Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

+3
Elendil2
jackads
Albrecht
7 participantes

Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por Albrecht Qua Ago 22, 2012 3:33 pm

Bom dia pessoal do fórum!

Hoje vou fazer apenas um post rápido de humor (e reflexão). Vamos ver como seria um grupo de RPG ideal:

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Verdade-grupo-rpg-1

O sonho de todo mestre e jogadores (com exceções, claro)! Um grupo que se encaixe e se complemente para enfrentar todos os tipos de desafios! O mestre pode inserir todos os desafios que quiser, pois o grupo teoricamente terá as ferramentas para enfrentar.

Agora como o grupo realmente é:

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Verdade-grupo-rpg-21

Alguns posers, alguns "sem-noção" e coisas-sem-explicação. Mestres e jogadores precisam de diálogo e bom senso antes de montar o "grupo". Para não resultar em algo zoneado como o da última foto. Muitas vezes temos os "Fan-boys" de personagens estilo "Vegeta" ou "Hiei" e eles logo fazem um cara mau, sem senso de humor e que permanece o tempo todo calado ou resmungando (normalmente é uma desculpa para não se ter o trabalho de interpretar).

Temos o "sedento por poder", que escolhe a "Raça" mais absurdamente anormal a fim de conseguir maior quantidade de força destrutiva para o seu personagem, não interessando o tipo de campanha que o mestre teve trabalho de idealizar! Ele quer jogar com "aquilo" e pronto! É possível contornar às vezes. Tive um jogador que queria jogar com um minotauro uma vez. Era uma campanha de heróis. Combinei com ele que o personagem dele tinha sido amaldiçoado e que não havia nascido como uma fera selvagem. Mas nem sempre isso ocorre...

Um mago sem noção lançando magias sem pensar antes pode ser engraçado às vezes e trágico em outras ocasiões. A falta de noção de trabalho em grupo causa um personagem neste estilo.

O "poser" é um bom enfeite. Mas normalmente o jogador começa a se irritar quando o querido char dele começa a "Despencar" batalha após batalha...

E você? Mestre ou jogador. O que você leva em conta na hora de formar seu grupo ou personagem? Você considera o enredo? O mundo? Faz a campanha apenas depois de ver os personagens? Prepara fichas prontas? Conversa com o mestre para saber o que ele quer/Precisa?

Até mais!
Albrecht
Albrecht

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! ThMember02

Mensagens : 84

Ir para o topo Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty Re: O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por jackads Qua Ago 22, 2012 5:59 pm

Mas o legal é ser tudo zoado e quizumbado mesmo. eahsuidhauisdhia

Eu acho que tem campanhas ou cenários onde os personagens precisam ser mais sérios, e tem outras onde os personagens precisam ser mais "soltos".

No entanto, em qualquer uma das condições, zoar é sempre legal para o jogador e ruim para o mestre. ehausdhai
jackads
jackads

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! ThMember04

Mensagens : 464
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty Re: O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por Elendil2 Qua Ago 22, 2012 7:43 pm

Kra que legal seu post! Tava sentindo falta dos seus posts Albrecht! Mas esse tá light!!! kkk To na hora do almoço, comento a noite abraços!!!
Elendil2
Elendil2

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty Re: O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por Lestath Qui Ago 23, 2012 2:48 pm

É bem verdade!

Olha, acho que depende mesmo da proposta do mestre.

Mas um grupo bem construido garante muito mais a diversão.

Achei o tópico ótimo.

Geralmente quando eu mestro eu falo para os jogadores montarem bem as fichas, explorando a personalidade e escolhendo perícias de acordo com esta personalidade.

Houve o tempo que eu queria que cada um fizesse a ficha longe do outro, para evitar metagame. Hoje em dia meus jogadores compreenderam que Metagame não é divertido, e montam fichas menos combadas e mais interpretativas.

Uso sempre o exemplo do Senhor dos Anéis: Gandalf, Legolas, Gimli e Aragorn - o grupo perfeito de RPG!

Lestath
Lestath

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty Re: O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por Albrecht Qui Ago 23, 2012 3:01 pm

Uso sempre o exemplo do Senhor dos Anéis: Gandalf, Legolas, Gimli e Aragorn - o grupo perfeito de RPG!

Vou discordar de você =P! Apesar de ser um grupo bem legal e etc. Falta um "Healer" algo que simplesmente não existe na terra média!

Grupo Perfeito imo = Dai, Pop, Marm, Hyunkel & Leona-Hime. (puxei do fundo do baú, vamos ver quantos identificam ^^)
Albrecht
Albrecht

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! ThMember02

Mensagens : 84

Ir para o topo Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty Re: O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por Elendil2 Qui Ago 23, 2012 4:31 pm


Grupo Perfeito imo = Dai, Pop, Marm, Hyunkel & Leona-Hime. (puxei do fundo do baú, vamos ver quantos identificam ^^)
EU não ... nem faço ideia!!!

Bom, eu sempre gosto de experimentear algo novo em cada mesa, comecei jogando de mago nos primordios, depois joguei bastante de guerreiro, depois clérigo mais recentemente (duas vezes)... Mas acho que não sou um grande interpretador, apesar de classes diferentes meus personagens tem personalidades muitas vezes parecidas! Com exceção de uma vez que joguei de guerreiro elfo, porém parecia mais um grande humano mulherengo, que fail ... mas foi divertido mesmo assim!!!

Tive colegas jogadores que podiam jogar de qualquer coisa (mago, ladino, mago etc...) mas sempre na verdade interpretavam barbaros idiotas e sedentos por brigas kkkk é engrassado e as vezes meio chato, mas temos um grande mestre (T.) que sempre lidou bem com diversos tipos de jogadores e nos proporcionou sempre diversão!!!

Elendil2
Elendil2

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! ThMod

Mensagens : 1878

Ir para o topo Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty Re: O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por Albrecht Qui Ago 23, 2012 4:36 pm

mas temos um grande mestre (T.) que sempre lidou bem com diversos tipos de jogadores e nos proporcionou sempre diversão!!!

O que na realidade é a grande recompensa do jogo, e que atinge o munda da realidade ^^.
Albrecht
Albrecht

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! ThMember02

Mensagens : 84

Ir para o topo Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty Re: O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por jackads Qui Ago 23, 2012 4:46 pm

Nós temos que ter em mente também que nem todo jogador possui boa interpretação, alguns aprendem com o tempo e outros nunca aprendem.

Como citou o Elendil existem pessoas que mesmo jogando de mago ou ladino interpretam um bárbaro brigão, talvez porque elas não sejam boas de interpretação ou talvez porque simplesmente é o tipo de personagem que elas mais gostam.

Aí fica a pergunta, se rpg é um jogo para interpretar e divertir, se o cara interpreta errado (ou não muito bem), ou até mesmo se ele está sempre zoando a mesa, mas todos estão se divertindo, não está cumprindo a proposta?

Um dos papéis de mestre é saber que nem tudo é como ele quer que seja, e que ele não pode jogar sozinho, por isso se hoje o humor dos jogadores está mais brincalhão e o mestre quer uma partida séria, ele tem que entender que ele não é dono do jogo (embora mestre) pelo simples fato de que ele sozinho não pode jogar, então ele tem que se adequar aos companheiros de jogo (jogadores) para que todos se divirtam, e não exatamente como mestre faça apenas tudo o que ele quiser, tem que pensar nos jogadores também.

Quantas vezes você enfraquece em segredo um monstro ou npc épico que você criou só para não deixar um dos personagens morrer?
Ou quantas vocês você mudou a história ou o andamento das coisas porque os jogadores queriam ou se divertiriam mais de outro jeito diferente do que você planejou?

Tem mestre que não faz isso, mas é importante o mestre saber que não pode jogar sozinho e portanto se os jogadores zoam ou fazem tudo bagunçado, faz parte do jogo e todos são bem-vindos ao jogo, o importante é se divertir.

Não sei se expressei bem o que penso, é mais ou menos por aí.
jackads
jackads

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! ThMember04

Mensagens : 464
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty Re: O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por Rotieh Qui Ago 23, 2012 11:59 pm

Albrecht escreveu:
Uso sempre o exemplo do Senhor dos Anéis: Gandalf, Legolas, Gimli e Aragorn - o grupo perfeito de RPG!

Vou discordar de você =P! Apesar de ser um grupo bem legal e etc. Falta um "Healer" algo que simplesmente não existe na terra média!

Grupo Perfeito imo = Dai, Pop, Marm, Hyunkel & Leona-Hime. (puxei do fundo do baú, vamos ver quantos identificam ^^)

Fly? Ele está falando de Dragon Quest xD

Acho. xDDD

Eu como mestre nunca me importei em como o grupo estava estruturado, e sim em como utilizar a estrutura montada para gerar diversão para todos.

Depois que o termo "anti-herói" ficou popular, minhas mesas inundaram-se deles. Todos querem ser, no mínimo, caóticos. Que sejam, mas também eu semrpe converso com os jogadores em particular sobre formas de explorar melhor uma personagem, em como ela poderia ocupar um lugar maravilhoso em um grupo e como os anti-heróis sempre sabem como confiar e serem confiados.

Há uma tênue linha que separa o caótico do egoista.

Claro que eu sempre quis mestrar para um grupo clássico!

Jogadores que aceitassem rolar atributos ao invés de combar fichas e até inventassem algumas desvatnagens para seus personagens. Mas cada um cada um, não posso forçar ninguém a nada ;)

E minha aventura de first quest aqui no fórum explorou um grupo bem estruturado :)

Abraços!

E ótimo tópico!
Rotieh
Rotieh

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty Re: O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por Albrecht Sex Ago 24, 2012 1:19 am

Fly? Ele está falando de Dragon Quest xD

DING DING! Bingo! temos um vencedor \o/!

Depois que o termo "anti-herói" ficou popular, minhas mesas inundaram-se deles. Todos querem ser, no mínimo, caóticos. Que sejam, mas também eu semrpe converso com os jogadores em particular sobre formas de explorar melhor uma personagem, em como ela poderia ocupar um lugar maravilhoso em um grupo e como os anti-heróis sempre sabem como confiar e serem confiados.

É, isso às vezes é um pé no saco... Modismos são quase sempre um problema.

minha aventura de first quest aqui no fórum explorou um grupo bem estruturado :)

É uma característica inerente aos jogos "prontos" da TSR: Personagens equilibrados e complementares ^^. O bom mesmo foi você ter arranjado jogadores que aceitaram numa boa os Chars prontos e não te encheram o saco para "fazer" o próprio personagem (consequentemente combado).
Albrecht
Albrecht

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! ThMember02

Mensagens : 84

Ir para o topo Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty Re: O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por Lestath Sáb Ago 25, 2012 4:51 am

Eu curto jogar com personagens prontos ou rolando dados para atributos. Mas isto é porque sou velho no RPG.

Molecada nova demora a compreender a verdadeira proposta do RPG, e acham que é só uma corrida para ver quem é mais foda.

;)

Tudo bem, dê tempo a eles ;)
Lestath
Lestath

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty Re: O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por Boromir Dom Ago 26, 2012 2:10 am

Eu não sei... quando aprendi RPG, já aprendi com um grupo experiente, então já me ensinaram da maneira bacana.

Sempre gostei de ser um bom Paladino, honrado, nobre e de bom vocabulário, ou mesmo um clérigo bondoso, forte e protetor.

Nunca fui fã de personagens medievais com características atuais.

Ótimo tópico!
Boromir
Boromir

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! ThMod

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! 1LugarTrofeu - Torneio de Justa
Mensagens : 429

Ir para o topo Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty Re: O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por Dark Ter Ago 28, 2012 2:18 am

Não tenho experiência como mestre, mas vejo evolução no meu lado jogador (Rotieh pode comprovar xD).

Já fiz fan-boy, já fiz poder... hoje busco mais me divertir. Ainda tenho alguns problemas para montar minhas fichas, mas já começo a ver algumas coisas além de números e números e números. É mais legal quando realmente criamos um personagem pela sua história e personalidade.
Dark
Dark

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! ThAdmin-2

Mensagens : 2738

Ir para o topo Ir para baixo

O Grupo. Como deveria ser, e como ele é! Empty Re: O Grupo. Como deveria ser, e como ele é!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos