estar feliz, mas para que ele seja forte a felicidade não conta, o que vale é o treinamento. Um pokemon pode muito bem ser muito bem treinado e naum gostar de seu mestre, ele será forte mas não quer dizer que evluirá. E sendo assim, quando baixar a felicidade ele ainda terá os mesmo dados por ser independente da mesma, e como não pode regressar de fase, nada mudará em relação a isto, o pokemon deve estar feliz na hora da evolução isso não quer dizer que ele vai viver feliz pra sempre. A felicidade depois de evoluído apenas contará para que ele possa evoluir mais um estágio, ou aprenda novos golpes, além de obedecer o treinador. Proponho montar uma tabela de 'obedecimento" ao treinador conforme a fase evolutiva do pokemon. Tornando mais dificil de controla-lo conforme ele evolui, as insígnias podem influenciar na mesma, por mostrar a seu pokemon o seu valor.
Uma questão a ser levantada é a questão de evolução por meio de troca.
Eu proponho para que esta evolução seja transferida para meio de felicidade. Quanto as pré evoluções, que também evoluem por felicidade, deveriam evoluir mais cedo, ou seja, deve-se criar uma tabela de evolução por felicidade também. Imagien agora seu pichu demorando uma aventura inteira para chegar no status máximo de felicidade e aí sim virar um pikachu, ninguém gostaria de capturar um dessa maneira, por isso sugiro que os pokemon que evoluem dessa forma também possuam a variação de evolução na pokedex, lenta, média, rápida.

Qustão 3: Mesa x Fórum = diferenças

Isso vale da questão única do mestre, o mestre deve colocar desafios a mais além de batalhas, como contest e tudo mais(o que leva a outra pauta), mas o que eu costumo fazer em relação a batalhas em mesa quando há vários jogadores, é dividir a trama em turnos, como se fosse um tipo de seriado, um turno pode ser muito bem uma luta de um pokemon contra um, quanto apenas parte da mesma luta, o que diminui a espera o dos outros jogadores. E quanto a evolução rápida em mesa diferenciada do fórum, creio que isso está bom como está, pois em mesa o jogador captura muitos mais pokemon, o que lhe faz ter muitos mais para treinar, proponho que cada sessão seja estipulada em mesa um número máximo de batalhas, e para aqueles que não estiverem em batalhas sejam compensados com descobertas, ítens ou mesmo novos pokemon.
Sempre tive por volta de 10 jogadores em meu sistema ao mesmo tempo, assim dividiamos o grupo para três mestres que discutiam entre si para que a trama fosse linear, algumas coisas saíam do controle, como a distribuição de XP, sempre dávamos pontos bônus a interpretação, mas nada absurdo a ponto de causar discórdia entetre jogadores. E nossa discussões eram travadas com dados( batalhas PvP )(:]).

Qustão 4: Natureza dos pokemon:

Uma questão que ainda não havia sido levantada, que acho que será bastante construtiva para enriquecimento da trama e variação dos pokemon, as natures. Proponho que neste jogo seja usado o sistema de naturezas indicando as personalidades dos pokemon e também variando seu status. Assim se um bulbasaur que normalmente possui staus ATK=2 e DEF=2, e tiver a natureza BOLD (corajoso), seu status seria ATK=1 e DEF=3, claro que isso seria definido na ficha e não nos cards. Mas daria certa diversidade aos monstrinhos que acho ser bastante interessante de usar, além de enriquecer a narrativa do RPG, imaginesse com um charizard dócil ao seu lado ou mesmo um slowpoke brincalhão(diferente do slow do Matt), sería bem diferente e legal de tratar dessa forma.


creio que estes argumentos já serão de grande ajuda (ou confundirão ainda mais), acho que não esqueci de nada, qualquer coisa posto mais comentários mais tarde.

O sistema está crescendo bastante.
EduMReis
EduMReis

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThDesigner-1

Mensagens : 907
Localização : Canoas

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Rotieh Qui Mar 03, 2011 8:39 pm

Sou a favor da tabela de felicidade, muito bem colocado!

Mas quanto a aumentar mais um dado, eu acho que é melhor apenas diminuir o d12 para d10.

Talvez possa haver o d12 ainda, mas quando o pokémon atingir o status máximo (max EXP/ max Happ).

O lance das Natures é ótimo, muito bom mesmo, adorei. Mas vamos tentar discutir acerca da experiência neste tópico ;)

Galera, recordem que vocês também podem criar tópicos aqui!

O Edu bem que poderia crar o tópico "Discussão sobre Natures", e postar nele a lista completa que ele mesmo me mandou!

E quem vai reclamar destes dados a mais aee é o dark xD

lol

Rotieh
Rotieh

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por EduMReis Qui Mar 03, 2011 8:50 pm

Calma que o d12 é sim no status máximo:

0-19 > d6 >HPx 8
20-39 > d8 >HPx 10
40-59 > d10 >HPx 12
60 ou + > d12 >HPx 15

como eu já propunha anteriormente. Porém com o HP alterado para melhor calcular segundo Rotieh.
EduMReis
EduMReis

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThDesigner-1

Mensagens : 907
Localização : Canoas

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Rotieh Qui Mar 03, 2011 9:03 pm

Sim, com x8/x10/x12/x15 eliminamos as vírgulas ;)

Deixa estéticamente mais bonito e mais convidativo a iniciantes.

----

O que nos resolvemos acerca da XP?

Muito foi dito.

Deixamos da forma que está?

Eu deixaria como está, e indicaria que, para evoluções por felicidade, seria a mesma tabela, porém invertida.

Ex.:

Evoo por XP:
tipo Rápido:
-com 3 evoluções: 2ª forma experiência15/felicidade>10 - 3ª forma exp.30/fel.>15

Evoo por Happiness:
tipo Rápido:
-com 3 evoluções: 2ª forma experiência10/felicidade>15 - 3ª forma exp.15/fel.>30

e assim por diante.
Rotieh
Rotieh

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Dark Qui Mar 03, 2011 9:08 pm

Sim, legal. E com 4 dados matamos as dúvidas com pokémons de segunda evolução, além de explicar também as diferenças de pokémons de 3 evoluções.

Pokémons de tipo rápido evoluem no d10, enquanto pokémons de tipo mais lento evoluem no d12. Mas isso não impede que eles mudem de dados.

Três coelhos com uma pedrada só.
Dark
Dark

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por EduMReis Qui Mar 03, 2011 9:13 pm

Não esqueça que quando os pokemons chegarem ao d12 eles já estarão no status máximo de xp, creio que seria melhor eles evoluírem no d10(40xp) assim como está na lista do elendil...

(PS: sou contra matar coelhos...nada a ver eu sei XD)
EduMReis
EduMReis

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThDesigner-1

Mensagens : 907
Localização : Canoas

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Rotieh Qui Mar 03, 2011 11:07 pm

(É que você nunca comeu coelhos)

Viu, eu não sei deste lance de

Pokémons de tipo rápido evoluem no d10, enquanto pokémons de tipo mais lento evoluem no d12. Mas isso não impede que eles mudem de dados.

xD

Eu havia pensado que os novos dados se aplicariam a todos, e não a pokés específicos.
Rotieh
Rotieh

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por EduMReis Qui Mar 03, 2011 11:27 pm

Sim os dados novos serão aplicados a todos. Só estavamos usando os mesmos como pontos de referência para as evoluções, mas elas ainda continuam contando pela experiencia.

0-19 > d6 >HPx 8
20-39 > d8 >HPx 10 (Xp onde o Pokemon de 3 fases evoului para a segunda)
30- (Xp onde o Pokemon de 2 fases evoului para a segunda)
40-59 > d10 >HPx 12 (Xp onde o Pokemon de 3 fases evoului para a terceira)
60 ou + > d12 >HPx 15

Acho que assim ficou mais claro(não coloquei a felicidade, é só uma ilustração quanto as evoluções a tabela oficial é a do Elendil, aqui é apenas uma comparação junto com o valor dos dados e do HP)

Quanto aos pokemons que demoram pra evoluir, o Elendil deixou assim:

tipo Lento:
-com 2 evo: 2ªf exp.40/fel.30
-com 3 evo: 2ªf exp.35/fel.25 - 3ªf exp.60/fel.40

Minha proposta é deixar assim:

-com 2 evo: 2ªf exp.40/fel.30
-com 3 evo: 2ªf exp.35/fel.25 - 3ªf exp.50/fel.40
Alterarmos apenas os de 3 fases na passagem da segunda para a terceira, se não o Pokemon que chegar no estágio final será com o status maximo sempre. Por exemplo um Tyranitar, ele não tería mais no que evoluir já tería 60 de XP, por isso proponho que estes pokemons evoluam no nivel 50 de XP e 40 de felicidade.
EduMReis
EduMReis

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThDesigner-1

Mensagens : 907
Localização : Canoas

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por EduMReis Sex Mar 04, 2011 12:14 am

Discussão acerca da Experiência Pokémon TabelaXP-Evolucoes
Discussão acerca da Experiência Pokémon Evofelicidade
esta é minha proposta de tabela de XP e Felicidade, por favor suas considerações. Créditos à idéia da felicidade ao Rotieh.
EduMReis
EduMReis

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThDesigner-1

Mensagens : 907
Localização : Canoas

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Anji Sex Mar 04, 2011 1:00 am

Gostei bastante da ideia de colcoar o d10, e a parada dos natures também é uma ótima ideia

Mas eu ainda não concordo com o fato de o pokemon precisar ser feliz para evoluir, não faz sentido pra mim. Um pokemon forte e bem treinado poderia evoluir sobre um treinamento rigido e sem amor huahuhshsuhsha

(vou pra aula, fuu)
Anji
Anji

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThMember04





Mensagens : 507

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por EduMReis Sex Mar 04, 2011 2:40 am

Vendo por este lado que o Anji colocou, realmente, se o poke é bem treinado ele pode evoluir independente da felicidade. Minha sugestão seria que fizessemos assim, caso o poke que tiver o XP suficiente e não tiver a felicidade ele não evolui, mas se tiver 10 a mais por exemplo ele poderia evoluir independente da felicidade.

É uma idéia.
EduMReis
EduMReis

Discussão acerca da Experiência Pokémon ThDesigner-1

Mensagens : 907
Localização : Canoas

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão acerca da Experiência Pokémon Empty Re: Discussão acerca da Experiência Pokémon

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos