Dados Limpos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

+2
Rotieh
Lestath
6 participantes

Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por Lestath Qui Out 20, 2011 9:00 pm

Galera do OD respondendo às críticas feitas (tanto as ácidas quanto as educadinhas):

O negócio é que no Old Dragon há uma simplicidade e uma clareza que acabou, realmente, atraindo iniciantes. Mesmo não nos esforçando para buscar novos jogadores, eles apareceram – uma grata surpresa. Podemos dizer sem errar, que temos uma parcela de público que começou a jogar com o Old Dragon, ou cujo sistema figura entre os seus primeiros. Mas como pode, se não explicamos o que é RPG, não temos o clássico exemplo de jogo, nem nada?

Simples, amigos. RPG não é mais um ilustre desconhecido. Hoje em dia, com internet, filmes e etc, a maioria sabe do que se trata, pra que servem os dadinhos de várias faces e já diferencia o tabletop RPG do videogame. Claro que ainda há desentendidos, mas é muito mais raro alguém perguntar o que é RPG do que só dizer “ah, é aquele jogo estranho onde o povo rola dados”. Muitos hoje jogam RPG sem nem saber, interpretando seus personagens de seriados favoritos no Orkut e em fóruns, e acabam se interessando muito quando vão em um evento como o HQPB.

(...)

O pulo do gato, que os autores de resenhas costumam ignorar ou nem saber (já que só lêem o livro e escrevem a resenha, nada de mal), é que a experiência de jogar Old Dragon é muito maior que ler o módulo básico. O jogador é logo convidado a fazer parte da comunidade, ingressando na lista e no fórum, ou nos mandar suas dúvidas e compartilhar suas experiências, e geralmente é muito bem recebido por nós e pelo pessoal da comunidade, seja no Orkut, no e-mail ou em outros meios. Mesmo aqueles que só acessam a internet pelo celular ou na lan-house (nesse brazilzão acontece muito) não deixam de nos escrever e ter suas perguntas respondidas. É muito fácil estar em contato com os autores, obter ajuda e conseguir material de graça, e ainda poder torcer as regras ou publicar seu próprio material, como se fosse parte da equipe. E, de fato, todo mundo é.


Texto completo na BiroscaNerd!
http://biroscanerd.wordpress.com/2011/10/20/sim-old-dragon-serve-para-iniciantes/

Cara!

Na boa, Old Dragon é ótimo sim! E geralmente quem diz que aprendeu RPG, aprendeu jogando. Poucos são os determinados a pesquisar o funcionamento das regras por si só, a menos que já tenha uma base no RPG.

Eu sei que tem gente que começa a mestrar direto, pois nunca jogou, mas para estes o OD também é funcional! Basta ter um mínimo de curiosidade e ler atentamente às regras! Se não entender algo, o fórum tira suas dúvidas!

;)

Até nós aqui podemos ajudar ;)

E para finalizar:




ADJWAHIDUGHAWUIDhwaduIDHaiuhdiAUHDIHAIUWHDIUAHdiuHAUIDHiAUHduIAHd

Comenta aeee!
Lestath
Lestath

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por Rotieh Qui Out 20, 2011 10:07 pm

Apoio muito o movimento nacional RPGístico.

Old Dragon é um sistema bastante divertido e pouco complexo, apesar da assinatura d20. Eu acredito que entenderia bem só de ler o livro, apesar de faltarem alguns exemplos, e de eu ter necessitado de ajuda em algumas regras.

Se eu fosse completamente leigo em RPG e comprasse o livro, eu iria ter as mesmas dúvidas, e elas seriam respondidas como foram da mesma forma.

Iniciante é mais um estado de espírito que a própria inexperiência.

Todos têm potencial para pegar um livro e mestrar, mas ficam inseguros. O livro é ótimo, o sistema é muito bom mesmo e merece que qualquer nível de conhecimento RPGístico o acompanhe ;)

e ótimo vídeo ;)

Obrigado por auxiliar o fórum!;)
Rotieh
Rotieh

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por Lestath Sex Out 28, 2011 7:21 pm

Todos têm potencial para pegar um livro e mestrar, mas ficam inseguros. O livro é ótimo, o sistema é muito bom mesmo e merece que qualquer nível de conhecimento RPGístico o acompanhe ;)

Pelo livro ser enxuto, o pessoal critica à toa.

É estranho! UHDAIuwdhaiUHD

O sistema é mesmo muito bacana, e há material gratuito distribuido pela própria redbox para complementar seu tipo específico de campanha!

Há suporte pelo site, blog, twitter, fórum, facebook e demais redes sociais menores xDDDDDDD

Não há motivos para novatos não se aventurarem em Old Dragon!

Muita poeira por nada! =D
Lestath
Lestath

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por Maka Albarn Sex Nov 04, 2011 5:21 pm

falando em novatos se aventurarem pelo OD, ó eu aqui!
xDDD

OD é realmente muuuuuito bom! Nunca havia lido um livro inteiro sobre RPG, e esse eu li, e li de novo e de novo e de novo!
É muito fácil o entendimento, as regras, e etc.
Os complementos para download são ótimos também! Usarei todos em minha mesa :D

Adorei OD =D
Maka Albarn
Maka Albarn

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThMember05

Mensagens : 1140
Localização : Aquidauana

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por Mauth Seg Nov 07, 2011 9:13 am

Espero poder jogar OD em breve, qm sabe nas férias né Maka?! ;)
Mas pelo que eu já vi até agora parece ser maravilhoso =)
Mauth
Mauth

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThMember04

Mensagens : 387

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por Maka Albarn Seg Nov 07, 2011 12:28 pm

é maravilhoso sim , ein mauth!
é fácil! é escola véia! Vocês daqui de Aquidas que iam gostar, já que estão todos familiarizados com D&D 3.5
Eu gostei pra caramba xD

Quem sabe nas férias, não é? ;)
Maka Albarn
Maka Albarn

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThMember05

Mensagens : 1140
Localização : Aquidauana

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por Rotieh Seg Nov 07, 2011 3:33 pm

O OD é mais rápido. As fichas ficam prontas em 20 minutos e a aventura é dinâmica.
Não há perícias (sem complementos) e tudo é muito interpretativo.

Os testes são muito simplificados, o que torna a mesa mais ágil.

No começo eu estranhei, já que estou acostumado com as pilhas de regras da 3ª edição do D&D, assim como o Pathfinder. Depois achei que nunca iria me adaptar, mas finalmente eu mestrei.

Foi divertido! Extremamente divertido! =D

shuaiwuhauih
Rotieh
Rotieh

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por Lestath Ter Nov 08, 2011 2:40 pm

A única coisa que confunde os mais iniciantes no começo são os dados!

No D&D 3.x, tanto a iniciativa, quanto os ataques, quanto as perícias eram todas resolvidas no d20.

Agora iniciativa é d10, ataque permanece d20 e perícias estão em d100 (ladinas, mas no complemento "perícias" também).

Mas isso apenas no começo, depois o pessoal faz tudo automático! ;)
Lestath
Lestath

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThMember05

Mensagens : 898
Localização : Madruguinha!

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por Rotieh Ter Nov 08, 2011 5:19 pm

Hum... quanto a isso, o Jackads explicou muito bem aqui:

https://dadoslimpos.forumeiros.com/t480p105-papo-old-dragon-escolaveia-rpg#14665

//Zueira xD

Mas isso é mesmo só no começo. O mesmo para D&D 3.X, que embora utilize menos os outros dados e mais o d20, tem muito mais regras específicas que confundem novatos!

Só o tempo mesmo ;)
Rotieh
Rotieh

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por jackads Dom Dez 18, 2011 5:43 pm

Por isso que o sistema que eu mais gosto até hoje é 3D&T, todo mundo aprende fácil, é simples, rápido e divertido.

Conheço muitos sistemas de rpg e já joguei a maioria deles, mas o melhor para mim é o 3D&T sem dúvidas, aliás eu acho o D&T até melhor que o 3D&T mas é o mesmo sistema no fim das contas.
jackads
jackads

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThMember04

Mensagens : 464
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por Rotieh Seg Dez 19, 2011 1:51 pm

jackads escreveu:Por isso que o sistema que eu mais gosto até hoje é 3D&T, todo mundo aprende fácil, é simples, rápido e divertido.

Conheço muitos sistemas de rpg e já joguei a maioria deles, mas o melhor para mim é o 3D&T sem dúvidas, aliás eu acho o D&T até melhor que o 3D&T mas é o mesmo sistema no fim das contas.

O grande problema do 3d&t é possuir um atributo que serve basicamente para tudo (Habilidade), tornando-se muito mais vantajoso aplicar todos os pontos nele que nos demais. Isso desbalanceia bastante a campanha =/

Existem outros sistemas mais simplistas pela net ;)

Vou montar uns tópicos de resenhas de sistemas aUWHIUHdauihdai

Existem alguns REALMENTE simples e divertidos ;)
Rotieh
Rotieh

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por jackads Seg Dez 19, 2011 2:48 pm

Rotieh escreveu:
O grande problema do 3d&t é possuir um atributo que serve basicamente para tudo (Habilidade), tornando-se muito mais vantajoso aplicar todos os pontos nele que nos demais. Isso desbalanceia bastante a campanha =/

Existem outros sistemas mais simplistas pela net ;)

Vou montar uns tópicos de resenhas de sistemas aUWHIUHdauihdai

Existem alguns REALMENTE simples e divertidos ;)

Por isso que eu prefiro o D&T ou o 3D&T Revisado e Ampliado (e não o Revisado, Ampliado e Turbinado).
Neles, ou nos primórdios do D&T, a habilidade não era usada para tanta coisa assim, era mais para acertar o ataque (nas campanhas que o mestre não optava por acerto automático) e para passar em testes de habilidade MESMO. Para ataque a jogada era só de força, para defesa a jogada era só de armadura e para ataque a distância a jogada era só de pdf, só no 3d&t revisado, ampliado e turbinado que tem essa coisa feia e mal feita de -qualqueratributo+habilidade+1d6-, isso realmente é feio e desbalanceado, mas existe os d&t's antes desse que eram melhores e os atributos eram valorizados igualmente.
jackads
jackads

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThMember04

Mensagens : 464
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por alanmfreitas Sex Jan 25, 2013 5:44 am

Aprendi com GURPS 3th e daí migrei para o 3D&T por causa de Megaman e Pokemon. Conheci Tormenta, joguei por um bom tempo e eventualmente experimentava o D20 (AD&D, LORT, D&D 3, D&D 3.5 e variáveis) e o D6 para Star Wars. Foi mais ou menos nesse momento que percebi que minha praia era mesmo o GURPS e sistemas mais elaborados. Ultimamente tenho jogado e aprovado sistemas como os de Qin e L5R.

O OD é um sistema prático para iniciantes, diria eu que ele é ainda mais simplista que o 3D&T (que na minha opinião é o melhor sistema pra se começar). Eu não vou com a cara dele, a verdade é essa. Conheço um dos criadores, que é da minha cidade, e aqui rola muita discussão acerca do OD e ele sempre perde pontos comigo quando fica óbvio que ele é um sistema extremamente engessado. Isso não é um problema para quem curte jogos no estilo fastplay, e é aí que tá o problema. OD é perfeito pro estilo de jogo que eu não gosto, e, na minha opinião, não serve pra outra coisa que não isso.
alanmfreitas
alanmfreitas

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThMember01

Mensagens : 15
Localização : Bom Jesus do Norte, ES

http://www.lithaestudio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por Rotieh Sex Jan 25, 2013 10:48 pm

Hum... Mudando de sistema para nossas mesas online então...

UIWDHAIWUDHaIUHDAIWUDHAIDHIAUDH

Uma coisa que me faz não querer mestrar campanhas longas com OD é a dificuldade de tornar um personagem mais único. Não há talentos, não há perícias, não há suporte bom para multiclasse e não há formas de não deixar um jogador frustrado de seu guerreiro só aumentar os pontos de vida e continuar tirando o mesmo d10 com sua bastarda xDD

Saca?

Eu sou amante do Pathfinder (ou 3.75 para alguns), é beeeem massa para criação, mas muito complexo em alguns pontos.

Para mestrar online o OD é ótimo, pois evita inúmeras pesquisas de ficha, os testes são todos baseados nos atributos, deixando tudo meio rápido xD

É o melhor ponto dele ;)

Maaaaaaaas RPG é RPG, e todo sistema se torna divertido nas mãos do Mestre ;)

Abraços!
Rotieh
Rotieh

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThAdmin-2

Mensagens : 4212

https://dadoslimpos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por alanmfreitas Sex Jan 25, 2013 10:53 pm

Rotieh escreveu:Maaaaaaaas RPG é RPG, e todo sistema se torna divertido nas mãos do Mestre ;)

Nunca houve verdade maior que essa. Uma das minhas melhores campanhas foi em D&D 3.0, apesar dele. =p
alanmfreitas
alanmfreitas

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? ThMember01

Mensagens : 15
Localização : Bom Jesus do Norte, ES

http://www.lithaestudio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes? Empty Re: [Old Dragon]O sistema inicial para não-iniciantes?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos